Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Leaf - Coimbra.

rated by 0 users
This post has 21 Replies | 4 Followers

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix
Pedro Isidoro Posted: 15 May 2013 23:07

Olá a todos,

Novidades elétricas por aqui.

Fez ontem uma semana que fui buscar um Leaf. Como a versão 2013 está para sair, têm aparecido algumas oportunidades e consegui a retoma do tal c3 que estava a ficar com as rodas quadradas de tão pouco rolarem.

Então, a dita máquina é de maio/2013, 0km, cinza, um cabo mennekes e um cabo+tijolo de 10A.

Já vi que recentemente apareceu aqui um Leaf. Também ainda não li tudo, pois os manuais são um bocadinho volumosos, mas parecem interessantes.

Criei um DB aqui, mas ainda só tem a foto do painel.

Este fim de semana houve encontro nacional de VE, em Proença-a-Nova, mas ainda fiz a viagem de mota. Está aqui o vídeo.

DB - SW Predator 70Ah ; DB - Leaf Coimbra ; A gastar e- desde dezembro 2011...

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix

E o pcr (posto de carregamento rápido) da Nissan de Coimbra irá ficar funcional brevemente.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Bom dia Pedro!

Bem, são excelentes notícias. Com 3 Leafs, esta comunidade está claramente a aumentar a proporção EV na gama de veículos amigos do ambiente! Wink

(Bruno, Ângelo e Pedro Yes)

Acho que este tópico deverá ser o teu diário de bordo. Posso mudar para o "dossier" respectivo?

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix

Claro que não me importo de partilhar. É para isso que estou inscrito nos foruns. Hoje eu, amanhã muitos mais irão ler e decidir por uma via mais elétrica ou híbrida Smile . E obrigado pela nova foto! Tenho que encontrar uma para a Predator.

E para celebrar, fica o primeiro apontamento:

Sei que não é a melhor "1.ª fotografia", mas hoje, depois do primeiro posto estar com CI fui até um outro que (Aleluia!!!) tinha uma vaga para mim. Cá está, eu e os meus "amigos elétricos".

Resta dizer (para os mais desatentos à foto...) que a fila atrás desta estava (completaaameeeeente) vazia.

Enfim, Portugal's best e bem-vindo ao mundo real deve ser o que estão a pensar Angry

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix
Pedro Isidoro replied on 23 May 2013 0:20

E ao final de 2 semanas, eis os primeiros 1000km. Prémio: Gold medal!

Navegar no Carwings é uma tarefa deveras informativa. Nem se sabe muito bem por onde começar a analisar.

Mas o importante é que ao final destes 1000km não vou ter que "investir" 75 mocas de gasoil Smile .

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Por acaso não era o teu leaf que estava no domingo de tarde estacionado em frente aso prédios perto do parque verde de Condeixa? 

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix

Correto e afirmativoSmile. Não me digas que eras o acompanhante da senhora que se assustou com a aproximação do carro em modo stealth no centro da cidade Cool. Tive que sair de Coimbra para isso acontecer pela primeira vez!

Foi o Dia da Família e nota-se que a CMCondeixa tem apostado, e bem, nessa atividade. Curioso, que nessa mesma tarde cruzei-me com um outro Leaf (preto) perto da zona da igreja.

Mas o ponto alto foi mesmo ter avistado este pimenteiro ligado a um armário que estava por lá. Foi o delírioSmile.

Tudo isto foi logo após o 14º encontro de VE, realizado no sábado, na barragem da Aguieira. Já alguém esteve por baixo de um dos 3 hiper-mega geradores? Podem ver neste filme (a parte boa aparece depois do 2.º minuto...):

E ler o respetivo tópico com comentários, fotos e mais vídeos.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Não, não foi a mim que me assustaste. Estive também no dia da família e ao passar na zona topei logo o Leaf lá estacionado. Como cá em Condeixa, só conheço o outro Leaf preto que é de um senhor que mora aqui perto da minha zona (quase ao lado do Lidl)  e dado que era uma matricula muito recente, desconfiei logo que poderia ser o teu Wink

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix

Bolas Surprise !!!

Como isto tem estado bera, agora o carregamento é noite dentro... mas nem assim. Hoje, dia de braseiro... toca a ligá-lo cerca das 20h30. 3 horas mais tarde - 7 barras Angry de temperatura! Coincidência ou não liguei o AC com o tlm antes de o ir desligar.

Instalei o "Leaf manager" (no android), and it works like a charm. Liga, desliga, liga AC, desliga AC, mostra barras, mostra %. Não tem a bonecada toda oficial, mas que é eficaz lá isso é.

Ainda sobre isso, foi assim uma conversa com um colega. "Eh pá tinha o carro ao sol e estavam 44ºC no interior!". Tiro o tlm do bolso e "Tens de arranjar uma aplicação destas. Clicas aqui e 5 minutos antes de saíres, o carro liga o AC". "A sério! Onde é que se arranja isso?". "Simples. Compras um Leaf!" Stick out tongue

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix
Pedro Isidoro replied on 21 Jul 2013 22:12

E no final do dia do encontro do Porto:

Foi mais uma bela aventura elétrica e com algumas novidades: primeira carga rápida no pcr da Caetano Power; utilização daquele "aparelhómetro" bluetooth que se liga por baixo do volante (OBD).

Saída de Coimbra a Aveiro para trazer mais dois participantes. Um deles veio a viagem toda a informar-me sobre as informações que realmente interessam sobre o carro - 94% de capacidade, tensões das células, percentagem do pack, temperaturas dos 4 sensores, etc, etc, e muitos mais etc... Fiquei fã.
Coincidência ou não, após a carga rápida o pack passou para 95% de capacidade. Like! E é muito fixe ver o carro passar de 1 barra (12km a piscar) para 9 barras 8-) .
O reverso da medalha foi ver que a temperatura aumentou 9ºC nuns meros 15 ou 20 minutos de carga :o . Como tal, quando cheguei não o carreguei, deixei-o arrefecer durante a noite para as 5 barras, e só hoje de manhã levou carga :twisted: .
Já o pcr da Prio.E, carrega a 15kW e bem mais calminho para o nosso pack. Como até tem uma esplanada ao lado, é uma boa alternativa para não torrar tanto as baterias.
Hoje, apareceram umas imagens que não eram habituais no Carwings. Agora, o separador Battery Status apresenta-se deste modo:

Entretanto já comprei o obd em http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=111119979147. 9,40€ no total.

O estado global da Bateria e de cada um dos 96 pares de células:

Podem ver fotos e filme no NovaEnergia e no NissanLeafPT:

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=22&t=17273&start=40

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=9&t=3391&start=50

Page 1 of 3 (22 items) 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com