Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

BMW i3 REX - consumos pela EPA

rated by 0 users
This post has 50 Replies | 6 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Alexandre Jesus:

(...)Por último, apesar do BMW pesar menos, deve ter um Cx superior ao do Prius, não será? Pelo menos é o que parece,  sendo mais alto!

(...)

Há modelos mais felizes que outros nesta matéria...

http://prius-pt.com/cafe/forums/t/5423.aspx

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Ops, cá está o que se torna delicado na passagem à prática do conceito Range Extender...

http://autofans.pt/bmw-i3-rex-com-problemas-de-seguranca/

Pois é, o pequeno bicilíndrico não tem potência nominal que sirva sozinho para os "picos"...

Uma lição que a BMW já deveria ter aprendido uns anos antes, não faltam lá engenheiros com talento, mas bolas, algo falhou clamorosamente no projeto. Isto é conhecido e "chão que deu uvas" nos meandros dos amantes de tecnologia de BEV/PHEV...

Como irão resolver? Hm....

Questionado sobre este problema, o Gestor de Comunicação e Produtos da BMW americana, Matthew Russell, confirmou que a companhia está a trabalhar numa série de melhoramentos, que serão disponibilizados no próximo verão. Entre outras coisas, estes incluirão um indicador do estado da carga da bateria, bem como um aviso antecipado de uma potencial perda de potência. Mais importante, esta actualização permitirá carregar, proactivamente, a bateria, antes de encontrar terreno montanhoso.

Eloquente...Proativo...Zip it!

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Um pouco na senda do "moutain mode" do Volt, não?

EDIT: O artigo em questão levanta uma questão muito séria: a diferença de performance brutal quando em extended mode!

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
210_Renault_Fluence
Clube 1400 km
tcap-support

Parece que o caso era mesmo grave e a BMW lançou uma actualização de software para aumentar a reserva de bateria quando entra o REX.

A mesma actualização mostra mais detalhes sobre o estado da bateria quando em REX e o GPS passa a poder "prever" que vêm aí uma montanha para subir.

Ver notícia aqui: http://www.hybridcars.com/bmw-rex-gets-software-update-following-consumer-reports-testing/

Alexandre Moleiro

Renaul Fluence ZE (2013) Renault Fluence ZE
(2013)
Consumo médio
Prius 2G (2005) Tesla Model 3
(2019)
Consumo médio
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Se o software atua no nível mínimo da bateria, isso significa uma redução da capacidade útil da mesma, além de incrementar os consumos, pois irá ocupar carga a partir de combustível algumas vezes que seja desnecessário.

Continuo a achar que o conceito REX é uma falha pela seguinte perda de valor: MCI - MG - BATT - MG - Rodas em vez de MCI - Rodas. E motores pequenos são menos eficientes, ainda por cima...

Obrigado pelo link, Moleiro Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo Salgado:
E motores pequenos são menos eficientes, ainda por cima...

Discordo profundamente.

Não se pode dizer que os motores pequenos são os menos eficientes, nem o contrário sequer.

É preciso olhar para o cenário ideal de utilização de cada motor.

O que interessa ao fim e ao cabo á a carga média a que o motor será sujeito, bem como a potência média requerida.

Um motor maior é mais eficiente em estrada? Ou será um mais pequeno?

Um motor pequeno é mais eficiente em auto-estrada a alta velocidade? Ou será um maior?

O princípio base do primeiro Prius era precisamente tentar fazer com que o carro rolasse o mais possível em níveis de carga e potência que se aproximassem do melhor BSFC. Ora isso significa necessáriamente que o motor role em rotações acima da média da escala, em vez de ter um motor maior que vai a desperdiçar imensa capacidade de potência.

O 3G, e a actual frota motorizada pelo mesmo conjunto 1.8 veio para o mercado porque as queixas de menor eficiência a alta velocidade eram maiores do que a percepção de ganho a baixa velocidade e em cargas menores (estrada/cidade).

Só se ganhou marginalmente em baixa carga/potência porque os outros mecanismos como o EHRS por exemplo compensaram (e até ultrapassaram) o que se perdeu ao aumentar a cilindrada face ao consumo em trajectos pequenos e de cidade.

Felizmente as técnicas para alargar o range de utilização (em rpm) dentro do BSFC óptimo tem vindo a tornar os motores de maior cilindrada mais "redondos" e vantajosos, mas se não fosse esse factor, se tívessemos ainda limitações como no MCI do 2G, de longe a motorização 1.5 seria muito mais eficiente que a 1.8.

É a noção que tenho, posso estar enganado! Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Quanto maior for a capacidade unitária, maior a eficiência, Prates.

Os outros pormenores técnicos que foram aplicados no 1.8 face ao 1.5 ajudam a alargar a zona de melhor BSFC.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo Salgado:
Quanto maior for a capacidade unitária, maior a eficiência, Prates.

Sem te querer contrariar, até porque tens bastante mais habilitação para falar disto que eu, o senso comum leva-me a não aceitar isto de mão beijada.

Se assim fosse andávamos todos em carros de 5 mil cc de cilindrada, e isso é algo que manifestamente não faz sentido.

A eficiência pode ser maior na faixa de BSFC óptimo, mas será para potências muito maiores do que o que normalmente precisas day-to-day.

Se em uso médio o carro não precisa de mais de 70 bhp, para quê fazer carros muito eficientes a gerar 500 bhp?

Aqui a questão, contextualizando, é que o i3 REX precisa do MCI a trabalhar em regime quasi-constante de óptimo BSFC, e para isso e para a potência média que a BMW achou suficiente (e aparentemente mal), o MCI de pequena cilindrada era mais que suficiente.

Daí até dizer que um motor maior é sempre mais eficiente...

Não preciso de um motor super eficiente a gastar 20 litros aos 100 km enquanto gera 500 bhp se o que uso no dia a dia são apenas 50 bhp e até o motor menos eficiente gasta apenas 10 litros.

Pelo mesmíssimo motivo não faz sentido andar sempre com o MCI dos HSD na rotação óptima, porque isso faz-nos disparar para velocidades superiores a 100 km/h, e isso em cidade é impensável.

Contexto.

Só digo que falta na tua afirmação muito contexto, não pode ser engenharia pura e dura, há que exigir a melhor engenharia para cada situação.

Algo que manifestamente a BMW falhou neste ponto, e agora tenta disfarçar.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

É como digo, acredita.

Quanto maior a capacidade unitária menor a fração perdida em perdas por atrito, térmicas nas paredes, e quenching de gases.

O problema dos motores grandes é a carga: quanto menor a carga menor o rendimento volumétrico no caso dos motores a gasolina. Um motor maior implica que a o rendimento volumétrico seja bem menor para a mesma potencia final se esta for pequena. Portanto há que usar com carga mais elevada (borboleta mais aberta), e aí os motores pequenos estão menos "desadaptados".

http://en.wikipedia.org/wiki/Volumetric_efficiency

A própria BMW refez os seus motores para terem 500cc de cilindrada unitária, que é um bom equilíbrio entre dimensões, vibrações e desempenho. Nota que cilindradas unitárias elevadas produzem sempre menos rpm, logo menos potência.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Bem, ao que parece, a BMW não resolveu, aqui vai alho.

http://www.greencarreports.com/news/1104072_bmw-i3-rex-electric-car-lawsuit-range-extender-power-loss-alleged

 

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 4 of 6 (51 items) « First ... < Previous 2 3 4 5 6 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems