Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo - Luís Figueiredo

rated by 0 users
This post has 93 Replies | 7 Followers

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Luís Figueiredo replied on 30 Dec 2015 11:37

Há uns tempos que tenho vindo a notar um ranger em situações de quase paragem completa ou quando tenho de passar por um desnivel que provoque uma torção dos eixos\suspensões\barras estabilizadoras. Em andamento não se notava nada e sempre que precisava de virar o carro numa subida, chegava a parar num cruzamento a descer, etc. rangia sempre. Cheguei a pensar que fosse no interior e tudo, até fazer o teste num desnivel acentuado com uma pessoa cá fora a ver de onde parecia vir.

Pela sensibilidade e necessidade que por vezes tenho em arranjar uma justificação para qualquer alteração de comportamento, pesquisei e acho que dei com o problema. 

Com o passar do tempo e quilómetros, é normal as borrachas perderem as suas propriedades originais. Ficam secas porque perdem lubrificação e em último caso ficam gretadas e acabam por ter de ser substituidas.

Até lá como manutenção preventiva há algumas que podemos tentar prolongar a sua vida útil.

O que me aconteceu foi que as borrachas (sinoblocos) da barra estabilizadora começaram a sofrer deste mal.

Não sou um entendido em materiais, mas depois de algumas pesquisas, cheguei à conclusão que antes de as subtituir, como não estão gretadas, podia tentar a lubrificação. Os produtos que identifiquei são: Einszett Gummy, Spray de silicone e massa branca de lítio. Todos eles são baratos, e encontram-se em lojas de material auto ou online. Uma pesquisa rápida e encontram-se logo.

O Einszett é um restaurador de borrachas, muito bem classificado por quem entende do assunto e serve para tudo o que é borrachas, devolvendo as propriedades à borracha. 

O spray de silicone (o que usei) é o de mais fácil aplicação porque é liquido, é só apontar para o sítio. 

A massa branca de litio, também é em spray de fácil aplicação e cria uma espécie de película branca de massa consistente muito fina e muito mais resistente a água ou com o passar do tempo.

Pessoalmente usei o spray de silicone para identificar mais rapidamente a fonte pois se funcionasse era de efeito imediato e como na embalagem está classificado como lubrificante de borrachas, para além de rápido se calhar e o ideal. 

O ruído desapareceu totalmente, mas o "problema" é que estes sinoblocos estão sujeitos a tudo o que passa por baixo do carro pois estão à mostra. Se voltar tenho de colocar a massa branca pela sua resistência à permanência no local, ou mesmo subtituir os ditos sinoblocos, uma vez que não dá para os proteger de outra forma. 

Não é preciso desmontar nada para fazer esta intervenção, basta olhar para baixo do carro e apontar com o spray.

Se acharem útil posso fazer um topico no DIY.

Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Perfeita a ideia. Se tiveres essa disponibilidade, afeta algum tempo a fazer esse tópico Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
EV
000_Flint
0000_PREMIUM_Access
tcap-support

Também concordo.

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G

Estou a preparar o DIY mas ainda não tive oportunidade de tirar as fotos para juntar ao documento. Assim que as tiver termino-o e partilho.

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G

Atualização DB:

Com 6 anos de vida, julgo que a bateria auxiliar 12v do prius está a está dar sinais da necessidade da sua substituição nos proximos dias.

Ultimanente tem "custado a pegar", mas hoje estava a ver que já não conseguia arrancar. Não tenho feito grandes viagens com ele, só casa-trabalho-casa pelo que não lhe tenho dado grandes oportunidades de carregar. Com 6 anos, imagino que também já não tenha a mesma capacidade de receber a pouca energia lhe lhe dou com os trajetos de 10km para cada lado.

Muitas luzes no painel, mostrador a fraquejar e luzes da frente a piscarem. Tive de desligar tudo, automatico dos faróis, radio e climatização e lá arrancou.

Já pedi uns orçamentos e de momento já tenho 3 diferentes. 2 na Toyota e 1 fora com valores de 180 ,148 e 84 respectivamente. 

Entretanto estive a pesquisar e, corrijam-me os entendidos se estiver enganado, concluí que o Prius tem de origem uma bateria com tecnologia de Gel (designação AGM, pelo que na toyota a referencia é 28800-YZZPD e fora da toyota é uma bateria "normal", daí a diferença de preços.

Sem querer entrar em detalhes sobre as vantagens e desvantagens de cada uma, para mim não faz sentido substituir a original por uma normal, pois se lá vem aquela ha-de ter as suas razões. A normal serve, sim, mas tenho a sensação que estou a passar de cavalo para burro, não menosprezando os animais.Stick out tongue

A garantia na origem é de 3 anos e fora 2.

Vamos ver se pelo menos consigo dar à chave para ir até à oficina.

@Telmo Salgado, o teu tem sensivelmente a mesma idade e km do meu, já tiveste algum destes sintomas? (compreendo que pode depender da utilização e so tendo o meu ha 2 anos, não sei como foi tratado pelo anterior dono)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Ainda não tive sinais, até ver...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

A do meu ao fim de sensivelmente três anos e meio e  96K Km, resolveu avisar no mesmo dia que tive de a trocar, por uma idêntica à de origem no Prior Velho e por quase 150 € com desconto, por ter feito ver aos senhores que durou muito pouco tempo...

Fiquem bem e, 

Top 50 Contributor
Plug-In
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

A minha é uma normal Varta e custou cerca de 60€, mas com desconto. 

Prius 3G Sol Branco Pérola + filtro na conduta de ventilação da bateria (02-2011)

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G

Bom dia, 

continuou a saga hoje de manhã e assim que pegou, fui direto comprar a bateria.

Decidi pela original no Prior Velho (137€) pelas razões que expliquei anteriormente, esta é AGM como a antiga e os orçamentos que tinha, apesar de mais baratos, incluindo a da Bosch Car Service era "comum".

A referência é a que mencionei num post anterior.

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G

Eurico, sabes se a tua tem um furinho para ligar o tubo de extração dos gases?

Page 9 of 10 (94 items) « First ... < Previous 6 7 8 9 10 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com