Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Cheiro estranho grelha das baterias

rated by 0 users
This post has 22 Replies | 7 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
tcap-support

Engraçado que após ter o meu 3G à 5 meses a minha esposa continua a dizer que o carro cheira a novo ( cheiro característico dos silicones à saída da fábrica).....e eu nada noto!!

A minha escolha:Óleo de Motor SAE 0w-20 Formula XS (Low Friction) 

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Olá.

Estou a investigar esse cheiro há meses. Eu e a minha mulher temos narizes apuradíssimos e não toleramos cheiros sintéticos.

Já retirei a borracha que une as células (https://www.youtube.com/watch?v=1rV9U9vSCIc). O cheiro diminui de intensidade mas ainda lá está.

Fiz uma limpeza e higienização a todo o habitáculo mas não era daí. A grelha ainda emite algum cheiro.

Apesar de ainda não ter resolvido o assunto, as conclusões são:

_o cheiro é diferente do AC;

_o cheiro é sintético/químico e difícil de descrever e, ao fim de 1 hora, causa-me algum enjoo e dor de cabeça;

_não sinto nenhuma relação cheiro/utilização. Quando está parado alguns dias, cheira. Quando está parado 1 noite, cheira;

_as mulheres sentem-no melhor

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support

Creio que no manual do Prius 2G vem referencia ao cheiro do interior do carro, que é devido aos materiais ecologicos usados. De qualquer das maneiras nao consegues ocultar o cheiro com um (bom) ambientador?

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

É verdade, a ventoinha suga ar do habitáculo mas só pode ser a bateria a libertar algum  cheiro. Já substitui as borrachas de ventilação (por silicone) que ligam as células, já limpei as condutas de ventilação e já higienizei/limpei todo o habitáculo com um profissional. O cheiro reduziu muito mas não desaparece. Então voltei a tentar perceber o porquê. 

Nesta última semana percebi, através do OBD (obrigado Telmo Salgado), que, com o carro parado há algumas horas, a bateria acompanha a temperatura exterior.

Antes de chegar a casa, tenho uma descida enorme, facto esse que carrega as baterias ao máximo mas faz as baterias atingirem 48ºC!!!

Logo a seguir a essa descida, entro em casa e paro o carro. Nas horas seguintes o cheiro é intenso, permanecendo até o dia seguinte.

Devo trocar as baterias ou as novas irão reagir da mesma forma? Serão as baterias a lítio menos cheirosas? Porque mantém a Toyota esta aspiração a provir do habitáculo?

Sei que é sensibilidade a mais mas não tolero o cheiro. No entanto o carro é espetacular e custa-me vender.

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
banned

Quando comprei o nosso 2G, o antigo dono referiu um cheiro interior.    Descrito como cheiro a cavalo.

Nem ele, nem eu nunca percebemos a origem do cheiro.    Suspeito que possa ser da pele dos bancos. 

O carro levou uma limpeza profunda. E das condutas de ventilação da bateria.   O cheiro reduziu bastante.   Praticamente só se sente agora se passar vários dias fechado.

Não acho normal o cheiro da bateria sentir-se dentro do carro.  Porque o ar é sugado do habitáculo para o exterior passando pela bateria.... e não o contrário.  

É muito mais provável os cheiros terem origem nas condutas de ventilação do habitáculo.   Ai sim, é do exterior para o habitáculo.   

Eu, como ultimamente tenho comprado principalmente carros usados,   e com alguns anos, já tive que desmontar alguns e desinfetar, exatamente por causa de maus cheiros.   Há produtos específicos para esse efeito.   E algumas oficinas tem equipamento para desinfeções profundas...

Estas condutas, podem ser uma fonte de bactérias...   principalmente quando há entupimento do escoamento de água do condensador...  É importante verificar se a água é libertada.

Um filtro do habitáculo de carvão ativo pode resolver significativamente os maus cheiros exteriores ou da parte anterior das condutas de ventilação.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Percebo o que dizes mas o cheiro é da parte híbrida. Cá em casa, sou o Comandante Supremo de Incógnitas Olfativas. É vê-los a trazer pacotes de leite, tupperwares, etc. "Vê se isto está bom"

Quando a ventilação da bateria híbrida não funciona, o ar existente dentro da tubagem fica livre de ir para onde quiser (já conheço a tubagem de trás para a frente e da frente para trás e não nenhum dispositivo / válvula com impeça o ar de voltar para trás). E se é ar quente, sobe (as baterias atingem 48ºC com relativa facilidade). Adivinhem qual a única saída a subir? É a que dá para o habitáculo.

Sei que parece utópico mas a minha esperança é que a Toyota leia este post e me diga, dentro de 2 dias, que me substituem a bateria (se este cheiro se dever aos 11 anos) ou que, para reparar possíveis danos psicológicos, vão enviar um Prius Plug-In ou Prius+ (Brand-new)

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
banned

André Silva:
Quando a ventilação da bateria híbrida não funciona, o ar existente dentro da tubagem fica livre de ir para onde quiser (já conheço a tubagem de trás para a frente e da frente para trás e não nenhum dispositivo / válvula com impeça o ar de voltar para trás). E se é ar quente, sobe (as baterias atingem 48ºC com relativa facilidade). Adivinhem qual a única saída a subir? É a que dá para o habitáculo.

Mas aí é que não percebo...      as baterias sobem de temperatura, mas se estiver ligado e nesse caso o ventilador deve estar a sugar ar do habitáculo.  

Podes usar a aplicação Hybrid Assistant para controlar a velocidade do ventilador, por exemplo....    mas em funcionamento normal julgo que ele funcionará sempre e automaticamente...    ou não?  Hmm

Naturalmente que com o carro parado e fechado isso deixa de acontecer...   Mas se já limpaste a tubagem  e o corpo do ventilador, não deveria ter outros cheiros....   acho eu...   Hmm

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

As baterias sobem de temperatura (após a descida/chegada a casa, chegam aos 48 graus), a ventilação atua mas, como desligo o carro, não consegue que a temperatura baixe aos 35. Sabe Deus para baixar até aos 40, no dia seguinte.

Tudo isto auxiliado pelo Hybrid Assistant e a sua ferramenta de ativar a ventoinha. Se fosse pela ativação do Prius, só ativava a velocidade de ventilação 2 (Ao todo são 6) aos 40 graus.

Sinto que a bateria do Prius foi feita inclinações relativamente baixas

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Por alguma coisa a ventilação só actua em temperaturas mais altas... não é necessária em temperaturas normais.

Fazer actuar a ventilação à força pelo Hybrid Assistant é giro mas inútil em grande medida.

Não queiram comparar a tolerância à temperatura das baterias NiMH com as Li-Ion, não tem nada a ver.

Aliás esse é um dos principais argumentos para a Toyota continuar a utilizar a química NiMH nos híbridos.

Os ciclos curtos e super frequentes e range de temperaturas num híbrido não tem nada a ver com os EVs, e as baterias idem.

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Qual a diferença, em questões de temperatura, entre NiMH e Li-Ion?

Page 2 of 3 (23 items) < Previous 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com