Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

As presumíveis intenções da Toyota nos EVs

rated by 0 users
This post has 5 Replies | 2 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates Posted: 17 Jun 2014 10:17

Há umas semanas atrás dei por ser publicada a gravação da última reunião de accionistas da Tesla.

Se há coisa que já aprendi há muito tempo é que o Elon é um desbocado e muitas vezes fala demais nessas sessões, especialmente quando na parte de Q&A os accionistas puxam por ele.

E foi precisamente isso que aconteceu uma vez mais.

Antes de avançar, vejam por favor com atenção estes 2 vídeos:

A parte que interessa para este tópico está a partir do minuto 26 logo no primeiro vídeo, quando é feita a primeira pergunta da sessão Q&A.

Assim, out of the blue, ficamos a saber muitas coisas, algumas extraordinárias:

1) O negócio com a Toyota não morreu, simplesmente o produto (RAV4 EV) chegou ao fim de vida;

Aparentemente o contrato de fornecimento está a acabar, e simplesmente vai morrer como qualquer outro modelo. Resta saber se havia vendas suficientes que justificassem a continuidade com um restyling ou nova versão. A Toyota não gosta de perder dinheiro, por isso se for viável eles fazem.

2) A Toyota queria um EV de produção em larga escala, com baterias desenhadas pela Tesla!

Quem como eu pensava que a Toyota não estava a apostar como deve ser nos EV ficou concerteza maravilhado com esta notícia.

Eles fizeram o iQ EV e não o lançaram porque ficava demasiado caro e não ia vender, fizeram o RAV4 EV por obrigação legal em alguns estados dos USA, mas queriam fazer algo a sério com a Tesla.

Isto quer dizer que afinal a Toyota acredita (o suficiente) nos EVs, simplesmente não quer perder dinheiro com a venda de cada um, e acredita que se for a Tesla a desenhar as baterias e respectivo sistema de gestão (com células Panasonic EV) a coisa é capaz de ter pernas para andar!

3) Não temos o Toyota EV com baterias Tesla porque a Tesla não tem baterias para si mesma quanto mais para fazer para terceiros!

O que o Elon Musk diz é verdadeiramente extraordinário. Ao longo de toda a sessão ele diz claramente over and over again que o problema da Tesla não é a procura. O problema da Tesla é não conseguir ter as baterias que precisa para aumentar o ritmo de produção de carros. Incrível!

Como consequência é perfeitamente natural que ele não queira deixar de fabricar Model S para fabricar Toyotas, se alguém vai vender que seja a Tesla, é natural.

4) A solução para todos os problemas será a Giga Factory;

Com a maior fábrica de baterias do mundo a Tesla conseguirá finalmente produzir ao ritmo que quer, e fornecer baterias para os seus parceiros e para quem mais quiser (e há muito para dizer sobre isto).

5) Está combinado entre a Tesla e a Toyota voltar a falar no tema do Toyota EV dentro de 1 a 2 anos!

Ele disse muito claramente que a Toyota e a Tesla vão fazer um circle back (voltar ao tema) dentro de 1 a 2 anos, quando já se tiver uma ideia do que se pode fazer.

Portanto não desesperem, a Toyota não desistiu de fazer EVs, a Toyota não deixou de acreditar em EVs, simplesmente a Toyota quer que os EVs sejam um negócio lucrativo como é qualquer outro modelo a gasolina ou diesel, e as condições para isso acontecer ainda não estão reunidas.

Não fosse o problema de falta de baterias em custo aceitável e teríamos o anúncio do primeiro EV a ser comercializado pela Toyota provavelmente ainda antes do disparate do carro a hidrogénio.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Só posso atribuir 5 estrelas ao teu post?!... Stick out tongue

Queria dar mais, foste direto ao assunto no que diz respeito à minha consciência e da imagem que tinha da Toyota, profundamente aliviado!

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

O CEO da Tesla está convicto que o contrato Toyota será retomado:

http://money.msn.com/business-news/article.aspx?feed=OBR&date=20140908&id=17911602

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
011_Prius_1G
210_Renault_Fluence
tcap-support

Desculpa João mas estou completamente em desacordo! A Tesla perde dinheiro? Teve que começar do ZERO em tudo, sujeitar-se a cometer erros básicos, de iniciante, para aprender e conceber um veículo pelo menos razoável, teve que contratar técnicos e engenheiros a peso de ouro indo buscá-los a outras empresas, quando a Toyota já possuía tudo?!? Enfim, não compreendo como podemos acreditar nisso, para mais vendo-os gastar rios de dinheiro num projecto novo e sem saída, o FCV!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Alexandre Jesus:
Desculpa João mas estou completamente em desacordo!

Discordar sem falta ao respeito é totalmente salutar e bem recebido, é discutindo que se aprende, por isso discorda mais vezes sff! Big Smile

Alexandre Jesus:
A Tesla perde dinheiro?

Whoa! Assim é que não... onde raio é que eu disse tal barbaridade? Eu nunca disse isso.

Já perdeu sim, mas por má gestão, que o Elon resolveu quando chegou.

Eu sempre disse que a Tesla era um exemplo de como se pode progredir nos EVs, da política/aproximação correcta.

Alexandre Jesus:
Teve que começar do ZERO em tudo, sujeitar-se a cometer erros básicos, de iniciante, para aprender e conceber um veículo pelo menos razoável, teve que contratar técnicos e engenheiros a peso de ouro indo buscá-los a outras empresas, quando a Toyota já possuía tudo?!?

Mau maria... mas afinal tu queres discordar de mim ou queres concordar? Estou confuso.

O que tu escreves é o que eu penso. Afinal onde me viste escrever o contrário?

Alexandre Jesus:
Enfim, não compreendo como podemos acreditar nisso, para mais vendo-os gastar rios de dinheiro num projecto novo e sem saída, o FCV!

Isso tem a sua explicação, mas como tu eu também não concordo, mas há preços a pagar e evoluções a fazer que se podem fazer também sob a capa do projecto FCV, muito daquilo é comum com os EVs e HVs... é a beleza do HSD, totalmente modular adapta-se a tudo componente a componente. Wink

Uma coisa é certa: Ao preço actual das baterias fabricadas nas fábricas existentes Panasonic a Toyota não consegue fazer um EV a preço de custo que seja comercializavel com a margem que eles consideram mínima. Se deviam fazer na mesma ou não isso é outra história.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
011_Prius_1G
210_Renault_Fluence
tcap-support

Não escrevi contra ti, estava simplesmente a organizar ideias e factos para justificar a minha indignação em relação à Toyota. Fico indignado quando os vejo desviar do caminho que julgávamos traçado mas do qual a Toyota descarrilou! Não dizem ter perdido dinheiro com o meu carro? Mas deu frutos! A meu ver, o problema dos veículos eléctricos é o dinheiro que perdem na manutenção!

Page 1 of 1 (6 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com