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Diário de bordo Prius+ (Mário Santos)

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Mário Santos Posted: 29 Dec 2012 0:10
Como primeira entrada vou começar por descrever qual era a minha experência com a carrinha anterior, uma Sharan 2.0 tdi, modelo atual. Normalmente faço transito de cidade, mas sem para-arranca. A guiar bem pianinho conseguia fazer cerca de 7l aos 100. Esta calma fez com que só precisasse de atestar o adBlue aos 30000 em vez dos habituais 12000/14000 que me disseram na oficina. São fantásticos estes filtros de partículas, nunca senti o cheiro de fumo de gasóleo, nem vi fumo a sair do escape. Entretanto, com o Prius, tenho feito de acordo com o CB cerca de 4.7. Ainda estou a aprender a tirar o máximo da bateria. Nos primeiros dias, deixava a carga cair demasiado e lá funcionava de mais o motor a gasolina, fazendo subir a média.
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Mário Santos:
Nos primeiros dias, deixava a carga cair demasiado e lá funcionava de mais o motor a gasolina, fazendo subir a média.

O segredo está em deixar o Prius gerir tudo, ou quase tudo! Quando o condutor tenta interferir demasiado, o resultado costuma ser pior. Evita o uso do modo EV, senão para pequenas manobras em garagens, por exemplo. Conduz calmamente e de forma responsável, olha para o monitor de fluxo de energia e... enjoy!!! Cool O Prius gere os motores da forma mais eficiente possível para cada situação, e como tal é preferível não inventar!!

A título de curiosidade, qual a versão do teu Prius+?

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Mário Santos:
a carrinha anterior, uma Sharan 2.0 tdi,

Mais um maluquinho que troca um furgão por um Prius+...Stick out tongue

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Os consumos dependem sempre de inúmeras variáveis, mas acima de tudo penso que o principal é tentar manter o consumo instantâneo o mais baixo possível. Forçar demasiado o modo eléctrico (mesmo sem estar no modo EV) só faz com que se gaste a bateria e depois o MCI gasta mais combustível para compensar!

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sim.mas como.forcar o mci a.baixa velocidade? acelerar e desacelarar sem entrar em charge faz com que o.mci.do.meu prius se cale na maior partedas vezes

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João Ferreira:

sim.mas como.forcar o mci a.baixa velocidade? acelerar e desacelarar sem entrar em charge faz com que o.mci.do.meu prius se cale na maior partedas vezes

Quando digo que não devemos abusar do motor eléctrico, não quer dizer que devemos forçar o MCI. Devemos é não forçar o modo eléctrico em demasia. Às vezes vale mais andar um pouco mais à vontade e ligar o MCI sem receios de consumo do que reduzir a velocidade só para manter o MCI desligado! 

Quando estamos na cidade, nos semáforos e trânsito lento, é diferente. Nesse caso não há nada a fazer... Se tivermos a bateria cheia pode-se poupar, caso contrário gastamos tanto como os outros! Daí ser importante não sugar demasiado a bateria em estrada se soubermos que a seguir podemos estar numa situação de trânsito lento!

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João Ferreira:

sim.mas como.forcar o mci a.baixa velocidade? acelerar e desacelarar sem entrar em charge faz com que o.mci.do.meu prius se cale na maior partedas vezes

Esquece o botão EV e deixa o Prius resolver a questão. Não compliques o que é tão simples!!!

E vamos deixar de inundar o DB do Mário com esta discussão, ok????Stick out tongue

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Roberto Batista:

João Ferreira:

sim.mas como.forcar o mci a.baixa velocidade? acelerar e desacelarar sem entrar em charge faz com que o.mci.do.meu prius se cale na maior partedas vezes

Quando digo que não devemos abusar do motor eléctrico, não quer dizer que devemos forçar o MCI. Devemos é não forçar o modo eléctrico em demasia. Às vezes vale mais andar um pouco mais à vontade e ligar o MCI sem receios de consumo do que reduzir a velocidade só para manter o MCI desligado! 

Quando estamos na cidade, nos semáforos e trânsito lento, é diferente. Nesse caso não há nada a fazer... Se tivermos a bateria cheia pode-se poupar, caso contrário gastamos tanto como os outros! Daí ser importante não sugar demasiado a bateria em estrada se soubermos que a seguir podemos estar numa situação de trânsito lento!

É esta a minha conclusão também Roberto :)

 

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Carlos Costa:

A título de curiosidade, qual a versão do teu Prius+?

É a versão Luxury. Por acaso parece-me a versão mais equilibrada em termos de equipamento. Só trocava era o sensor de chuva pelo de luz. Nunca me esqueço de ligar o limpa pára-brisas, já as luzes....

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A intensidade dos DRL também não ajudam a lembrar, costumo andar com o T22 do meu pai, e quando passo pro Auris, a noite parece que tenho as luzes ligadas....

1999 Avensis T22 (3S-FE)

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