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Mitsubishi Outlander PHEV

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Vou aqui desenferrujar este tópico. Pensei em criar um autónomo, mas não me pareceu que justifique.

No fim de semana passado tive oportunidade de fazer um mini-teste com o Oulander, cortesia do João Ferreira, incluindo os corcuitos-padrão para aferir consumos em autoestrada e de autonomia EV.

Aqui ficam algumas notas sobre o contacto.

O Outlander é no global um carro muito interessante, embora tenha algumas caraterísticas que não são para qualquer um. É um carro bastante grande, para começar, pelo que nem todas as garagens e locais de estacionamento o comportam. Felizmente, a versão PHV com a sua motorização elétrica, associada a um excelente sistema de câmaras 360.º, tornam a condução superleve e o estacionamento uma brincadeira de crianças. Mas não deixa de ser um carro grande...

Muito confortável de bancos e suspensão, linhas agradáveis no exterior e interior, direção bem posicionada e calibrada, tornando a condução agradável. Vamos bem lá no alto, claro, com visão de falcão para o trânsito.

O motor (falo do MCI) é em geral bastante scilencioso, embora pontualmente dê uns ares de HSD, ficando a rotação algo mais elevada do que parece necessário a vencer uma inclinação. Mas a maior parte do tempo, mesmo quando a puxar sózinho em autoestrada, é como se não estivesse ligado. A insonorização é também boa, pelo que as viagens grandes neste carro são muito confortáveis. E com espaço a rodos para levar a tralha na mala, pois esta pouco ou nada perde face à versão convencional. Excelente trabalho de empacotamento da Mitsubishi, e falamos de uma bateria de 12 kWh, 50% maior que a do 4G PHV. À atenção da Toyota,

Um aspecto único e muito interessante deste carro é ter, para além de tomada de carga lenta (infelizmente apenas a 16A, pena não ir aos 32A), também uma tomada de carga rápida Chademo que permite receber 20 kW. Em cerca de 20 minutos recupera 80% da bateria num PCR. Parecendo que não, isto permite gerir as cargas de modo a rapidamente se poder fazer mais uns quantos km em EV, o que é demonstrado de forma magistral pelo João com uma média de...2,5 l/100 km! Masgistral num carro deste porte.

Os testes de autoestrada mostraram, sem surpresa, que em ambiente puramente baseado no MCI os consumos disparam bastante. Obtive médias ligeiramente acima de 9 litros a 110 e 120 km/h reais, com vento intenso, o que não terá também ajudado. No meu circuito padrão suburbano, a autonomia EV ficou pelos 42 km, o que é bom em termos absolutos, contudo atendendo à capacidade útil das baterias, denota um consumo superior ao dos PHV já testados (3G, 4G e BMW 225xe).

Um aspeto também muito interessante são os 5 níveis de regeneração que podem ser selecionados com patilhas no volante, o que torna a condução interessante, dando ao condutor (se ele quiser) uma maior gestão do sistema.

Em suma, uma carro muito interessante para quem precise de espaço e conforto, e não faça uma percentagem de km anual muito grande em deslocações de longo curso. 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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