Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo Nissan Leaf - Bruno Prates

rated by 0 users
This post has 191 Replies | 15 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
Clube 1200 km
tcap-support

Não te sei precisar, amanhã já volta para mim e digo aqui. Mas tenho noção de que ainda não chegou sequer aos 40.000km

Um passinho de cada vez.

Prata Da Casa -->  Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Na foto de 30 de Dezembro estão 39433km Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

O que mora para estes lados é de Março de 2013, aproxima-se portanto dos 2 anos (se considerarmos a data de fabrico é bem possível que já os tenha), tem 8.000 km e de acordo com os indicadores do leaf Spy está com cerca de 12% de degradação da capacidade da bateria. Mais uns meses e também irá perder a primeira barra (que vale mais do que as outras para os clientes não se assustarem depressa Big Smile).

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
Clube 1200 km
tcap-support

Ora e ei-lo devolvido hoje de manhã. O trajecto que fez foi do Alto de S.João para Alverca. O Colega diz que marcou 120 em Eco e 100 em D... Com carga completa.

Já reparei que realmente já foi mais uma barra da bateria... antes dos 40.000kms Sad

O meu colega fez subir a média para 0.2. Fiz o reset a ver se repondo 0.1 fica melhor de saúde...

Cumps

Um passinho de cada vez.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

E a idade do carro Bruno? Ano/Mês?

É que daqui nada quase que podem começar a rezar aos santinhos para cairem mais 2 barras antes de terminar a garantia...

Assim tinham direito a uma bateria de substituição... e a esse ritmo parece-me que é o que vai acontecer... Zip it!

Top 50 Contributor
Full Hybrid
Clube 1200 km
tcap-support

Ora e o primeiro carregamento após ausencia e o resultado não é nada animador:

O carro é de março de 2011... em 4 anos e menos de 40k kms é bastante desanimador... Sad

João Prates:
Assim tinham direito a uma bateria de substituição... e a esse ritmo parece-me que é o que vai acontecer... Zip it!

Sabes que mais, antes isso, ao menos não andava sempre a contar os kms ao bicho.

O carregamento demorou 3h17. ( O carro anunciava 2h30. algo que nunca tinha acontecido ou seja, um erro no cálculo, para cima)

a carga foi de 9.92kW/h.

Um passinho de cada vez.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Do que tenho lido o principal factor de desgradção das baterias é a temperatura, e só em segundo lugar vêm os km. Para 4 anos até que nem parece nada mal...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Acho que o meu irmão está a ser derrotista demais.

Em primeiro lugar ele nunca andou com o Leaf durante esta altura do ano, pelo menos no diário de bordo que acabei de rever de ponta a ponta não aparece nada relatado sobre o comportamento no inverno.

Em segundo lugar ele não ia perder 151- 118 = 33 km assim de uma semana para a outra, isso é uma suposição absurda.

O que acontecerá naturalmente é que o carro está a calcular a autonomia considerando o comportamento do colega que andou com o carro durante os últimos abastecimentos. Com um grande grau de probabilidade a autonomia vai subir depois de andares com ele durante 2 ou 3 cargas completas.

Finalmente voltando ao início de conversa convém relembrar que os EVs têm a capacidade e resposta da bateria no frio bastante reduzida, e caramba se estas últimas semanas têm sido geladas! Ouvi dizer que as mais geladas dos últimos 33 anos!!!

Portanto relax Bruno, as coisas ainda vão melhorar no que concerne à autonomia do teu Leaf, nem que para isso tenhas de esperar por mais calor.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
Clube 1200 km
tcap-support
Bruno Prates replied on 13 Jan 2015 8:15

Ora bem, como até tenho algum gozo em que o mano mais velho tenha a sua razão cá vai:

Chegada a casa:

De apontar que desta vez, e lembrando que as baterias não gostam do frio, não lhe dei o tempo que costumo dar para que arrefeçam, para não carregar "a quente". Se fiz bem ou não, não sei bem mas o resultado agora já foi mais castiço:

O maldito hábito fez com que tirasse a foto em modo eco, mas em D seriam 137 ( os valores entre as duas posições têm neste sempre essa diferença [12Km's] alguém que tenha outro Leaf que possa dizer se é geral Stick out tongue )

Ou seja, the little boy missed his Dad Big Smile

O carregamento, já respeitou os tempos anunciados 2h30m

Para já, vou manter a anomalia do carregamento a quente, com o frio que tem estado, as baterias agradecem pelos vistos.

Agora, vou trabalhar Wink

Um passinho de cada vez.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
Clube 1200 km
tcap-support

Ora e hoje o regresso do LEAF.

Á chegada:

Mais uma vez não deixei arrefecer as baterias aquando a chegada a casa.

E em D:

Desta vez a descrepancia entre o ECO e o D ( aqui em parque mas os valores são os mesmos) já tem valores mais altos. Isto depois de uns metros devo ir ao normal de 12 de diferença.

O Irónico mas algo confuso, é estar a ter valores identicos ao que tinha com mais uma barra na capacidade.

Não mudei a volta, nem os hábitos, aliás, hoje andei mais que o habitual devido a diversas chamadas para assistência a avarias o que levou o carro a andar de um lado para o outro com mais frequencia.

Admito ter um certo gozo de ver estes numeros novamente hehehehe Cool

Um passinho de cada vez.

Page 18 of 20 (192 items) « First ... < Previous 16 17 18 19 20 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com