Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

BMW i3 REX - consumos pela EPA

rated by 0 users
This post has 50 Replies | 6 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Telmo Salgado:
Basta comparar esse com o Volt para ficar a referida comparação justa.

Sim, é isso.

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
011_Prius_1G
210_Renault_Fluence
tcap-support

Obrigado AOP, és cá dos meus! Wink

Pensei que me tinha explicado bem; em termos de funcionamento, e interacção entre sistemas eléctrico e de combustão, não há comparação possível entre o Prius e o i3.

No Prius fazes 20 km EV se fores contido nas acelerações e nas velocidades atingidas, enquanto no i3 fazes TUDO em modo EV. O REX só lá está para te garantir a continuação da viagem para além da autonomia inicial, sem conseguir, por si só, locomover o i3.

Assim sendo, fazes a medição dos cem km em puro eléctrico no i3, sem qualquer ajuda do REX, enquanto no Prius tens obrigatóriamente a ajuda do motor térmico para poder fazer a mesma distância. E o que referi no post anterior foi que a medição dos consumos EV no Prius não são comparáveis com os do i3 (ou de qualquer puro EV) por terem a ajuda do MCI nos momentos mais difíceis, suavizando assim o consumo eléctrico, certo?

Já o Volt/Ampera pode usar o MCI para locomoção em situações extremas, funcionando normalmente como extensor de autonomia. Creio que se pode comparar o seu desempenho com o de um puro EV, com a resalva que, para obter a homologação, tem também que entrar em linha de conta com o consumo do MCI, tornando-se, neste caso, comparável ao Prius.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Idea Está lançado o desafio!

Uma "corrida" de EV contra PHV, no interior da cidade, nas mesmas condições:

Fluence ZE

ZOE

Prius PHV (desde que não tenha qualquer participação do MCI)

No final do trajeto, mede-se carga com contador!! Stick out tongue

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
011_Prius_1G
210_Renault_Fluence
tcap-support

Alinho!

E, se quiseres, também podes juntar o Czero. Big Smile

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Alexandre Jesus:
1º Diferença de potência dos motores eléctricos em questão; julgo que a maior potência do BMW levará a um maior consumo que o do Toyota! Talvez não tanto como num CI, mas...

A potência per si não afecta o consumo, a resistência ao rolamento a mais alta velocidade sim.

Ao contrário dos motores de combustão, o consumo num eléctrico é muito mais linear e independente da rotação.

Alexandre Jesus:
2º O motor eléctrico do Prius tem a "muleta" do MCI para as situações mais difíceis; ou seja, se o Prius quiser acompanhar o BMW numa aceleração forte, recorre ao motor térmico para ajudar, o que leva a que o motor eléctrico não seja obrigado a "suar as estopinhas" para o acompanhar, fiz-me entender?

Sim, fizeste, mas ao contrário dos nossos compadres dos states nós cá temos como trancar o MCI com o botão "EV City", e com isso só não conseguimos executar o teste americano EPA por causa da velocidade máxima que eles atingem por instantes acima do limite de velocidade EV do PHV.

No teste EPA não tens as velocidades e acelerações brutais que poderiam fazer a diferença, tipo rolar com o EV a 120 km/h em AE e outros cenários onde esta tua comparação faria sentido. Se compararmos o dia a dia de um PHV e de um i3 então sim, mas num ciclo de teste EPA não acho. O PHV não tem de suar as estopinhas para acompanhar o i3.

Nota no entanto o oportunismo da Toyota, ou a esperteza, que graças ao teste EPA atingir velocidades maiores e velocidade média muito superior definiu a velocidade EV limite do PHV nos USA nos 100 km/h, enquanto por cá na Europa com os nossos testes NEDC muito mais lentos decidiu preservar mais a bateria e ficar pelos 90 km/h.

Alexandre Jesus:
3ª Em muitas das situações, quando o motor eléctrico assume os comandos, já não tem a tarefa da aceleração a seu cargo, só tem que manter o andamento, muitas vezes será o "glide" a sua tarefa!

Precisavas de andar com o PHV de produção uns tempos para veres como isto não é minimamente real, desculpa lá!

Para o MCI entrar no PHV tens mesmo de dar uma boa sapatada no acelerador, uma reação muito brusca para o momentum que levas. Caso contrário a potência da bateria é mais que suficiente para acelerar e ultrapassar à vontade. Não esquecer que a bateria do PHV consegue entregar 50 cv (38 kW) de potência em modo EV... o que dá muita margem de manobra para a utilização "normal" de uma viatura.

Alexandre Jesus:
Por último, apesar do BMW pesar menos, deve ter um Cx superior ao do Prius, não será? Pelo menos é o que parece,  sendo mais alto!

Nem preciso de saber qual o CX do BMW, porque é tão miserável pelo desenho que nem quero saber, para além de ter a certeza absolutérrima que o record de CX pertence ao Prius e ao Mercedes C com um Cx de 0,25!

Alexandre Jesus:
Não quero com isto dizer que a Toyota não possui os conhecimentos e tecnologia para fazer um VE melhor que os outros, porque tem obrigação de ter; mas os cifrões, ou ienes, ou o que seja, (da mama das revisões e etc) falam mais alto!

Não é assim tão simples... a Toyota é o construtor #1 mundial, tem de ter soluções para todos os mercados, de todos os países, desde os USA a África onde as manutenções são puras miragens, a países como a Índia ou a China com realidades totalmente diferentes... Não te passa pela cabeça meter EVs nestes mercados mais extremos...

Mas isto não os isenta de responsabilidades e muito especialmente de estar na linha da frente na tecnologia aplicada em modelos comercializados, e sinceramente, o avanço da Tesla já me faz muita mas muita confusão...!!!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Alexandre Jesus:
Assim sendo, fazes a medição dos cem km em puro eléctrico no i3, sem qualquer ajuda do REX, enquanto no Prius tens obrigatóriamente a ajuda do motor térmico para poder fazer a mesma distância. E o que referi no post anterior foi que a medição dos consumos EV no Prius não são comparáveis com os do i3 (ou de qualquer puro EV) por terem a ajuda do MCI nos momentos mais difíceis, suavizando assim o consumo eléctrico, certo?

Treta.

O consumo do PHV que eu referi não é o consumo de testes da tanga, sejam EPA ou NDEC, são os meus consumos reais, ou melhor dizendo, da minha cara-metade, que de meiguinha no acelerador não tem muito!

Vocês falam sem saberem, e quanto a isso... batatas. Conduzam o PHV de produção e depressa compreendem que os 50 cv são mais que suficientes para uma condução normal sem o MCI sequer vir à memória.

Se vocês agora conduzem que nem Fitipaldi... temos pena... nós nos fumarentos ainda não somos assim... e para a nossa condução normal os 38 kW chegam e sobram para tudo: para ultrapassar, para subir, para recuperar, para reprises... TUDO!

Só não chegam quando aparece uma besta que teima que não quer ser ultrapassado por um híbrido, e aí lá temos de os meter no lugar, com EV+HV mais o raio que parta para o reduzir à sua insignificância fumarenta!

Parece que agora desde que têm EVs têm a mania que andam o dia todo a queimar pneu a puxar pela potência dos carros... tenham juízo!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

João Prates:

Telmo Salgado:
Idea Está lançado o desafio!

Marca!

Preciso de candidatos e carros! Stick out tongue

Já agora, e porque era brilhante a ocasião, no nosso 9º encontro...desde que não fosse longe de Lx...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

O ChaF também alinha Wink

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
011_Prius_1G
210_Renault_Fluence
tcap-support

Viva João!

João Prates:
Vocês falam sem saberem, e quanto a isso... batatas. Conduzam o PHV de produção e depressa compreendem que os 50 cv são mais que suficientes para uma condução normal sem o MCI sequer vir à memória.

Tens toda a razão: nunca conduzi um PHV, i3 nem Volt/Ampera; estou só a basear-me na teoria!

Acredito que os 50cv do motor eléctrico do Prius sejam suficientes para uma condução normal, tal como os 67 do Czero são mais que suficientes para o uso que lhe damos; mas compará-los aos 170cv do i3?!? Deve fazer alguma diferença, não achas?

Sabes o que gostas na Vectrix? É daquela disponibilidade que ela te dá, de olhar para um sítio e, praticamente, "saltar" para lá. Acredito que o i3 te dê uma sensação idêntica, salvaguardando o espaço que ocupa, evidentemente! Mas no Prius não tens isso, pois não? Pelo menos sem despertar o "fumarento"!Big Smile

Não penses que, por estar aqui com esta conversa, conduzo à Fitipaldi! Nada disso...

Mas era giro conseguirmos fazer o teste que o Telmo sugere, desde que se consiga aferir os valores, para tirar teimas e nos esclarecer melhor em que ponto de evolução estão os diferentes construtores.

Page 2 of 6 (51 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com