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Os princípios e os fundamentos da escolha pelo caminho Hidrogénio

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Telmo Salgado Posted: 22 Nov 2013 14:01

http://www.hybridcars.com/toyota-explains-why-fuel-cells-are-the-future/

(14 Novembro 2013)

Um interessante comparativo do uso da energia primária...

 Mas deixo desde já a anotação que a energia primária aqui introduzida como fonte comparativa é puramente fóssil.

Se a produção de energia eléctrica for obtida a partir de renováveis, também aumenta a vantagem paralela do Hidrogénio, desde que se desvie da produção actual, quase exclusiva desta fonte (metano).

 

 

http://www.hybridcars.com/toyota-further-explains-fuel-cell-viability/

 (21 Novembro 2013)

Aqui já aparecem as comparações com um leque de opções de energia primária (não em eficiência Well-To-Wheel, mas em CO2/milha), que de forma muito interessante permite comparar e estabelecer a emissão típica para estas tecnologias

[fonte DOE USA]

O BEV é ainda um excelente automóvel, como o PHEV, mas o Fuel Cell tem uma presença notável!

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Bom post! 

A ser verdade, só faltam mesmo as infraestruturas para H2 :D

Pessoalmente, gosto mais da ideia de H2 que EV :)

1999 Avensis T22 (3S-FE)

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http://www.huffingtonpost.com/2014/09/17/hydrogen-production-renewable-energy_n_5822270.html

Aparentemente, mais caminhos são trilhados no lado da produção, o que ajuda a sustentar a opção técnica pela inclusão do FCHV no leque de oferta por parte da Toyota.

Sou um admirador dos BEV e dos PHEV, e formalmente contra o investimento em FCHV...Mas isso não significa que seja cego...E talvez isto me ajude a convencer, desde que mantenham aceso o desenvolvimento e amadurecimendo dos primeiros.

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Damn! Conseguiram entregar uma justificação antes de eu fazer os posts que queria contra os FCHV... raios partam que os dias não têm 48h...

Ainda não desisti, ei-de conseguir ler isto e contra argumentar, ou dar-me por vencido...

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O futuro é um leque de oferta, dizem os especialistas. Menos mal que uma fração do leque possa vir de renováveis...

Falta fundamentar o frenesim com que a Toyota mergulhou no FCHV e o mediático desinteresse nos BEV. É este ponto que me incomoda...

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Ó Telmo, quando os especialistas se oronunciam sobre o futuro, a única coisa certa é que não acertam!

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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Luis Neves:

Ó Telmo, quando os especialistas se pronunciam sobre o futuro, a única coisa certa é que não acertam!

Sim, afirmação válida para as finanças e economia.

Porém...Para a engenharia, tecnologia e em particular a energia, são as próprias leis que limitam a nossa ação e depois de desenvolver os projetos, métodos e implementação, mais próximos teremos dos referidos limites. A produção de hidrogénio é possível por milhares de diferentes catalisadores e materiais, sistemas e dispositivos! Quantos deles são fáceis e eficientes, isso é outra conversa...

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Fun facts about hydrogen and fuel cell vehicles : TreeHugger

Alguns destes dados são novos para mim. A degradação da FC é uma realidade esperada, tal como nas baterias de tração, mas aqui referem de forma quantificada: 5 mil horas ou 150mil milhas... (240 mil km).

Uma bateria de tração do Prius não excede os 2mil euros, e está garantida por 10 anos pelo programa atual Toyota.

Quanto custará uma reposição de FC?

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Telmo Salgado:
Uma bateria de tração do Prius não excede os 2mil euros, e está garantida por 10 anos pelo programa atual Toyota

É provável que a bateria do FCV também venha a ser abrangida por uma garantia extensa, como é óbvio!!!

Telmo Salgado:
Quanto custará uma reposição de FC?

Será cara, mas com o tempo o preço terá tendência a descer. Foi assim com a bateria de tracção do Prius... obviamente!!

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Carlos Costa:

(...)

Telmo Salgado:
Quanto custará uma reposição de FC?

Será cara, mas com o tempo o preço terá tendência a descer. Foi assim com a bateria de tracção do Prius... obviamente!!

Nim, a bateria de tração sempre foi reparável, dado ser um conjunto de componentes. E o preço unitário das células uma pequena parte do preço da peça completa.

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