Não te sei precisar, amanhã já volta para mim e digo aqui. Mas tenho noção de que ainda não chegou sequer aos 40.000km
Um passinho de cada vez.
Prata Da Casa -->
Na foto de 30 de Dezembro estão 39433km
Mancha Negra (GPL Kit by Prins)
Mancha Branca (Leaf Tekna 30kWh)
O que mora para estes lados é de Março de 2013, aproxima-se portanto dos 2 anos (se considerarmos a data de fabrico é bem possível que já os tenha), tem 8.000 km e de acordo com os indicadores do leaf Spy está com cerca de 12% de degradação da capacidade da bateria. Mais uns meses e também irá perder a primeira barra (que vale mais do que as outras para os clientes não se assustarem depressa ).
Toyota Prius 4G PHV
Ora e ei-lo devolvido hoje de manhã. O trajecto que fez foi do Alto de S.João para Alverca. O Colega diz que marcou 120 em Eco e 100 em D... Com carga completa.
Já reparei que realmente já foi mais uma barra da bateria... antes dos 40.000kms
O meu colega fez subir a média para 0.2. Fiz o reset a ver se repondo 0.1 fica melhor de saúde...
Cumps
E a idade do carro Bruno? Ano/Mês?
É que daqui nada quase que podem começar a rezar aos santinhos para cairem mais 2 barras antes de terminar a garantia...
Assim tinham direito a uma bateria de substituição... e a esse ritmo parece-me que é o que vai acontecer...
Toyota Prius 3G PHV Toyota Prius 4G PHV
Cabos de carregamento, EVSE seguros e inteligentes, Wall chargers, instalações chave-na-mão, fotovoltaico auto-consumo
Ora e o primeiro carregamento após ausencia e o resultado não é nada animador:
O carro é de março de 2011... em 4 anos e menos de 40k kms é bastante desanimador...
João Prates:Assim tinham direito a uma bateria de substituição... e a esse ritmo parece-me que é o que vai acontecer...
Sabes que mais, antes isso, ao menos não andava sempre a contar os kms ao bicho.
O carregamento demorou 3h17. ( O carro anunciava 2h30. algo que nunca tinha acontecido ou seja, um erro no cálculo, para cima)
a carga foi de 9.92kW/h.
Do que tenho lido o principal factor de desgradção das baterias é a temperatura, e só em segundo lugar vêm os km. Para 4 anos até que nem parece nada mal...
Acho que o meu irmão está a ser derrotista demais.
Em primeiro lugar ele nunca andou com o Leaf durante esta altura do ano, pelo menos no diário de bordo que acabei de rever de ponta a ponta não aparece nada relatado sobre o comportamento no inverno.
Em segundo lugar ele não ia perder 151- 118 = 33 km assim de uma semana para a outra, isso é uma suposição absurda.
O que acontecerá naturalmente é que o carro está a calcular a autonomia considerando o comportamento do colega que andou com o carro durante os últimos abastecimentos. Com um grande grau de probabilidade a autonomia vai subir depois de andares com ele durante 2 ou 3 cargas completas.
Finalmente voltando ao início de conversa convém relembrar que os EVs têm a capacidade e resposta da bateria no frio bastante reduzida, e caramba se estas últimas semanas têm sido geladas! Ouvi dizer que as mais geladas dos últimos 33 anos!!!
Portanto relax Bruno, as coisas ainda vão melhorar no que concerne à autonomia do teu Leaf, nem que para isso tenhas de esperar por mais calor.
Ora bem, como até tenho algum gozo em que o mano mais velho tenha a sua razão cá vai:
Chegada a casa:
De apontar que desta vez, e lembrando que as baterias não gostam do frio, não lhe dei o tempo que costumo dar para que arrefeçam, para não carregar "a quente". Se fiz bem ou não, não sei bem mas o resultado agora já foi mais castiço:
O maldito hábito fez com que tirasse a foto em modo eco, mas em D seriam 137 ( os valores entre as duas posições têm neste sempre essa diferença [12Km's] alguém que tenha outro Leaf que possa dizer se é geral )
Ou seja, the little boy missed his Dad
O carregamento, já respeitou os tempos anunciados 2h30m
Para já, vou manter a anomalia do carregamento a quente, com o frio que tem estado, as baterias agradecem pelos vistos.
Agora, vou trabalhar
Ora e hoje o regresso do LEAF.
Á chegada:
Mais uma vez não deixei arrefecer as baterias aquando a chegada a casa.
E em D:
Desta vez a descrepancia entre o ECO e o D ( aqui em parque mas os valores são os mesmos) já tem valores mais altos. Isto depois de uns metros devo ir ao normal de 12 de diferença.
O Irónico mas algo confuso, é estar a ter valores identicos ao que tinha com mais uma barra na capacidade.
Não mudei a volta, nem os hábitos, aliás, hoje andei mais que o habitual devido a diversas chamadas para assistência a avarias o que levou o carro a andar de um lado para o outro com mais frequencia.
Admito ter um certo gozo de ver estes numeros novamente hehehehe