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Cheiro estranho grelha das baterias

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Pendura
013_Prius_3G
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Engraçado que após ter o meu 3G à 5 meses a minha esposa continua a dizer que o carro cheira a novo ( cheiro característico dos silicones à saída da fábrica).....e eu nada noto!!

A minha escolha:Óleo de Motor SAE 0w-20 Formula XS (Low Friction) 

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Pendura
012_Prius_2G

Olá.

Estou a investigar esse cheiro há meses. Eu e a minha mulher temos narizes apuradíssimos e não toleramos cheiros sintéticos.

Já retirei a borracha que une as células (https://www.youtube.com/watch?v=1rV9U9vSCIc). O cheiro diminui de intensidade mas ainda lá está.

Fiz uma limpeza e higienização a todo o habitáculo mas não era daí. A grelha ainda emite algum cheiro.

Apesar de ainda não ter resolvido o assunto, as conclusões são:

_o cheiro é diferente do AC;

_o cheiro é sintético/químico e difícil de descrever e, ao fim de 1 hora, causa-me algum enjoo e dor de cabeça;

_não sinto nenhuma relação cheiro/utilização. Quando está parado alguns dias, cheira. Quando está parado 1 noite, cheira;

_as mulheres sentem-no melhor

 

 

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Creio que no manual do Prius 2G vem referencia ao cheiro do interior do carro, que é devido aos materiais ecologicos usados. De qualquer das maneiras nao consegues ocultar o cheiro com um (bom) ambientador?

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Pendura
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É verdade, a ventoinha suga ar do habitáculo mas só pode ser a bateria a libertar algum  cheiro. Já substitui as borrachas de ventilação (por silicone) que ligam as células, já limpei as condutas de ventilação e já higienizei/limpei todo o habitáculo com um profissional. O cheiro reduziu muito mas não desaparece. Então voltei a tentar perceber o porquê. 

Nesta última semana percebi, através do OBD (obrigado Telmo Salgado), que, com o carro parado há algumas horas, a bateria acompanha a temperatura exterior.

Antes de chegar a casa, tenho uma descida enorme, facto esse que carrega as baterias ao máximo mas faz as baterias atingirem 48ºC!!!

Logo a seguir a essa descida, entro em casa e paro o carro. Nas horas seguintes o cheiro é intenso, permanecendo até o dia seguinte.

Devo trocar as baterias ou as novas irão reagir da mesma forma? Serão as baterias a lítio menos cheirosas? Porque mantém a Toyota esta aspiração a provir do habitáculo?

Sei que é sensibilidade a mais mas não tolero o cheiro. No entanto o carro é espetacular e custa-me vender.

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Quando comprei o nosso 2G, o antigo dono referiu um cheiro interior.    Descrito como cheiro a cavalo.

Nem ele, nem eu nunca percebemos a origem do cheiro.    Suspeito que possa ser da pele dos bancos. 

O carro levou uma limpeza profunda. E das condutas de ventilação da bateria.   O cheiro reduziu bastante.   Praticamente só se sente agora se passar vários dias fechado.

Não acho normal o cheiro da bateria sentir-se dentro do carro.  Porque o ar é sugado do habitáculo para o exterior passando pela bateria.... e não o contrário.  

É muito mais provável os cheiros terem origem nas condutas de ventilação do habitáculo.   Ai sim, é do exterior para o habitáculo.   

Eu, como ultimamente tenho comprado principalmente carros usados,   e com alguns anos, já tive que desmontar alguns e desinfetar, exatamente por causa de maus cheiros.   Há produtos específicos para esse efeito.   E algumas oficinas tem equipamento para desinfeções profundas...

Estas condutas, podem ser uma fonte de bactérias...   principalmente quando há entupimento do escoamento de água do condensador...  É importante verificar se a água é libertada.

Um filtro do habitáculo de carvão ativo pode resolver significativamente os maus cheiros exteriores ou da parte anterior das condutas de ventilação.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

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Pendura
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Percebo o que dizes mas o cheiro é da parte híbrida. Cá em casa, sou o Comandante Supremo de Incógnitas Olfativas. É vê-los a trazer pacotes de leite, tupperwares, etc. "Vê se isto está bom"

Quando a ventilação da bateria híbrida não funciona, o ar existente dentro da tubagem fica livre de ir para onde quiser (já conheço a tubagem de trás para a frente e da frente para trás e não nenhum dispositivo / válvula com impeça o ar de voltar para trás). E se é ar quente, sobe (as baterias atingem 48ºC com relativa facilidade). Adivinhem qual a única saída a subir? É a que dá para o habitáculo.

Sei que parece utópico mas a minha esperança é que a Toyota leia este post e me diga, dentro de 2 dias, que me substituem a bateria (se este cheiro se dever aos 11 anos) ou que, para reparar possíveis danos psicológicos, vão enviar um Prius Plug-In ou Prius+ (Brand-new)

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André Silva:
Quando a ventilação da bateria híbrida não funciona, o ar existente dentro da tubagem fica livre de ir para onde quiser (já conheço a tubagem de trás para a frente e da frente para trás e não nenhum dispositivo / válvula com impeça o ar de voltar para trás). E se é ar quente, sobe (as baterias atingem 48ºC com relativa facilidade). Adivinhem qual a única saída a subir? É a que dá para o habitáculo.

Mas aí é que não percebo...      as baterias sobem de temperatura, mas se estiver ligado e nesse caso o ventilador deve estar a sugar ar do habitáculo.  

Podes usar a aplicação Hybrid Assistant para controlar a velocidade do ventilador, por exemplo....    mas em funcionamento normal julgo que ele funcionará sempre e automaticamente...    ou não?  Hmm

Naturalmente que com o carro parado e fechado isso deixa de acontecer...   Mas se já limpaste a tubagem  e o corpo do ventilador, não deveria ter outros cheiros....   acho eu...   Hmm

 

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

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Pendura
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As baterias sobem de temperatura (após a descida/chegada a casa, chegam aos 48 graus), a ventilação atua mas, como desligo o carro, não consegue que a temperatura baixe aos 35. Sabe Deus para baixar até aos 40, no dia seguinte.

Tudo isto auxiliado pelo Hybrid Assistant e a sua ferramenta de ativar a ventoinha. Se fosse pela ativação do Prius, só ativava a velocidade de ventilação 2 (Ao todo são 6) aos 40 graus.

Sinto que a bateria do Prius foi feita inclinações relativamente baixas

 

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Por alguma coisa a ventilação só actua em temperaturas mais altas... não é necessária em temperaturas normais.

Fazer actuar a ventilação à força pelo Hybrid Assistant é giro mas inútil em grande medida.

Não queiram comparar a tolerância à temperatura das baterias NiMH com as Li-Ion, não tem nada a ver.

Aliás esse é um dos principais argumentos para a Toyota continuar a utilizar a química NiMH nos híbridos.

Os ciclos curtos e super frequentes e range de temperaturas num híbrido não tem nada a ver com os EVs, e as baterias idem.

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Pendura
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Qual a diferença, em questões de temperatura, entre NiMH e Li-Ion?

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