Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Custos das revisões nas concessões Toyota

rated by 0 users
This post has 40 Replies | 7 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Carlos, pergunta ao teu contacto privilegiado Toyota quanta formação recebeu ao longo da vida...

E quanta formação recebem (mesmo que sem aproveitamento, como se vê) os funcionários duma oficina...

São prismas semelhantes ao encarecimento dum acto médico, ou duma simples recolha de sangue, com profissionais de ramos diferentes.

Um mecânico pode ter a mesma escolaridade que um auxiliar de enfermagem. Um chefe de oficina é normalmente um bacharel.

E as ferramentas? Quanto custa uma chave dinamométrica, e que precisa de calibração regular, um simples armário Beta, um compressor, um elevador, e a manutenção disso, etc.

Custos de utilização? Tenho um familiar com uma oficina que foi concessão durante vários anos. Os custos eram brutais, mesmo com gestão férrea.

Se fosse tudo tão simples como mudar óleo, nem existiam oficinas, pois fazíamos tudo em casa. 

Não pretendo defender os preços elevados das oficinas de marca, mas há que mostrar o lado deles.

E não é 50 euros à hora, é 35,5. O IVA não é deles, é do Estado. 

Como a gasolina a 1,6euros/litro, 0,80 é que são para a gasolineira, os outros 0,80 revertem para o Estado.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Se quiserem posso fazer uma digitalização de um folheto que tenho aqui que me deram aquando fiz um test drive ao yaris HSD, com os preços das revisões até aos 90000km de vários modelos da Toyota.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

José Rosado:

Se quiserem posso fazer uma digitalização de um folheto que tenho aqui que me deram aquando fiz um test drive ao yaris HSD, com os preços das revisões até aos 90000km de vários modelos da Toyota.

Era útil para complementar este tópico Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

José Rosado:

Garante só por favor que tens o folheto de 2013, porque o que tenho visto em algumas oficinas é de 2012.

E avisa qual o preço da mão de obra considerado para os valores que constam do folheto.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo Salgado:
Um chefe de oficina é normalmente um bacharel.

Estás enganado, meu caro amigo, mas isso nem interessa aqui para o caso.

Tenho plena consciência de que deve ser muito caro manter uma oficina operacional, mas mantenho a mesma ideia. O valor da mão de obra exigida nas oficinas oficiais é exagerada, bem como o valor que pedem pelas peças ao balcão. O preço do 0w20 é um exemplo ilustrativo do verdadeiro ataque ao bolso dos clientes. Quem quiser que pague 130 eur por uma lata de 5 litros, pois cá eu prefiro comprar o mesmo artigo por metade do preço. 

A comparação de que te serviste para exemplificar o teu ponto de vista não foi a mais feliz, mas cada qual é livre de pensar o que quiser. É comparar alhos com bugalhos. Não se trata de desvalorizar uma actividade relativamente a outra, trata-se de esclarecer as diferenças abissais que existem entre ambas.

As pessoas continuam a andar de carro e fazer as revisões e reparações que precisam, mas nunca como agora as oficinas oficiais das marcas estiveram tão vazias. Existirão excepções, como é natural. Uma pessoa que ganhe 600, 700, 800 eur, não pode pagar 300 ou 400 por uma simples revisão. Porque será? Tem paciência!!

Telmo Salgado:
auxiliar de enfermagem

Em Portugal não existem.

Telmo Salgado:
Como a gasolina a 1,6euros/litro, 0,80 é que são para a gasolineira, os outros 0,80 revertem para o Estado.

Por isso é que o meu próximo carro será um 2G a GPL. Podes registar!! Wink

Abraço

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

João Prates:

José Rosado:

Garante só por favor que tens o folheto de 2013, porque o que tenho visto em algumas oficinas é de 2012.

E avisa qual o preço da mão de obra considerado para os valores que constam do folheto.

Pois..é de 2012, dado que foi nessa altura que fiz o test drive do Yaris Sad

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Carlos Costa:

Telmo Salgado:
Um chefe de oficina é normalmente um bacharel.

Estás enganado, meu caro amigo, mas isso nem interessa aqui para o caso.

Tenho plena consciência de que deve ser muito caro manter uma oficina operacional, mas mantenho a mesma ideia. O valor da mão de obra exigida nas oficinas oficiais é exagerada, bem como o valor que pedem pelas peças ao balcão. O preço do 0w20 é um exemplo ilustrativo do verdadeiro ataque ao bolso dos clientes. Quem quiser que pague 130 eur por uma lata de 5 litros, pois cá eu prefiro comprar o mesmo artigo por metade do preço. 

(...)

As pessoas continuam a andar de carro e fazer as revisões e reparações que precisam, mas nunca como agora as oficinas oficiais das marcas estiveram tão vazias. Existirão excepções, como é natural. Uma pessoa que ganhe 600, 700, 800 eur, não pode pagar 300 ou 400 por uma simples revisão. Porque será? Tem paciência!!

Abraço

Os produtos...não têm a ver com a MO. Acho-os excessivamente caros, nunca disse o contrário. O óleo é estupidamente onerado, e não espanta ninguém que levemos em mão o óleo.

Mas a MO reflecte diversos custos, como referes, e que eu tento ilustrar. Deixa de ser teimoso, pá Stick out tongue

Agora a última questão que colocas, é verdade...embora não veja especificamente a TC de Gaia às moscas. Tem menos movimento que há uns anos atrás, como esperado, batendo certo com a redução de 10% no consumo de combustíveis rodoviários, i.e., as pessoas circulam menos km por ano.

Existem outras oficinas que fazem as revisões programadas nos pontos de check, regra geral são a valores 25% mais baixos que na origem. E quando houver um recall ou um boletim técnico de verificação , conhecem como proceder?

E concordo, a preços actuais manter um automóvel total assistido na origem é um exercício complicado. O que é curioso é que em muitos países ter um carro não é para todos (Reino Unido como melhor exemplo)...Por cá pouca gente faz as contas todas de ter um carro a cargo. A depreciação anual, no caso de automóveis recentes, é muito superior ao valor de combustíveis, seguros, IUC, e etc.

Geeked

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo Salgado:

O óleo é estupidamente onerado, e não espanta ninguém que levemos em mão o óleo.

Tenho de começar a fazer como os demais colegas deste fórum. Até hoje tenho ido sempre ao mesmo sítio fazer as revisões anuais (TCA Prior Velho) e nunca levei o óleo.

Hoje estou cá mais uma vez (revisão dos 90 000km que já sabia ser a mais cara no 2G) e apanhei um susto: a previsão é de 450€! Tongue Tied Perguntei porquê. Resposta: a mudança das velas encarece bastante e esta é uma revisão grande. Está certo que também inclui a renovação da assistência Eurocare mas... para quem tinha pago no máximo 273€ e no mínimo 180€ esta revisão vai doer bastante. Vou ficar a aguardar pelo valor final depois logo digo coisas, mas eu ainda tenho conhecimento de que pessoas deste fórum fazem revisões bem mais em conta, tomando as devidas precauções, claro, mas como cliente normal, se não soubesse de nada, ficaria com a ideia que a manutenção da marca é tão cara como doutras marcas. Pela minha experiência, a revisão mais barata no meu Peugeot 307 1.4 HDI de 2002 (o meu carro anterior) foi de 400€. E estamos a comparar motores a gasóleo com motor (fantástico) híbrido.

Telmo Salgado:

O que é curioso é que em muitos países ter um carro não é para todos (Reino Unido como melhor exemplo)...Por cá pouca gente faz as contas todas de ter um carro a cargo. A depreciação anual, no caso de automóveis recentes, é muito superior ao valor de combustíveis, seguros, IUC, e etc.

Percebo o que dizes e já chegámos à conclusão lá em casa que temos de optar por ter apenas um carro.

Abraço

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Miguel Castro:
Hoje estou cá mais uma vez (revisão dos 90 000km que já sabia ser a mais cara no 2G) e apanhei um susto: a previsão é de 450€!

Olá Miguel. De facto, a revisão dos 90 mil km é bastante cara, e não será o óleo a contribuir para isso. As velas são muito caras e além disso são substituídos todos os filtros. Todos passamos por isso, pelo menos aqueles que usam a rede oficial e a conta final foi semelhante.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Confirmo que na revisão dos 90.000 km as velas são trocadas, mas esse valor parece-me um pouco elevado. Se calhar nesse orçamento também contaram com a possível troca dos travões.

A minha revisão dos 90.000 km ficou abaixo dos 300€. Podes ver mais detalhes sobre o que foi trocado no meu diário de bordo. http://prius-pt.com/cafe/forums/t/3165.aspx?PageIndex=4

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Page 3 of 5 (41 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com