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Os princípios e os fundamentos da escolha pelo caminho Hidrogénio

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Pequena minoria?

http://www.greencarreports.com/news/1071688_95-of-all-trips-could-be-made-in-electric-cars-says-study

Além desta evidente demonstração que os BEV são solução para muita gente, e dadas as recentes notícias de a Tesla constituir um dos maiores receios fundados das marcas premium europeias, pelos resultados brilhantes nas vendas, não me restam quaisquer dúvidas que é possível ser a melhor alternativa aos carros a combustão interna. O FCV é um carro de combustão externa, algures numa central de reforming que transforma GN em H2.

2 dias para carregar um Leaf? Tens link para isso? Geeked

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Carlos Costa:

 

 Os BEV andam por cá há muitos anos

 

Andam por cá à volta de cem anos (assim como o conceito hibrido).

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Gustavo Silva:

Carlos Costa:

  Os BEV andam por cá há muitos anos

 Andam por cá à volta de cem anos (assim como o conceito hibrido).

Correto, mas as tecnologias não evoluíram senão nos últimos 20 anos, em especial com algumas formulações eletroquímicas mais densas, e no domínio da eletrónica (potência e controlo)...

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João Prates replied on 8 Dec 2014 12:34

Não confudemos as coisas...

Uma coisa são conceitos e experiências demonstradas em laboratório, outra coisa é a sua industrialização e produção em série.

Esta foi uma grande lição que o "mestre" Killmann me deu em Bruxelas: Se conseguíssemos colocar na estrada 20% do que conseguimos fazer em laboratório já era uma festa. A maior parte dos conceitos e tecnologias não se consegue sequer industrializar, e outra grande parte até se conseguia mas ficava a preços absurdos que impediam a sua comercialização com a margem de lucro desejada pela marca (caso do iQ EV).

Por isso fiquem lá com os conceitos e teorias, e até práticas de laboratório para outras discussões.

O que é facto é que quando o Prius saiu em 1997 era um carro produzido em série, como todos os outros Toyota, e desde logo não dependia de mais nada que gasolina. Era logo à nascença uma viatura que encaixava sem qualquer modificação na infraestrutura da altura, e ainda na actual.

Um EV já só encaixa para quem tem onde carregar sem problemas todos os dias na garagem de casa. Ora nem todos têm garagem, e nem todos têm instalação eléctrica na garagem para efectuar o carregamento. O EV serve para 95% da população? Provavelmente. Mas esses 95% da população têm como utilizar o EV sem ser na dependência da ridícula e muito mal fiscalizada rede de carregamento pública? Ah pois....

Já os FCV são um tiro no pé por todos e mais alguns motivos. A começar por terem um saldo energético muito pior do que os EVs, por mais que a Toyota venha com gráficos bonitos a dizer o contrário... mas isso como já disse quero deixar para outra thread e detalhe. O que sei é que se os EVs não servem toda a gente que até os poderia utilizar por não terem a necessária infraestrutura, o que dizer do FCV...

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João Prates:
nem todos têm garagem, e nem todos têm instalação eléctrica na garagem para efectuar o carregamento. O EV serve para 95% da população? Provavelmente. Mas esses 95% da população têm como utilizar o EV sem ser na dependência da ridícula e muito mal fiscalizada rede de carregamento pública? Ah pois....

Uma coisa é dizer que os BEV serviriam 95% da população, outra coisa é fazer com que essa percentagem adira ao BEV. Impossível!!

João Prates:
os FCV são um tiro no pé por todos e mais alguns motivos. A começar por terem um saldo energético muito pior do que os EVs

Mas isso não é novidade nenhuma. O que é novidade é existir uma tecnologia diferente, com grande margem de desenvolvimento e tendencialmente mais limpa que os actuais veículos a combustão interna.

 

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Telmo Salgado:
dadas as recentes notícias de a Tesla constituir um dos maiores receios fundados das marcas premium europeias, pelos resultados brilhantes nas vendas

O problema da Tesla é a incapacidade de produzir carros em volume suficiente. E se quiser sobreviver, a longo prazo, terá que fazê-lo. E terá que diversificar a gama e oferecer produtos com preços menos faraónicos!

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Carlos Costa:

O problema da Tesla é a incapacidade de produzir carros em volume suficiente. E se quiser sobreviver, a longo prazo, terá que fazê-lo. E terá que diversificar a gama e oferecer produtos com preços menos faraónicos!

E é aí que os problemas começam, uma coisa é fazer um carro espectacular que é vendido por 100 k€, outra coisa é fazer um carro igualmente espectacular para vender por 40 k€ dando rentabilidade à marca...

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Notem que o Tesla Model S é um segmento E, cuja baliza de preços é normalmente da ordem dos 60-100k€. Qualquer comparação para os segmentos inferiores é uma injustiça, em espaço, qualidade e prestações.

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Telmo Salgado:
Qualquer comparação para os segmentos inferiores é uma injustiça, em espaço, qualidade e prestações.

Não é a comparação que está em causa. Está em causa a diversificação do produto para poder reclamar quota de mercado necessária à rentabilidade. A Tesla não sobrevive na Europa apenas com o model S. Terá que apontar a um público alvo mais abrangente. E mais importante que isso, terá que ter capacidade produtiva suficiente!

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Carlos Costa:

Telmo Salgado:
Qualquer comparação para os segmentos inferiores é uma injustiça, em espaço, qualidade e prestações.

Não é a comparação que está em causa. Está em causa a diversificação do produto para poder reclamar quota de mercado necessária à rentabilidade. A Tesla não sobrevive na Europa apenas com o model S. Terá que apontar a um público alvo mais abrangente. E mais importante que isso, terá que ter capacidade produtiva suficiente!

Referiste preços faraónicos, e o Luís também...

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