Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de Bordo de um PRIUS Serrano - João F.

rated by 0 users
This post has 662 Replies | 22 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 21 Mar 2019 9:27

Captains Log, Stardate 21/03/2019

D Day

 

O Serrano irá (se tudo correr bem) regressar hoje às mãos do dono, pelo que fotos e relatos ainda não há... Please be patient.

 

Respondendo ao José Mestrinho

Eu optei por colocar um sistema de injecção gasoso, apesar do sistema liquido ser melhor.

A minha decisão foi meramente financeira. O sistema gasoso é mais barato (cerca de 400/500 euro), e apesar das suas desvantagens a diferença de preço dá para muitos mas muitos Km a GPL e Gasolina.

O Serrano irá levar um Kit Gasoso Optima com injectores Barracura + sistema de lubrificação de válvulas electrónico com dispensa de liquido independente e por cilindro através do próprio injector. Ou seja o lubrificante vai misturado com o Gás garantindo a sua correcta distribuição.

O instalador escolhido (depois de ter contactado umas largas dezenas) foi a Autogaspower em Vila do Conde.

A escolha deveu-se entre outros motivos por ser um instalador de referencia (é o instalador da zona do porto que trabalha com a Lexus nas conversões de carros novos) e pela disponibilidade no atendimento esclarecimento de duvidas e profissionalismo demonstrado.

Espero que as qualidades acima referidas se confirmem no momento da entrega da viatura, contudo e atendendo ao decorrer de todo o processo acredito que sim.

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
011_Prius_1G
210_Renault_Fluence
tcap-support
Alexandre Jesus replied on 21 Mar 2019 9:40

Quantos anos e quantos quilómetros vais precisar para recuperar esse investimento?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 21 Mar 2019 10:11

Olá Jesus, long time no see...

Se os pressupostos de consumo que usei no XLS se manterem aponto para um payback ao fim de 40.000km ou seja pouco mais de dois anos.

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
Bruno Brito replied on 21 Mar 2019 10:35

40.000km bate exactamente com as contas que fiz quando converti o meu, penso que estarão correctas :)

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
011_Prius_1G
210_Renault_Fluence
tcap-support
Alexandre Jesus replied on 21 Mar 2019 10:45

Big Smile

Verdade, tenho andado desaparecido.

Pensei que levaria muito mais tempo a recuperar o investimento num Prius, mas tu vives num local muito exigente em termos de consumos.

De qualquer forma faz-me confusão ter que esperar 2 anos para poder começar a poupar.

Há no entanto algumas despesas extra que talvez não estejas a contabilizar, como sejam as revisões ao sistema do gás.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 21 Mar 2019 11:02

O consumo de gasolina também não será zero, nem o flashlube, mas já referi isso antecipadamente ao nosso João Ferreira...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 21 Mar 2019 11:06

As revisões ao sistema estão incluídas nas contas, salvo erro 40€ de 20k em 20k km + (creio que inclui o óleo para as válvulas mas o 1lt tb é barato cerca de 15€ e deve dar para cerca de 15.000km

A decisão de manter o Serrano não foi fácil, contudo o carro é actual, hightech, confortável qb, económico e claro possui uma grande relação com o dono Big Smile

Adicionalmente como uso o cartão caetano retail as revisões anuais ficam praticamente de borla, pelo que não existe razão para trocar no curto prazo.

A conversão para GPL vem reduzir ainda mais o custo por KM, e creio que no momento da venda irá ajudar a valorizar o carro.

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 21 Mar 2019 11:08

Telmo Salgado:

O consumo de gasolina também não será zero, nem o flashlube, mas já referi isso antecipadamente ao nosso João Ferreira...

nas contas estou a estimar que irei circular 20% do tempo a gasolina...

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 22 Mar 2019 10:35

Captains Log

StarDate 22/03/2019

 

Ontem como combinado foi o dia da recolha do Serrano.

À hora marcada o carro está pronto e depois de um extenso briefing sobre procedimentos, funcionamento, intervenções etc... parti para a estrada.

A ideia inicial do instalador (autogaspower) confirmou-se, e demonstrou durante todo o processo um elevado grau de profissionalismo atenção ao detalhe e ao cliente.

 

O carro debaixo do capot ficou com este aspecto

 

 

detalhe do filtro do sistema

 

 

e do sistema de lubrificação v-lub

 

 

Não houve tempo para atestar o deposito de GPL e quando dei conta já estava na A1 com o GPL na reserva... humm começa bem, continuo a rolar e vou a GPL até à AS da A25 em Vouzela para o primeiro atesto.

 

 

Como qualquer bom aluno não houve nenhuma dificuldade em realizar o procedimento, e o tanque lá se encheu do precioso liquido (sim nesta fase está liquido) num total de 42lt, que depois de descontado o vale de 0,10€ do continente deu uma dolorosa de aprox 27€.

 

Primeiras impressões, o carro atingindo a temperatura de serviço 35º comuta automaticamente para o GPL, nao se sente nenhuma transição.

O sistema hibrido funciona da mesma maneira, ou seja o motor liga e desliga contudo a unica diferença é que não recorre à gasolina mas sim ao GPL.

Não senti nenhum odor mesmo quando esteve parado na oficina a carregar a bateria de tracção.

Não senti qualquer perda de performance ou ruido adicional.

 

Hoje o carro rolou para coimbra pelo que só lhe meto as unhas outra vez amanha, contudo estou disponivel para esclarecimento de duvidas.

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 75 Contributor
Pequeno citadino
023_Auris_Touring_Sport_2013

Agora venham de lá esses consumos Wink

Por acaso também tenho em mente fazer a conversão nesse instalador.

Spritmonitor.de Toyota AURIS TS Hybrid

Page 65 of 67 (663 items) « First ... < Previous 63 64 65 66 67 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems