Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Test drive BMW i3

rated by 0 users
This post has 129 Replies | 15 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Por acaso reparo agora que a foto astronáutica do Pulido também foi "uploadada" para o site mas, que diabo

OBRIGADO PULIDO! Yes

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 100 Contributor
Full Hybrid
014_Prius_PHV
710_BMW_i3_BEV
tcap-support
Luís Torgo replied on 5 May 2015 12:00

Hoje recebi a feliz notícia que o meu bébé (ou melhor BEVBEV Big Smile ) já nasceu e está às portas do barco para ser transportado para o papá Wink

Tick, tack, tick, tack .....

Top 100 Contributor
Full Hybrid
014_Prius_PHV
710_BMW_i3_BEV
tcap-support

Ora bem, parece que o bébé já está em terras lusas! Vivesse eu na capital do império e já andaria a pilhas Wink , assim ainda vou ter que esperar que o transportem cá para cima Angry mas pronto para a semana acho que vão "ter " que abrir aqui um DB i3 Big Smile

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Vou abrir espaço para o mesmo...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Luís Torgo:
abrir aqui um DB i3 Big Smile

Que aborrecimento tão grande Luís...Stick out tongue,

Fica bem e,

Top 100 Contributor
Full Hybrid
014_Prius_PHV
710_BMW_i3_BEV
tcap-support
Luís Torgo replied on 20 May 2015 18:34

Ah! Nada como acabar o dia com uma boa notícia. Eis que me chega um email com uma frase mágica Big Smile:

"Entretanto a boa noticia é que o seu BMW i3 acabou de chegar."

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Espetáculo! muitos parabéns!

Top 100 Contributor
Full Hybrid
014_Prius_PHV
710_BMW_i3_BEV
tcap-support

E pronto já voo nos meus 170 cavalos elétricos Wink Infelizmente só os pude gozar agora à hora do almoço e tenho que sofrer aqui a trabalhar com o pópó ali no parque à espera! Os consumos feitos nestes primeiros 20 km é melhor nem dizer que porque estas acelerações não mo permitem Wink Depois alguma alma bondosa que me diga como criar o DB para o bicho... já vi que existe um fórum específico mas não sei como criar o DB (provavelmente está escrito em algum lado... as minhas desculpas)...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1100 km
tcap-support
Pedro B Luís replied on 28 May 2015 15:12

vai aqui:

http://prius-pt.com/cafe/forums/AddPost.aspx?ForumID=183

Felicidades!

Sempre a 'postar' para partilhar...
e a ler para aprender!

Pedro B Luís
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 18 Jul 2016 1:53

Viva,

Há alguns dias atrás pude pela primeira vez efectuar um test drive à séria com um BMW i3.

Digo à séria porque não foi uma voltinha à volta do quarteirão, foi uma viagem de cerca de 450 km, tal como tinha dado a conhecer com estas questões no DB do nosso companheiro Luis Torgo.

Ora antes de começar a contar como foi, há que em primeiro lugar agradecer a cedência da viatura à BMW Portugal, ao Paulo Silva da BMW Motorrad por ter facilitado o contacto, e finalmente ao Nuno Catarino pelo processo de cedência.

Vamos lá então...

Depois de algumas coisas escritas por estas terras sobre viagens em EV serem impossíveis, com carregamentos de horas infindáveis, e recurso a transportes públicos, entre outros Zip it!, penso ser a altura certa para contar na primeira pessoa o que é afinal fazer uma viagem da Moita a Coimbra e voltar num puro EV.

Depois dos conselhos e avisos sobre a possível viagem "à tangente", com o grande papão da Serra dos Candeeiros, decidi sair de casa mais cedo que o normal para atender à expectativa de menor velocidade média, e possíveis contratempos.

Assim, eram apenas 6:45 da matina e estava a entrar no BMW i3, que depois de uma noite de carga completa apresentava 133 km de autonomia:

Mudei então o modo para ECO PRO+ antes de arrancar, tal foi a sugestão de "missão impossível" que me tinham dado no DB do Luís, e autonomia subiu imediatamente:

Faltava fazer o reset ao CB:

OK, pronto para a viagem, lá dei início ao rolar... e apenas uns kms mais à frente, à entrada da AE, reparo que a velocidade das estradas locais fez subir a autonomia um pouco mais para 155 km:

Mas reparem que nesta altura os dados de facto ajudavam a esta correção positiva na estimativa de range, com um consumo médio de apenas 12,2 kWh/100km:

Fiz o caminho por EN até Vila Franca de Xira, entrando na A1 apenas nesse nó, percorrendo portanto o trajecto da Moita até Aveiras em circuito misto EN/AE.

Na componente de EN, desde a Moita até VFX, este foi o resultado, 12,8 kWh/100km:

com ainda mais de 100 km de autonomia restante:

e cerca de uma hora depois de sair de casa estava na dita estação de serviço com o i3 a reportar este estado:

e... uma média impressionante de apenas 13 kWh/100km, uma surpresa espectacular no mínimo, mas ainda assim convenhamos que a maior parte desta distância tinha sido feita en EN:

Foi então que as boas notícas foram postas de parte... é que ao estacionar no Mobi-e de Aveiras reparo que a mangueira não chega à tomada do carro se estacionar de frente... e que se estacionar de traseira teria de ficar no lugar... ocupado por uma carrinha fumarenta... oh diabo... começa a festa...

Peço ajuda na caixa do posto de abastecimento para chamarem o dono da carrinha pelos altifalantes... ooops... não há... Lá vai a senhora percorrer o estabelecimento a perguntar quem é o dono da carrinha... e lá vem o caramelo todo ofendido como se não tivesse feito nada de mal.

Ainda vi o caso mal parado quando o vejo armado em esperto e lhe falo com rispidez para ter vergonha na cara, e o tipo ainda me responde que não lhe posso falar nesse tom, ao que estava a ver que era desta que tinha festa... mas a senhora impediu-me de avançar, atravessando-se à minha frente e dizendo-me para não fazer nada que ela chamava a GNR... uma novela daquelas...

Bem, o tipo lá tirou o raio da fumarenta do lugar, sempre a reclamar, coitadinho, que não tinha forma de interpretar que aquilo era um lugar de carregamento, como se o sinal não estivesse lá... e finalmente consigo meter o carro à carga, 10 minutos depois de ter chegado, tempo perdido por causa de gente mal formada e ignorante:

Começou a carga com 59% de energia remanescente às 7:52. Uma paragem técnica do condutor no WC, um café expresso tomado no bar, e venho imediatemente cá fora espreitar para ver quanto tempo seria preciso ficar para atingir os 80% de carga... eram então 8:08, apenas 15 minutos tinham passado, e para minha surpresa a carga já tinha passado e bem dos 80%, algo que não estava nada à espera:

A velocidade de carregamento destes postos é avassaladora, especialmente para quem como eu está habituado a cargas de apenas 10A no Prius PHV ou 13A na C-Evolution, que grosso modo correspondem a 2,2kW de potência... este posto dá 50 kW... é sempre a abrir...

Decidi então que iria ficar mais um pouco para ver como era, se a carga iria ser interrompida aos 90% ou o que se iria passar. De qualquer forma tinha pensado ficar ali uma meia-hora, e apenas tinha passado metade, e o carro estava pronto... queria ver o que se seguia... e assim foi... descobri...

Às 8h22, cerca de 14 minutos depois de já estar a 87% de carga, a bateria ainda estava apenas nos 94%, ou seja, o controlador de carga faz a sua função e diminui a corrente aplicada à medida que a bateria vai ficando cheia.

Com 94% de carga, bem acima do que tinha previsto, e esgotada a 1/2 hora que tinha assignado para este carregamento experimental (por ser o meu 1º), segui viagem direito a Pombal, com uma autonomia estimada de 125 km, e a estação de serviço com o PCR a 122 km. Hummm... com a serra dos Candeeiros pelo meio... mau maria... Huh?

Reparei pouco depois que tinha o modo ECO PRO+ desactivado (será que se desactiva sozinho no power off?) e voltei a activar, ficando um pouco mais descansado com a autonomia esperada:

OK, "vamos a isso", pensei eu, e avancei com muito receio, velocidade limitada a 90 km/h, fazendo as subidas a 80 km/h como recomendaram por aqui... ai... ai... a ver no que isto vai dar...

Às 9h08 estava na base da serra, a passar pela saída de Vendas Novas, com o PCR ainda a uns distantes 70 km segundo o GPS...

E na mesma altura olho para a autonomia, que me indica uma folga de 22 km antes de começar a subir... não me parecia nada mal, faltava saber o efeito das subidas da serra até ao topo.

Eis quando a preocupação dispara... isto de ser rookie... porque vou o caminho todo a mostrar o consumo instantâneo reparo no consumo de mais de 30 kWh/100km mesmo subindo com o CC apenas nos 80 km/h, enquanto era ultrapassado por um carro patrulha da GNR a olhar para mim tipo "o que este gajo vai a fazer a pastar aqui a 80?"...

Foram momentos de suspense terríveis... até que passo o topo da serra, olho para os displays, e vejo que já estou a apenas 45 da estação com o PCR:

Mas a autonomia da viatura está, surpresa, com 71 km!!!!

Caramba, afinal a redução para 80 km/h nas subidas, aliada a um pequeno controle das descidas deixando embalar o carro evitando a regeneração, conseguiu AUMENTAR a folga na autonomia de 22 para 26 km, e esta ehm? Smile

Com isto tudo acabei por ir subindo a velocidade de CC, primeiro para os 100 km/h, e pouco depois para os 110 e 120 km/h, porque tal como na minha ervilha o CB deste menino é de uma exactidão extraordinária no que diz respeito ao cálculo da autonomia. Dá para confiar.

Era este o resultado da 2ª tirada, que final se revelou MUITO mais simples do que se tinha estimado, com preocupação em excesso, por algo que afinal o i3 fez na maior das calmas sem risco algum:

Como se pode ver podia ainda ter puxado muito mais, porque ainda cheguei com quase 30 km de autonomia restante. O medo da Serra dos Candeeiros foi claramente exagerado, não se justificava:

Foi nesta altura que decidi que para baixo iria fazer Pombal - Aveiras com CC nos 100 km/h, porque os 80 e 90 km/h eram claramente desnecessários.

Inicio de carga em Pombal às 9:56 com 19% de carga na bateria:

Às 10h08 já ia em 61%:

e às 10h18 tinha carga mais que suficiente para chegar a Coimbra, dar as voltas que tinha a dar, e voltar a Pombal no sentido descendente:

Chamar um táxi? Não me façam rir. Se os PCR de 50kW de potência fazem isto, que sonho que será abastecer num SuperCharger Tesla que carrega até 135 kW!!!! Quase o triplo! Carrega antes de chegar o táxi LoL Devil

Carregamento feito à vontade, era tempo de rumar a Coimbra, com velocidade máxima, dentro do permitido pela lei:

E pronto, lá cheguei ao destino, com estas estatísticas para mostrar, e um prazer e satisfação enorme de ter feito a minha primeira viagem a sério num puro EV:

Extraordinário! Absolutamente delicioso fazer grandes viagens com um EV capaz de carregamentos rápidos.

(continua)

Page 9 of 13 (130 items) « First ... < Previous 7 8 9 10 11 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com