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Diário de bordo Auris Touring Sport - Hugo Sousa

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As EGR nos motores a gasolina já vêm desde um pouco antes dos anos 2000, é um auxílio às emissões, por imperativo legal e um pequeno contributo para a economia.

No caso do 1.8 HSD, foi implementada EGR arrefecida, permitindo maior uso de recirculação em carga elevada. No 1.5 anterior presumo que fosse uma EGR simples, mas o João Prates levou-me a tentar encontrar mais dados sobre isto...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

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Pois é Telmo.

Isto aqui é só aprender ! :)

 

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Telmo Salgado:
No 1.5 anterior presumo que fosse uma EGR simples

Volto a repetir: A EGR surgiu no Prius 3G. Ou seja, antes do 3G não havia EGR nos HSD.

Hugo Sousa:
Agora o porque da media a volta de 6 em algumas viagens? simples..

Desculpa Hugo, não vamos a lado nenhum porque tens todo o direito de dizer "queria-te ver a fazer melhor aqui nestas condições", e eu não tenho forma de o fazer porque moras demasiado longe, mas acredita, o teu consumo é alto demais, qualquer um dos mais veteranos a conduzir Prius faz pelo menos 1 a 2 litros a menos que tu, sem esforço. Consumo de 6 é impensável, muito menos em urbano.

Podes ler por exemplo o primeiro post desta thread quando andei a testar o Prius 3G (mesma motorização que o teu) no pré-lançamento:

A experiência 3G... dia 02... ena pá!

Não digo, longe disso, que estejas a inventar, muito menos que estejas a aldrabar, até porque mostras saber muito bem qual o consumo que fazes em cada ponto do percurso. O que me parece estar mal é pura e simplesmente a tua condução.

Fazes referência várias vezes a tentar esticar a bateria, ora deves fazer precisamente o oposto, porque gastar bateria sai normalmente caro.

Também fazes referência várias vezes a subidas acentuadas, e como as fazes lentamente mas tentando não atrapalhar o trânsito. Mais uma vez é a aproximação errada, tens de saber onde está o sweet spot do MCI em eficiência e rolar nessa zona, o que podes controlar facilmente pelo HSI colocando a barra preferencialmente a 3/4 do comprimento. E se tens um arranque a subir o melhor é quase entrar na zona de Power até atingir a velocidade mínima recomendada e depois então descer para os 3/4...

Isto tudo vais aprendendo com o tempo, e com a experiência dos demais aqui na casa, tem calma.

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Pois é, no ido ano de 1997 os 2.0 que equipavam Carina/Celica tinham EGR e dai em diante toda a serie Z de motores subsequentes...No Prius só em 2009!!

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Só um pedido

Para quem chega de novo, como eu, não é fácil perceber alguma da linguagem técnica. Se puderem escrever de um modo «mais perceptível» para os «leigos» agradeço.

__________

Esta discussão está interessante e cheia de aprendizagem. A técnica de, no arranque, atingir a «zona de power» e depois baixar e estabilizar já me tinha sido «ensinada» pelo vendedor do carro.....ele que também frequenta o Fórum.Smile

  Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

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Pedro Tiago replied on 22 Jan 2016 11:30

João Prates:

[...] o que podes controlar facilmente pelo HSI colocando a barra preferencialmente a 3/4 do comprimento. E se tens um arranque a subir o melhor é quase entrar na zona de Power até atingir a velocidade mínima recomendada e depois então descer para os 3/4...

Volto ao tópico para tentar ajudar em algo que ao inicio me fazia alguma confusão, quando falavam em "barra", visto o indicador dos HSI "não PRIUS" serem diferentes.

Tomei a liberdade de criar esta imagem com diferentes gráficos de vários modelos e correspondentes zonas numeradas de 1 a 4.

(fiz upload da imagem para a minha galeria caso achem útil e queiram utilizar noutra zona do forum, quiçá mais pertinente do que aqui, se houver alguma incorrecção digam que altero)

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Realmente uma imagem que vale mais do que mil palavras.

Muito útil Pedro, obrigado.

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João Prates:

Desculpa Hugo, não vamos a lado nenhum porque tens todo o direito de dizer "queria-te ver a fazer melhor aqui nestas condições", e eu não tenho forma de o fazer porque moras demasiado longe, mas acredita, o teu consumo é alto demais, qualquer um dos mais veteranos a conduzir Prius faz pelo menos 1 a 2 litros a menos que tu, sem esforço. Consumo de 6 é impensável, muito menos em urbano.

João, eu não faço sempre 6, mas há dias que não ha como evitar por muito cuidado que tenha. Consigo baixar umas decimas se baixar para os 100km/h em autoestrada, mas depois ouço logo "Vais parar aqui?????" Quando vou sozinho até é normal faze-lo mesmo antes de ter o hibrido..

Ainda hoje foi 5,5 (Que ainda assim para mim é alto para o que costumo fazer).

Em termos de conseguir, já por varias vezes fiz este percurso com medias de 4,5, mas ha dias que não da hipótese.

Tu que tens mais uns bons anos disto que eu, imagina que estas numa subida media em fila de para e arranca, tens a bateria cheia, esta a chover e tens o ac ligado para não embaciar. Imagina que o teu percurso nesses 500 metros consiste em arrancar quando a tua traseira chega onde tinhas a frente já estas parado, portanto o MCI nem chega a ligar por muito que preferisses que ligasse. De vez enquanto anda-se o espaço de 3 carros mas muito muito lentamente (Se fosse com o ECOMODE andava esses espaço em EV e a seguir estava lixado).

Neste caso a ginástica que faço com a bateria é tentar gastar o mínimo, tentar arrancar o mínimo de vezes e andar o máximo de percurso se possível com o MCI, mas quando o transito não anda é inevitável, ficar parado com o carro a trabalhar, as vezes trabalha carrega os 4 traços e ainda não me movi 1 mm. Normalmente consigo fazer a subida a ficar so uma vez sem bateria, as vezes consigo sem ficar nenhuma, mas depois tenho uma descida que o transito continua no mesmo sistema e a inercia e as travagens nunca dão energia à bateria (Vou abaixo de 10 km e sempre a parar e arrancar).

Por isso eu digo. Se houvesse um botão para dizer, neste momento a bateria é so para dar energia com o carro parado e sempre que arrancar o MCI liga logo mais valia, porque o que me aumenta o consumo é ficar parado com o carro a trabalhar.

Este é unicamente um exemplo de muitos ao longo da viagem casa trabalho.

O meu emprego implica por vezes trabalhar nas instalações do cliente (Atualmente mais raro) e sempre que vou para um cliente no mesmo raio em relação a minha casa, com grande parte do percurso comum faço uma media muito mas muito inferior. Até ja dei o exemplo de quando ia para gaia que fazia diariamente 3,4 na ida em hora de ponta.

João Prates:

Não digo, longe disso, que estejas a inventar, muito menos que estejas a aldrabar, até porque mostras saber muito bem qual o consumo que fazes em cada ponto do percurso. O que me parece estar mal é pura e simplesmente a tua condução.

Fazes referência várias vezes a tentar esticar a bateria, ora deves fazer precisamente o oposto, porque gastar bateria sai normalmente caro.

.

Já disse acima, mas convém voltar a frisar, esticar a bateria é faze-la render, pois o contrario é erro de principiante (Ja o fiz nos inícios) e é bem pior.

João Prates:

Também fazes referência várias vezes a subidas acentuadas, e como as fazes lentamente mas tentando não atrapalhar o trânsito. Mais uma vez é a aproximação errada, tens de saber onde está o sweet spot do MCI em eficiência e rolar nessa zona, o que podes controlar facilmente pelo HSI colocando a barra preferencialmente a 3/4 do comprimento. E se tens um arranque a subir o melhor é quase entrar na zona de Power até atingir a velocidade mínima recomendada e depois então descer para os 3/4...

Tento acompanhar a fila de transito tentando sempre sair da zona em que vai EV e não entrar (Ou entrar o necessário) na zona do powermode.

Mas com isto tudo não quero dizer que estou mal servido, alias não podia estar melhor...

Mas todos os conselhos são bem vindos.

Mas a titulo de comparação, no meu disel (que nestas viagens anda nos 6,5 constantes) fazia abaixo de 5,0 quando trabalhava noutro lado. 

Portanto nesta viagem faço SEMPRE média inferior no hibrido

 

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Hugo Sousa:

Tu que tens mais uns bons anos disto que eu, imagina que estas numa subida media em fila de para e arranca, tens a bateria cheia, esta a chover e tens o ac ligado para não embaciar. Imagina que o teu percurso nesses 500 metros consiste em arrancar quando a tua traseira chega onde tinhas a frente já estas parado, portanto o MCI nem chega a ligar por muito que preferisses que ligasse. De vez enquanto anda-se o espaço de 3 carros mas muito muito lentamente (Se fosse com o ECOMODE andava esses espaço em EV e a seguir estava lixado).

Ninguém consegue dar uma ideia como gerir estas situações?

Deixo 3 exemplos:

http://bit.ly/1nvvbDO

Neste troço não é raro o dia em que não fique sem bateria (que ja esta num nível baixo quando o começo) pelo que chego a ficar 1 a 2 vezes parado com a bateria a carregar durante o percurso ate à entrada da autoestrada. Antes de aqui chegar ja apanhei mais subidas com transito, 3 semáforos e o nível de bateria ja não era alto, porque ja tive que entrar na cidade de manha, fazer manobras no parque etc...

O ficar com o carro parado a carregar faz com que a media da viagem antes de entrar na VCI chegue a estar em 20L/100 sendo que o mais normal é 10/11 ou 9 num dia calmo.. Aqui não se pode alegar má condução, porque estar parado é diferente de estar a conduzir.

O precurso que origina essa media tem 2,3 km e em media demora uns 15 minutos a ser percorrido. E para fazer a referida fila sem bater no carro da frente, é impossível sair da faixa do EV, estamos a arrancar e ja estamos com o pé no travão.

http://bit.ly/23q6mtb

Neste caso, autoestrada subida intensa, para e arranca até a saída seguinte - Nota é a subir... não da para ir pela esquerda e encostar a frente de alguém, pois nas situações que digo a fila esta parada. Ultimamente (esta semana e na anterior) está mais pacifico e não tenho tido problemas, pois sempre que arranco anda-se um bocado jeitoso.

http://bit.ly/1KBE43b

Aqui a fila é compacta e necessito de ir até ao cimo e virar a direita. A única forma de escapar a ficar sem bateria em dias normais, é ir sempre pela faixa da esquerda, mais desimpedida, e tentar encostar a direita apos a subida, acabando por ir pela esquerda quando tal não é possível, fazendo um caminho mais demorado, e menos compensador em termos de subidas.

 

 

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Ok, Hugo

Vamos por partes...

No percurso de 2,3km é tudo a subir? Se sim, nada a fazer na forma direta. Nesses 15min o MCI vai arrefecer bastante no inverno, podendo inclusive iniciar um ciclo de aquecimento se baixar de uma determinada temperatura.

As minhas dicas principais centram-se em:

1 - Reduzir ou eliminar AC/climatização. Passar um produto no interior dos vidros regularmente para evitar condensações interiores. Abrir vidros para baixar a condensação. Tudo o que envolver remover calor do MCI é prejudicial. Preferível ligar bancos aquecidos nesta fase de MCI parado.

2 - Usar o N quando abaixo de 15km/h para evitar arrastamento por via de D (desde que não seja objetivo andar para diante).

 

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