Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Os princípios e os fundamentos da escolha pelo caminho Hidrogénio

rated by 0 users
This post has 190 Replies | 12 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Os depósitos são em material compósito, certamente de maior espessura. Não consegui, infelizmente, encontrar nenhum comparativo polímero-metal...

http://www.sandia.gov/matlsTechRef/chapters/8100TechRef_polymers.pdf

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Bruno Almeida:
Lembro-me de ler no passado que o carregamento da moto EV do João Prates, era feita até determinada amperagem por forma a conseguir um rácio "ideal" entre tempo de carregamento/preservação das baterias/carga maxima/longividade das baterias.

A mota não tem refrigeração do pack de baterias. A maioria dos EV (tirando o Leaf) tem um sistema de refrigeração das baterias, para prevenir essa degradação. 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 23 Jul 2016 23:24

Um dos meus grandes amigos da TME com quem partilhava algumas discussões muito interessantes sobre tecnologia eléctrica nos automóveis deu recentemente um grande (e para mim inesperado) salto de carreira.

Falo de Bart Biebuyck que começou como simples engenheiro na Toyota em 1999, e foi subindo a pulso, à boa maneira Toyota, chegando a ser Senior Manager na divisão... adivinhem... de Power Trains, Drivetrains, and Hybrids. Tirando o seu mentor Gerald Killmann, que também já conhecemos, era a pessoa que mais percebia de baterias e híbridos na TME. Foi ele que me levou a dar uma volta no protótipo-mula do primeiro Prius PHV em 2009 Big Smile.

Pois este mestre da tecnologia híbrida Toyota/Lexus acaba há cerca de 3 meses de dar o salto para Director Executivo da FCH JU, que é como quem diz Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking. Ainda cheguei a ter algumas (poucas) conversas com ele sobre o H2, e já me tinha apercebido da sua atração pelo H2, mas nunca esperei tal salto.

Estou a ver se o convenço a inscrever-se no nosso site, e a publicar alguns posts, muito especialmente a responder às questões que muitos de nós, eu incluído, temos a fazer sobre o H2 na mobilidade sustentável. Vamos a ver se o consigo convencer, que o tempo dele é mais escasso que o nosso e ter tempo e paciência para participar num site estrangeiro... bem... vamos a ver se tenho sorte. Seria uma honra tê-lo por cá, e um feito consegui-lo Geeked.

Consegue-se ler muita coisa mais séria, para quem quer aprender e não divagar, tanto nos seus posts do Linked In como nos seus Tweets, recomendo vivamente. E foi precisamente num Tweet dele que hoje apanhei a referência para este artigo bastante interessante, que nos vai dar para mais discussão salutar:

The question “Batteries or Hydrogen?” is actually the wrong question. We need both.

Venham as primeiras ideias e comentários! Big Smile

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Ponto de vista interessante. Contudo a ideia de que os BEV são menos eficientes para distâncias longas presume que estes arrastam consigo toneladas de baterias. Ora a velocidade a que estas estão a evoluir tenderá rapidamente a reduzir o fosso. Depois há um outro fator. Claramente a direção vai no sentido de os caregadores terem cada vez mais potência, já se testam carregadores de 600 kW. Imaginem que conseguiam carregar um carro com baterias de 60 kWh em 6 minutos...uma paragem a cada 300 km seria perfeitamente viável. E assim lá se vai a teoria da ineficiência dos BEV para longas distâncias.

Também o argumento de que os carregaments rápidos vão desequilibrar a rede não me parece muito válido - 95% do tempo as pessoas vão andar dentro do range e carregam de noite, o que ajuda a integrar renováveis na rede. Os carregamentos diurnos de viagens longas serão uma pequena parte da equação.

Em todo o caso vejo uma vantagem no hidrogénio: pode ser produzido a partir de renováveis, convivendo com a sua intermitência, permitindo que estas o usem como uma bateria para armazenamento temporário, potenciando assim o uso das renováveis para além do que agora é possível na rede elétrica.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Gostei imenso do artigo!!

Luís, a evolução das baterias não é assim tão rapida como a perceção que algumas entidades, bem como os media (sensacionalistas) fazem crer. A densidade energética (volúmica e mássica) está limitada à química das células - passo lento, portanto - e o que veremos continuar a assistir proximamente é a redução de custo. Esta segunda tendência alia-se à função utilitária dos BEV referida. Encaixa na perfeição...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Bom, tudo indica que este ano ou início do próximo vamos ter a capacidade original duplicada, mantendo-se o volume...não é mau. 

E acima de tudo, não parece complicado fazer carros com baterias de 60 kWh a preços já aceitáveis, se pelo lado dos carregadores as coisas evoluirem, podemos ter reabastecimentos de 5 a 10 minutos e não seriam precisas baterias de maior capacidade mesmo para distâncias longas. 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Neves:

Bom, tudo indica que este ano ou início do próximo vamos ter a capacidade original duplicada, mantendo-se o volume...não é mau. 

E acima de tudo, não parece complicado fazer carros com baterias de 60 kWh a preços já aceitáveis, se pelo lado dos carregadores as coisas evoluirem, podemos ter reabastecimentos de 5 a 10 minutos e não seriam precisas baterias de maior capacidade mesmo para distâncias longas. 

Capacidade duplicada com volume igual? Confesso que me perdi...

Reabastecimentos de 5 a 10minutos (considerando algo como 80% de delta SOC)  têm sempre impacto na durabilidade das baterias, não convém esquecer.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

E o que dizer deste "aparente volte-face" da Toyota?

https://cleantechnica.com/2016/11/01/toyota-claims-tamed-lithium-ion-battery-technology-will-enable-us-also-produce-electric-cars-future/

Depois de ter andado a fazer vídeos que mandavam bocas aos eléctricos a bateria agora vem dizer que já "domou" as baterias de lítio?!

Qual a vossa interpretação destas declarações?

Alexandre Moleiro

Renaul Fluence ZE (2013) Renault Fluence ZE
(2013)
Consumo médio
Prius 2G (2005) Tesla Model 3
(2019)
Consumo médio
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Esse link já estava noutro topico, o dos Toyota EV.

Sim, soa muito estranho mas de facto a indecência de marketing foi quase exclusiva dos EUA.

A Toyota aplica Litio desde 2012, e fomos brindados com o carro laboratório de testes em 2010. Nessa altura muito se falou sobre o desmantelamento desses carros-cobaia, devem ter sido estudados à exaustão e fornecido mais dados para que em finais de 2016 estas declarações...mas parece mais evidente que a Tesla mudou a face dos BEV Wink

Not Ranked
Pendura
017_Prius_4G_PHV

Relativamente ao Hidrogénio, deixo um pequeno artigo que retrata a realidade actual do uso do mesmo na Alemanha e o encaixe do Mirai neste cenário.

No artigo pode ver-se o facto do hidrogénio ser já fruto excedente de algumas indústrias químicas, lançando-o para a atmosfera ou queimando-o, não estando a ser de todo aproveitado para a mobilidade eléctrica.

Mirai na Alemanha

Cumprimentos

Page 18 of 20 (191 items) « First ... < Previous 16 17 18 19 20 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com