Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo - Luís Figueiredo

rated by 0 users
This post has 93 Replies | 7 Followers

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Luís Figueiredo Posted: 14 Apr 2014 11:21

Viva!
Como sabem estava comprador de um prius 3g... digo estava porque já não estou, já troquei o meu antigo carro pelo prius. Stick out tongue

É a versão premium + pele e é Cinza pérola. è usado e comprei com pouco mais de 100000km tem ainda garantia de fábrica até ao final do ano e está impecável!
Tenho estado ausente do forum pelo que só agora é que tive disponibilidade de dar as novidades.
Já o tenho há 15 dias e já fiz cerca de 1300..1400km com um bocadinho de tudo ,AE, cidade e nacionais.
Primeiras impressões:

• é de facto muito diferente de tudo o que tenho conduzido (e tenho um bom leque), muito relaxante e incrivelmente sossegado em cidade.
  • a qualidade dos materiais é discutível. Os plásticos são duros, os acabamentos não são perfeitos mas tambem não são terriveis. Apesar de achar a qualidade ao nivel de um utilitário básico acho que diferença está na qualidade de montagem que está acima deste. Os plasticos apesar de não apresentarem ruidos parasitas, mandam ligeiros estalinhos na consola central, o que me leva a crer que possam vir a aparecer com facilidade.
  • o nivel de equipamento é muito bom, ao nível do meu antigo carro, estou contente neste campo.
  • insonorização... bem, de facto, o que acho que o prius ganha em silencio de motor e aerodinamica, perde em ruído de rolamento. Acho que podia ser muito melhor neste campo. É muito silencioso em cidade, razoável em nacional e fraco em autoestrada. Ouve-se muito o ruido do exterior. Se estiver de chuva até parece que vai a circular de janelas abertas. Pelo que noto dos interiores arrisco dizer que a alcatifa do chão é muito fina (não sei o isolamento debaixo dela) e as portas são grandes mas não são solidas (fazem barulho de lata), ou seja, julgo que por serem grandes e não terem tela de absorção de vibrações geram muita ressonancia dentro do carro, e então ruido é reflectido e não absorvido. Os meus carros anteriores eram melhores neste campo
  • economia e motor.. de facto neste campo surpreende. Estou longe de conseguir o "autocolante", para ser sincero acho que ainda estou longe. primeiro depósito media de 5.2l/100. Não acho terrivel, pois toda a gente experimentou o carro nos primeiros dias, toda a gente teve de acelerar para ver o que andava, etc... etc... Dadas as condições acho bem bom... outro carro económico qualquer teria nestas condições uma media superior, não tenho duvidas. Ontem atestei novamente e em 250km estou com 4,6l/100 sem preocupações com consumos, condução normal. E anda...se anda...:o. As ultrapassagens são fantásticas. Parece ter um motor muito mais potente do que realmente tem. Quem pensa que um hibrido não anda está tão, mas tão enganado... ai se eles soubessem o que eu sei! hehehe

Resumindo, é sem sombra para duvidas um carro com tecnologia avançada e onde se vê que existe evolução no mundo automovel. Põe qualquer carro que conheço a um canto neste aspecto. Qualquer carro que conduzo agora parece algo primitivo... embraiagem, mudanças, sulavancos, barulho...enfim... é muito diferente. Grande parte dos meus amigos ficaram surpreendidos mas não convencidos ("é muito esquisito", "o motor em carga parece que está em esforço para o que está a andar", "não tens sensação de aumento de velocidade"), acho que so com o passar do tempo se convencem, mas é inevitável... o que eu respondo a isto é: "as pessoas não se convencem todas ao mesmo tempo, ha alguns que se convencem mais rapidamente da realidade e das tendências". Mas pronto, acho que se fosse mais (ainda mais) silencioso de rolamento era a cereja que faltava no bolo.

E pronto, começa assim a minha jornada com o prius!

Abraços

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Parabéns e faltam as fotos Stick out tongue

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

alguém da moderação com poderes para o acto que atualize sff o carro do Luis

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G

Parece impossivel mas ainda não tenho uma única foto do carro. A primeira virá directamente para aqui! Smile

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Bons dias Luís, até que enfim que já o tens nas "unhas" certoWink

Luís Figueiredo:
Qualquer carro que conduzo agora parece algo primitivo... embraiagem, mudanças, sulavancos, barulho...enfim... é muito diferente.

mesmo...disfruta o que conseguires da "máquina maravilhosa que te saiu na rifa"Cool

Fiquem bem e,

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Com 100.000 km os pneus já não são os de série. Qual é a marca e modelo que estão montados?

Embora concorde que o isolamento do Prius poderia ser melhor, também não é tão mau como pode transparecer das tuas palavras, a não ser que venhas de um carro excepcional neste aspecto.

Uma das possibilidades é teres pneus com mau desempenho acústico. Os de origem não são brilhantes nesse aspecto, mas ainda há pior.

Eu quando troquei mudei para os Goodyear Eagle Assimetric 2, e de facto são melhores que os de origem nesse aspecto.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

p.s. - um dos "problemas" do Prius é que pelo silêncio geral de funcionamento, os restantes sons se tornam mais notórios que num carro normal: o ruído de rolamento e os chamados ruídos parasitas.

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G

Luís, os pneus são na frente se não estou em erro são os Michelin Pilot exalto e atrás são os Bridgestone turanza er33 (jante 17). Eu associo também o perfil mais baixo que aquilo que eu tinha antes como sendo uma causa provavel. O meu carro não era excepcional, mas era muito bom. Eu considerava-o uma referencia no seu segmento, (volvo v50, jante 16), no entanto não o considero também de um segmento superior ao prius, por isso a minha "comparação". 

Repara que eu não digo que seja mau, apenas que é a minha primeira impressão e que poderia ser melhor sim, como também concordas comigo. Não estava a espera da perfeição porque, sejamos francos, a praia do prius é cidade e nacionais, pára-arranca, etc. AE a velocidades constantes de 120-130km poderá estar ao nivel de um diesel do segmento, neste campo 5* no entanto em AE por exemplo, não ouço o motor as 3000rpms constantes, mas sinto que tenho de falar mais alto para as pessoas que la vão dentro me ouvirem, aumentar o volume do rádio em 2 ou 3 niveis, etc numa estrada de paralelos a mesma coisa. Tudo o resto, é um silencio absoluto. Não sei se já repararam, mas

Não me interpretes mal, não estou a criticar,  mas so posso comparar com aquilo que conheço, e os meus carros "normais" anteriores a 80-100kmh ou paralelos faziam tanto ou menos barulho de rolamento... já aerodinamico e de motor, isso é outra conversa Smile

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Os Michelin são bastante ruidosos (72 dB) e os Bridgestone, embora certificados para 69 dB, curiosamente em reviews de condutores vê-se frequentemente a crítica de serem barulhentos.

Penso que o conforto acústico poderá melhorar bastante se aproveitares ao mudar de pneus para escolher uns que sejam bons nesse aspecto (e noutros).

Não obstante, continuo a achar estranha a referência que fazes em algumas circunstâncias. Em AE a 120/130 em plano o motor do Prius não se ouve, pelo que o som que chega ao habitáculo é essencialmente da deslocação de ar e do contacto dos penus com o asfalto. Noutros carros o som do motor é mais proeminente e acaba por abafar um pouco os ruídos aerodinâmicos, o que aqui não acontece. Em todo o caso, eu nessas condições não sinto qualquer necessidade de falar mais alto, nem de elevar o som do rádio! Por exemplo, em comparação com o Laguna diesel que tive antes de ver a luz Angel, acho o Prius mais silencioso em AE em ritmo de cruzeiro.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Luís Figueiredo:
na frente se não estou em erro são os Michelin Pilot exalto

Os Exalto são péssimos em termos de ruído. Aliás, não conheço pneu mais barulhento que esse. O meu sogro usou um jogo desses pneus num Yaris e queixava-se todos os dias!!!! 

Page 1 of 10 (94 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com