Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Cheiro estranho grelha das baterias

rated by 0 users
This post has 22 Replies | 7 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Os valores suportados diferem muito consoante o tipo de química utilizada nas baterias genéricamente designadas de iões de lítio.

Mas é uma generalização bastante válida dizer que seja qual for a química utilizada nas de lítio, os limites salutares de temperatura de utilização (especialmente carga) são sempre muito inferiores nas de lítio.

As baterias de NiMH têm um range de operação bastante superior sem qualquer problema, tipicamente até 45ºC sem qualquer stress.

As baterias de Li-Ion não gostam normalmente ultrapassar os 30ºC, agradecendo imenso qualquer mecanismo de arrefecimento activo.

Mas como digo, não podemos generalizar valores absolutos, que dependem muito da química utilizada.

Not Ranked
Pendura
012_Prius_2G

Ando a pensar no Prius+ mas é Li-Ion e a bateria está entre os 2 lugares da frente. Terei um arrefecimento ativo/ruído extra durante as viagens?

Aqui no Minho faço muita estrada "sobe e desce" e a bateria do 2G facilmente vai aos 47ºC. Com o Prius+ seria a mesma coisa?

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

André Silva:
Terei um arrefecimento ativo/ruído extra durante as viagens?

Nunca me apercebi. No 2G cheguei a aperceber-me, 2 ou 3 vezes, da entrada em funcionamento do sistema de arrefecimento, mas no Prius+ nunca. 

Relativamente à temperatura da bateria estou tranquilo. Não é coisa que me preocupe, sinceramente. Não acredito que a Toyota não tenha testado o comportamento da bateria em todos os cenários possíveis e imaginários. Faço os possíveis por conduzir de uma forma equilibrada, no sentido de "poupar" o carro como um todo e não tenho um foco especial na bateria. O carro chegou, recentemente, aos 120 mil km, e continua tudo lá: excelente rendimento, excelentes consumos, muito conforto, tudo a funcionar a 100%. Não há luzinhas de avaria a piscar no painel, ruídos parasitas ou outros...enfim, cumpre a sua missão de forma exemplar! É um familiar espectacular!!! Se a bateria aquece até aos 40, 45, 50 ºC... pouco me importa. 

Page 3 of 3 (23 items) < Previous 1 2 3 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com