Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

BMW i3 REX - consumos pela EPA

rated by 0 users
This post has 50 Replies | 6 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado Posted: 27 May 2014 9:31

http://www.motorauthority.com/news/1092284_2014-bmw-i3s-epa-rated-mpg-and-range-revealed

Ora bem, o i3 na sua versão REX, com um motor térmico auxiliar, fica com melhores consumos que o Chevrolet Volt...

117MPGe (elétrico)

39MPG (gasolina)

Volt: 98MPGe // 37MPG

Prius PHV: 95MPGe* // 50MPG

* - obtido com um blend de arranque do MCI no ciclo EPA

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

• Filed under:
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 27 May 2014 11:12

Muito interessante.

O BMW mesmo na sua versão mais simples, i.e. BEV, tem o seguinte rating:

Camera
iPhone 5
Focal Length
4.12mm
Aperture
f/2.4
Exposure
1/20s
ISO
50

Reparem na eficiência do veículo: Gasta 27 kWh por cada 100 milhas!

Estamos a falar de um carro de muito pequenas dimensões, feito quase inteiramente em fibra de carbono, mais leve que uma pena portanto, aliás pesa 1.195 Kg mesmo já contando com uma bateria de grandes dimensões característica implícita dos BEV.

Ora com dados REAIS, exportados do meu SpritMonitor, eu vejo que o meu Prius PHV com o "trambolho" do MCI e toda a tralha do MCI, faz... surpresa... sem fibras de carbono xpto... 22 kWh por cada 100 milhas (14,5 kWh por 100 km)!!!!

Posto isto, a pergunta que se impõe é simples: O que raio espera a Toyota para arriscar forte com um BEV tal como fez em 1997 com o HV?

Têm tecnologia que bate a concorrência em todos os níveis!

Mexam-se! Arrisquem! Nem que seja para perder dinheiro inicialmente (e será certamente)!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

João Prates:
o meu Prius PHV com o "trambolho" do MCI e toda a tralha do MCI, faz... surpresa... sem fibras de carbono xpto... 22 kWh por cada 100 milhas (14,5 kWh por 100 km)!!!!

Já há algum tempo tinhamos percebido que o PHV é muito eficiente em modo EV, mesmo tendo em conta as suas características, como as dimensões e peso.

O ChaF, por exemplo, anda sempre nos 16-17kWh/100km na cidade. Para baixar para os 14,5 só em estrada e há que ter cuidado para não passar muito dos 80-90km/h. Zip it!

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Alexandre Oliveira Perdigão:
O ChaF, por exemplo, anda sempre nos 16-17kWh/100km na cidade.

Mas o ChaF (Zoe para os menos atentos) não tem um chassis XPTO com carroceria e tudo em carbono YZ e por aí fora...

O que quero dizer é que a eficiência do sistema eléctrico e electrónico BMW é estupidamente baixa, uma vergonha, que para ter valores ainda assim maus têm de ter técnicas de construção quase sobre-humanas que compensem a porcaria de eficiencia motriz.

E custa-me muito ver que a Tesla é a única companhia a verdadeiramente apostar nos EVs.

No mínimo dos mínimos a Toyota devia comprar a Tesla, mas isso também mataria o espírito da Tesla, e isso seria inadmissível.

Uma joint-venture a sério, o oposto do que temos hoje, com a Tesla a ser uma empresa Toyota mas com total liberdade criativa, e a passar tecnologia para a Toyota e Lexus, seria o ideal.

Imaginem os recursos da Toyota ao dispor do Elon Musk para gastar/investir/aplicar a seu belo prazer... Uiiiiiiiiiii!!!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Atenção que os consumos EPA podem ser ligeiramente superiores aos do mundo real...

No caso do Prius PHV, o valor anunciado é de 29kWh/100 milhas. Até ligam o térmico num dos ciclos de teste...

E sim, Prates...uma verdadeira joint-venture com a Tesla era uma maneira de ter bons BEVs, reduzindo os custos de produção...Mas isso cabe aos acionistas da Toyota em decisão...e se calhar nem o sr.Uchiyamada tem voto na matéria...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 27 May 2014 14:24

Telmo Salgado:
No caso do Prius PHV, o valor anunciado é de 29kWh/100 milhas. Até ligam o térmico num dos ciclos de teste...

Pois, por isso mesmo acho que o teste não é representativo.

Até nem sei se o PHV estivesse em City Mode (algo que nos USA não existe) não seria capaz de realizar o teste sem ligar o MCI, aposto que sim.

Em todo o caso a disparidade é gritante, tendo em conta a tecnologia (não EV related) que a BMW utilizou na construção do i3/i8.

Imaginemos essas carrocerias com as baterias e gestão EV da Tesla e motores e inversores da Toyota... ai... ai.... suspiro... Angel

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
011_Prius_1G
210_Renault_Fluence
tcap-support

Bem, não querendo ser desmancha prazeres, deixa-me lembrar que, na minha opinião, não podemos comparar os valores de um puro eléctrico com um híbrido plug-in pelas seguintes razões:

1º Diferença de potência dos motores eléctricos em questão; julgo que a maior potência do BMW levará a um maior consumo que o do Toyota! Talvez não tanto como num CI, mas...

2º O motor eléctrico do Prius tem a "muleta" do MCI para as situações mais difíceis; ou seja, se o Prius quiser acompanhar o BMW numa aceleração forte, recorre ao motor térmico para ajudar, o que leva a que o motor eléctrico não seja obrigado a "suar as estopinhas" para o acompanhar, fiz-me entender?

3ª Em muitas das situações, quando o motor eléctrico assume os comandos, já não tem a tarefa da aceleração a seu cargo, só tem que manter o andamento, muitas vezes será o "glide" a sua tarefa!

Por último, apesar do BMW pesar menos, deve ter um Cx superior ao do Prius, não será? Pelo menos é o que parece,  sendo mais alto!

Não quero com isto dizer que a Toyota não possui os conhecimentos e tecnologia para fazer um VE melhor que os outros, porque tem obrigação de ter; mas os cifrões, ou ienes, ou o que seja, (da mama das revisões e etc) falam mais alto!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Alexandre Jesus:

(...)

Por último, apesar do BMW pesar menos, deve ter um Cx superior ao do Prius, não será? Pelo menos é o que parece,  sendo mais alto!

(...)

O BMW possui um coeficiente de forma 0,29

http://www.plugincars.com/bmw-i3-may-be-best-city-car-market-127857.html

Há quem tenha feito umas contas ao coef x área, às quais ainda não encontrei subscrição oficial, que deram

BEV: 0.690 m2
REX: 0.710 m2
Prius 2004: 0.58 m2

http://www.mybmwi3.com/forum/viewtopic.php?f=11&t=534

Parece evidente que existe uma margem de melhoria, em especial no tipo de carroçaria que, afastando-se da gota de água que os estilos Kammback (Prius, Insight, etc.) conseguem mimetizar, com bons resultados.

Bem visto!

Alexandre Jesus:

Bem, não querendo ser desmancha prazeres, deixa-me lembrar que, na minha opinião, não podemos comparar os valores de um puro eléctrico com um híbrido plug-in pelas seguintes razões:

1º Diferença de potência dos motores eléctricos em questão; julgo que a maior potência do BMW levará a um maior consumo que o do Toyota! Talvez não tanto como num CI, mas...

2º O motor eléctrico do Prius tem a "muleta" do MCI para as situações mais difíceis; ou seja, se o Prius quiser acompanhar o BMW numa aceleração forte, recorre ao motor térmico para ajudar, o que leva a que o motor eléctrico não seja obrigado a "suar as estopinhas" para o acompanhar, fiz-me entender?

3ª Em muitas das situações, quando o motor eléctrico assume os comandos, já não tem a tarefa da aceleração a seu cargo, só tem que manter o andamento, muitas vezes será o "glide" a sua tarefa!

(...)

O i3 em questão é plug-in, Alexandre. "Apples to apples", e inclusive o valor de MPGe reflete o apoio térmico que o Prius PHV precisa.

Alexandre Jesus:

(...)Não quero com isto dizer que a Toyota não possui os conhecimentos e tecnologia para fazer um VE melhor que os outros, porque tem obrigação de ter; mas os cifrões, ou ienes, ou o que seja, (da mama das revisões e etc) falam mais alto!

E de que maneira! A visão da Toyota de se desviar dos BEV está a incomodar muita gente, no qual eu me incluo... Tongue Tied

• Filed under:
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Telmo Salgado:
O i3 em questão é plug-in, Alexandre. "Apples to apples", e inclusive o valor de MPGe reflete o apoio térmico que o Prius PHV precisa.

É, mas, ao contrário do PHV, o MCI do i3 não tem influência direta na locomoção, servindo apenas como gerador.

No Volt/Ampera passa-se o mesmo, creio eu, e o resultado em termos de eficiência energética também fica aquém do do PHV, como bem sabemos.

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Alexandre Oliveira Perdigão:

Telmo Salgado:

É, mas, ao contrário do PHV, o MCI do i3 não tem influência direta na locomoção, servindo apenas como gerador.

No Volt/Ampera passa-se o mesmo, creio eu, e o resultado em termos de eficiência energética também fica aquém do do PHV, como bem sabemos.

Não misturemos as coisas. O i3 em questão é o REX. É um plug-in. Basta comparar esse com o Volt para ficar a referida comparação justa.

Page 1 of 6 (51 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com