Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo - Luís Figueiredo

rated by 0 users
This post has 93 Replies | 7 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Luís Figueiredo:

Sim, é claro. Mas então perguntaste-me por registos, de que registos falas? Diria que vai ser dificil/impossivel conseguir chegar a esse rigor, mas isso já se sabia antes de os trocar. Eu continuo a achar que o que devo ter em conta é a quantidade de km por €€ que saem da carteira cada vez que abasteço. A diferença que me interessa é essa Wink

Atualização: Mais uns km e mesmo muito, mas muito mais suave a filtrar as irregularidades. Acredito que o choque é maior porque mudei muitas coisas ao mesmo tempo: roda maior, maior perfil, pneus mais confortáveis, troquei os 4 de uma só vez, pressão provavelmente diferente... 

Os registos a que eu fazia menção são os fornecidos pelo Spritmonitor, que embora passem a enfermar de um erro (devido ao odómetro), é fácil de comparar e de estabelecer o desvio face à medida original. Mas se ainda assim, procederes ao registo dos km até apitar, já pode servir para ter uma ideia...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G

Atualização DB:

algumas semanas passaram desde a minha última participação no forum. Para fazer um pequeno enquadramento, recentemente coloquei pneus novos alterando a medida de origem de 215x45x17 para 225x45x17 e fiquei de reportar resultados assim que fizesse uns km.

Passaram cerca de 5000 desde que os coloquei e posso dizer que estou satisfeito. Tal como o tem sido referido aqui no meu DB seria de esperar os consumos aumentarem certa de 0,1l e o conforto também "aumentasse". As conclusões que tiro destes 2 itens principais, são baseadas apenas na minha sensação, já que para ser algo mais correcto necessitaria de fazer um registo mais rigoroso, ter noção dos erros de velocimetro antes e depois, onde entra o tamanho da roda antes e depois etc. mas partilho o que acho.

Aparentemente depois de vários depósitos, os consumos do CB permanecem idênticos. As condições são exactamente as mesmas (percursos, atestar assim que apitar a reserva, etc...). Não sei se já tinha referido mas mantenho um contador que apenas coloco a 0 quando faço a revisão. Esse subiu uma décima (de 4,7 para 4,8) o outro coloco a 0 sempre que atesto e os resultados são os que tinha antes, uns depósitos perto dos 5 outros perto dos 4,5  mas a maior parte deles continua a ser a volta dos  4,7. Os Km percorridos continua idêntico também, do atestar ao apito, +-36l na ordem dos 750km.

O que eu acho fazer sentido para a diferença dos 4,7 para 4,8 no contador entre revisões passará por termos tido temperaturas mais baixas nestes 3 meses por isso, o primeiro inverno que passo com o prius, basta só ver que ele demora mais tempo a aquecer para ver como a temperatura pode influenciar os consumos.  Depois pq houve pelo meio um depósito que acabei com media marcada de 5.3, se me recordo a mais alta que alguma vez tive, mas com uma condução que habitualmente não tenho. 

do ponto de vista científico, e como n tenho um registo "fiável" como o spritmonitor, como disse não comprovo nada, mas partilho na mesma Smile

O outro ponto, o conforto, melhorou bastante. Onde noto mais é em estradas onde tipicamente menos ruidosas, parece o rolar de uma bicicleta em cima de um tapete de tão suave que é. Mais uma vez, nada me garante que se colocasse os mesmos pneus na medida de origem não fosse notar o mesmo.

Resumindo, estou satisfeito e esta para mim foi uma fórmula que resultou e voltava a fazer tudo igual.

420€ (4pneus com alinhamento) - 60€ em vales de combustível - 30€ (desconto em vale na loja onde montei os pneus ) + 30€ (DUA novo) + 45 (declaração toyota)

Posso dizer que a brincadeira ficou por 405€.

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G

Atualização DB:

Nestes ultimos meses da minha não participação no forum, não houve novidades em relação ao Prius.

Fui leva-lo à revisão dos 135kkm onde apenas foi feito o normal. Ainda não foi desta que levou pastilhas. O óleo usado foi o 5w30 e a revisão em sí ao abrigo da promoção que tem sido habitual também.

Troquei as rodas de eixo para rodar os pneus, algo que habitualmente também costumo fazer na altura da revisão. Paguei ~140€ e fiz na oficina habitual. (serviço 5*, mais uma vez)

Ficou pendente a questão da renovação da garantia da bateria de tracção porque no fim de semana antes da revisão tinha desligado a dos 12v e por isso os contadores ficaram a 0. Eu não sabia, mas  ja li algures, parece que tem de fazer "500km e 5 ciclos de refrigeração" para validar os testes e passar a garantia. Esta semana ver se consigo la voltar para o fazer.

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
tcap-support

Confirma-se os 500kms e os 5 ciclos. O da minha mão também não fez porque a bateria estava muito fraquinha, teve que ficar á carga durante a noite, e depois pediram ara lá voltar passados os ditos 500 kms.

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G

Atualização DB:

Aproximou-se a data da inspeção periódica e lá fui com o Prius. Como estava a prever que houvessem dúvidas de como o colocar em modo de manutenção para os testes dos gases, levei o procedimento comigo. E não estava errado, não sabiam como o colocar em modo de manutenção para fazer o teste mas foram extremamente humildes em admití-lo. Eu ajudei e em 5min o teste foi feito. No final peguntei se não era habitual lá aparecerem "carros destes" e como faziam se não seguiam o procedimento. garantiram-me que o faziam na mesma mas confesso que não percebi bem como. A resposta foi "Ah, costumamos colocar no D, com o travão de mão puxado aceleramos." Surprise... das duas, três... ou por sorte entretanto acaba-se a bateria e começa o motor a trabalhar e lá fazem o teste assim, ou metem em parque e aceleram para obrigar o motor a rodar, ou quero ter percebido mal e não ver que "engatam" o carro e aceleram para o obrigar a fazer força com ICE enquanto está travado. Mas pronto, la foi feito e ainda deixei a questão, se não tinham conhecimento da existência de um procedimento para isso. Foram humildes ao ponto de me pedir o procedimento que acabei por deixar pois acredito que futuramente, independentemente da forma como o continuarem a fazer, os proprietários dos prius que la forem vão agradecer :) 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Luís, isso é preocupante. Os procedimentos são enviados pelo importador e eles ignoram/apagam/recusam?

Qual é o centro de ITV?

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G

Eu perguntei, mesmo sem saber como se processa, se a Toyota não lhes tinha facultado esse procedimento. Disseram-me que não tinham recebido nada. Acrescento o facto de apenas ter falado com uma pessoa, apesar de estar a falar no plural, refiro-me a "eles", uma pessoa em nome da instituição. Não descarto a hipótese de poder ser apenas desconhecimento da pessoa, mas se for, também não acho que estejam a trabalhar bem. Foi em Odivelas.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
tcap-support

Este post não me espanta... onde fui com o meu no ano passado puseram o carro em P e aceleravam...

Eu não tinha levado o procedimento comigo, pelo que não sabia como por em "modo inspecção"

Logo deve ser mal comum a vários centros.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Na minha primeira visita à inspeção foi a mesma cena. Mas eles já tinham uma metodologia desenvolvida para os Prius: meter em P, ligar o a/c no máximo, deixar esgotar a bateria para o MCI entrar e então proceder às medições...Tongue Tied

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Tiago Barros:

Este post não me espanta... onde fui com o meu no ano passado puseram o carro em P e aceleravam...

Eu não tinha levado o procedimento comigo, pelo que não sabia como por em "modo inspecção"

Logo deve ser mal comum a vários centros.

No teu DB não disseste que centro foi... Confused

Page 8 of 10 (94 items) « First ... < Previous 6 7 8 9 10 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com