Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Design da bateria do Leaf

rated by 0 users
This post has 19 Replies | 3 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Alexandre, desconhecia que no caso do Leaf o sistema não tem ventilação forçada.

Tecnicamente é então chamada "convecção natural", ao invés da "convecção forçada" dos nossos Prius (que eu considerava o mais básico). O Outlander é então também "convecção forçada" com controlo ativo da temperatura de ar de ingresso.

Se esta for a informação mais próxima do real, agradeço que confirmes.

Da minha parte, aceito as desculpas, mas não posso deixar de preferir que futuramente questionem a minha mensagem, e não rotulem o mensageiro (eu) como sarcástico. Quando estou enganado nunca será propositado Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

Tudo certo!

Apenas mais umas palavras para esclarecer que nos fóruns dedicados exclusivamente a VE's esta situação da bateria do Leaf é sobejamente conhecida e acaba por vezes a ser motivo de "gozo" por parte de simpatizantes de outras marcas. Como isso é tão comum pensei que também poderias "estar no gozo", daí ter colocado a questão se era sarcasmo.

Alexandre Moleiro

Renaul Fluence ZE (2013) Renault Fluence ZE
(2013)
Consumo médio
Prius 2G (2005) Tesla Model 3
(2019)
Consumo médio
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Nota moderação: Quem ler este tópico repara que existem posts de resposta meio soltos. Tive de mover alguns posts para aqui, dado o assunto de discussão técnica que fazia aqui (muito) mais sentido. Só que eles intercalam-se com outra conversa que naturalmente se desenvolveu entretanto, coincidentemente na mesma altura. Wink

O meu pedido de desculpas aos visados.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Para não entupir o tópico do substituto do Baby Blue com assuntos do Nissan Leaf, aqui fica um post com um site interessante:

http://www.electricvehiclewiki.com/Real_World_Battery_Capacity_Loss

É assustador ver as baixas quilometragens das viaturas que já perderam a 3ª barra, i.e. entraram abaixo do SOH garantido pela Nissan.

Mesmo de 2012 e 2013, supostamente já baterias de seguda geração, perdem a 3ª barra antes das 50k milhas... no way josé... não é para mim.

Por cá os únicos 2 exemplos próximos que tenho são do meu irmão e do Neves, ambos tiveram problemas, ambos viram as barras desaparecer.

Sem querer ofender (mesmo!) quem optou pelo Leaf, que até pode ser boa escolha em certos casos, não me parece que seja para mim.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

João Prates:
Mesmo de 2012 e 2013, supostamente já baterias de seguda geração, perdem a 3ª barra antes das 50k milhas... no way josé... não é para mim.

2012 e 2013 não pertencem a segunda geração...só mais no final de 2013 e mesmo assim não existem certezas de que sejam todos... Wink

Assim muito por alto (não estive a ver com detalhe), mas baseado nas datas de fabrico que estão lá, muitos dos anunciados como model 2013 year não são mk2 com a bateria mais resistente ao calor. 

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
050_C-HR_2016
Clube 1000 km
tcap-support

por acaso andava precisamente à procura de resposta a essa questão, há alguma maneira de identificar (por exemplo num usado) se o Leaf é anterior ou posterior a essa alteração?

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

2013 é uma zona muito difusa...o melhor é apontar sempre para 2014, para não haver dúvidas...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Continuando em torno das baterias do Leaf, têm saído algumas notícias pouco animadoras.

É sabido que a geração original de 24 kWh sofria de degradação acelerada. Mas havia a indicação de que a partir de dada altura tinham sido introduzidas melhorias na química, repescadas na nova versão de 30 kWh. pelo que era suposto serem mais resistentes. Aqui o Rosado, por exemplo, tem reportado resultados interessantes.

No entanto, este artigo e alguns outros dados recentes são um pouco assustadores. A bateria de 30 kWh parece apresentar uma degradação ainda mais acelerada.

Basicamente a bateria original de 24 kWh parece sofrer principalmente com a passagem do tempo e a de 30 kWh com os ciclos de carga e descarga. O pior desempenho da de 30 poderá estar relacionado com a eliminação da opção de carregar apenas a 80%, acentuando os ciclos de carga/descarga, e ainda com o facto de ser mais densa, pelo que dissipa pior o calor (mantendo-se a ausência de sistema de arrefecimento ativo).

Curiosamente, será a bateria de 24 kWh de segunda geração, de 2016 em diante, a mais resistente, pois tem química melhorada que resiste melhor ao tempo e a mesma densidade da variante anterior.

Pior do que tudo isto, é o problema do novo Leaf de 40 kWh. Novo aumento de densidade, mantendo-se a ausência de sistema de controlo térmico. Como irá ser a degradação? Para já, a marca jogou à defesa com reflexo negativp no desempenho de carga. Veja-se este pequeno resumo de um comentário à primeira notícia referida:

"Por lo que se va comentando, parece que ésta batería se calienta más de la cuenta en descargas profundas y/o exigentes, mucho más que la de 24 kWh y la de 30 kWh. Y para evitar que suceda lo mismo durante la recarga chademo sel BMS limita la potencia, de unos escasos 40 kW cuando las temperaturas son bajas hasta unos pobres 22 kW cuando se empieza a calentar y unos exiguos 13 kW cuando supera los 54ºC. Y eso en invierno y en países del norte de Europa,….¿que pasará aquí en pleno verano?"

Ou seja, como já tinha suspeitado, numa viagem longa o Leaf de 40 kWh vai ser mais lento que o Leaf 30 kWh, pelo carregamento mais lento em PCR. Resta saber se isto é suficiente para evitar a degradação acelerada da bateria...

Venha lá a versão de 60 kWh com TMS please...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Luis Neves:

... e ainda com o facto de ser mais densa, pelo que dissipa pior o calor (mantendo-se a ausência de sistema de arrefecimento ativo).

Porém, reduziu muito significativamente a resistência interna, pelo que gera menos calor que a de 24. Isto não é fantasia, pode-se medir isso.

Luis Neves:

Novo aumento de densidade, mantendo-se a ausência de sistema de controlo térmico.

Este aumento de densidade não foi conseguido da mesma maneira que o anterior (pela redução do número de módulos). Repara que a fonte da notícia é novamente o PushEVs, que interpretou dessa maneira um estudo que tem algumas falhas (incluindo um viés nos dados sério, ao ter incluído dados de carros que estavam para leilão no Japão, sem ter discriminado este grupo nos resultados, além da metodologia para medir o SoH ser desadequada). É uma opinião. Não significa que se estejam a multiplicar os relatos.

Haverá certamente pessoas que não andam a calibrar o BMS com tanta diligência quanto o Rosado.

Quanto ao batterygate.... que aparentemente limita a potência pelo número de cargas rápidas, sem haver uma explicação com a temperatura.... não comento.

Isto é tudo muito triste. Só desejo que isso se resolva! Espero que sim, que seja algum problema da fase inicial. Precisamos de um bom Leaf.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 26 Mar 2018 10:51

Luis Neves:
Basicamente a bateria original de 24 kWh parece sofrer principalmente com a passagem do tempo

Um casal amigo tem um Leaf de 24kWh, adquirido em 2015, carregado quase em exclusivo na tomada de casa, a fazer cerca de 25 mil km anuais. Tem, neste momento, pouco mais de 70 mil km... e há uns dias atrás perdeu a primeira barra. Acho que está de acordo com a degradação expectável, mas não deixa de ser desanimador comprar um carro novo e, ao fim de apenas 3 anos, o mesmo dar sinais de estar na curva descendente. 

Page 2 of 2 (20 items) < Previous 1 2 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com