Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo Auris Touring Sport - Hugo Sousa

rated by 0 users
This post has 268 Replies | 16 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
130_Lexus_NX300h
tcap-support

Telmo Salgado:

No percurso de 2,3km é tudo a subir? Se sim, nada a fazer na forma direta. Nesses 15min o MCI vai arrefecer bastante no inverno, podendo inclusive iniciar um ciclo de aquecimento se baixar de uma determinada temperatura.

Ora bem como és do norte, os 2,3km são deste o viaduto de Gonçalo Cristóvão até à entrada da VCI(Pelo túnel faria Guimarães), ou seja, descida tenho a entrada no túnel e tenho os últimos cerca de 200 mts (mais coisa menos coisa) no fim dos 2,3 km ha também uma ligeira zona que é plana (ou sobe ou desce ligeiramente). 

Telmo Salgado:

1 - Reduzir ou eliminar AC/climatização. Passar um produto no interior dos vidros regularmente para evitar condensações interiores. Abrir vidros para baixar a condensação. Tudo o que envolver remover calor do MCI é prejudicial. Preferível ligar bancos aquecidos nesta fase de MCI parado.

Eliminar a climatização ajuda de facto, pois pelo menos quando estou parado o consumo de bateria reduz bastante, mas como não tenho andado sozinho, "não me deixam " alem de que a condensação aumenta muito, não sabia que existiam produtos.

Telmo Salgado:

2 - Usar o N quando abaixo de 15km/h para evitar arrastamento por via de D (desde que não seja objetivo andar para diante).

Não tinha pensado nisso.. parece-me muito bem.. A entrada do túnel faria Guimarães por exemplo permite fazer isso, porque em fila não da para carregar no acelerador sequer.. tenho que experimentar..

Ha dias que a bateria até me surpreende, ainda ontem fiz esse percurso todo, é certo que andou ligeiramente mais o transito, mas ainda assim demorei os tais 15 minutos, penso que é quando as paragens são mais longas e quando se arranca se consegue andar mais distancia.

Mas fui me lixar no final da autoestrada nas tais obras...

Lexus NX 300h (2015)  Spritmonitor.de   Mercedes A180d W177 (2018)  Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Ontem estive a ler o manual disponível na Net e refere que colocar o seletor de velocidades em N não traz qualquer poupança no consumo, uma vez que o motor a gasolina continua a trabalhar, sendo que o que muda é que não produz energia....

Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 28 Jan 2016 9:58

Essa afirmação sobre colocar em N não está completamente certa. Ao colocar em modo N o motor a gasolina fica no estado em que está, ou seja se estiver a trabalhar continua a trabalhar, se estiver desligado permanece desligado. Usar o modo N tem que se saber o que se está a fazer, pois pode esgotar por completo a bateria de tracção. Por exemplo, se quero estar a brincar com o sistema de navegação, ligo o carro e coloco em P, assim se for necessário ele liga o motor para carregar as baterias... em modo N as baterias podem descarregar completamente que o MCI nunca liga.

Eu uso bastantes vezes o modo N quando estou em filas de pára-arranca, mas apenas quando o SoC da bateria é superior a 50% (vejo este valor no ScanGauge). 

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

O que refere na página 290 do referido Manual é:

* Utilização da alavanca das velocidades

Quando parar num semáforo, circular com muito transito, etc. coloque
a alavanca das velocidades em D. A utilização da alavanca
das velocidades em N não produz qualquer efeito positivo no consumo
de combustível. Em N, o motor a gasolina funciona mas não
pode ser gerada energia elétrica. Para além disso, quando utilizar
o sistema de ar condicionado, etc., a bateria do sistema híbrido
(bateria de tração) perde energia.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

O manual tem muitas coisas escritas de forma simplista.

O Duarte refere, e bem, as situações em que o N se justifica. Deixar o carro deslizar (já com o MCI desligado) permite poupar bateria e travões - um uso judicioso!

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Full Hybrid
130_Lexus_NX300h
tcap-support

Bom dia a todos,

Apenas um pequeno update ao diario de bordo.

Está prestes a chegar o 2º aniversario do auris e com ele a segunda revisão (Faltalhe apenas 30km para os 30 000, portanto chega hoje).

Situações a reportar:

-Chiadeira excessiva dos travões da frente (No ano passado foram os de tras e supostamente levou calços novos ao abrigo da garantia)

-Funcionamento errático do aquecimento de bancos principalmente do passageiro.

-Corrigir o pessimo serviço da caetano colisão.

Faz exatamente 2 meses hoje, que o carro sofreu o seu primeiro dano, basicamente o condutor de um Grand Picasso não parou num stop e foi contra mim. O meu carro teve danos ligeiros, o picasso foi de reboque.

Serve esta nota apenas para relatar o péssimo serviço da caetano colisão em gaia (Desculpem o detalhe, mas ficam aqui ja varias situações a terem em conta ao lidar com esta gente).

A situação já não começou bem com a situação em si pelos seguintes pontos: 

- O outro condutor não assumiu a culpa nem aceitou assinar declaração amigável

- O outro condutor também era segurado na fidelidade.

O meu carro circulava normalmente, apesar dos poucos danos visiveis, a porta do passageiro nao abria (Não haviam danos na porta, apenas um pequeno risco superficial). Como a pancada foi mesmo na zona da roda da frente, não me sentia confortavel a andar nele normalmente, e imobilizeio.

-A seguradora tentou marcar peritagem na semana seguinte e eu recusei, pois indicaram-me que não tinha direito a viatura de substituição pois não havia determinação de responsabilidade

-A minha mediadora embrulhou-me durante uma semana e meia, alegando que a decisão favorável ia ser rápida, portanto para esperar.

Apos perceber que a conversa era sempre a mesma, decidi ativar danos próprios para acelerar o processo, e pedi para marcarem peritagem com viatura de substuição e não de cortesia. O seguro informou-me que so podia ter viatura de substuição depois da peritagem ser dada como definitiva, mas que ate la tinha direito a viatura de cortesia e depois trocava. Informei, marquem então para um dia mas garantam disponibilidade de viatura de cortesia, porque ja me aconteceu de chegar la e dizerem que nao tem disponibilidade e que nem são obrigados a ter.

Ligam-me e indicaram que a peritagem estava marcada para o dia seguinte de manha. Voltei a falar da situação do carro, e que duvidava da disponibilidade de um dia para o outro. Indicaram, temos um contrato com eles, eles são obrigados a garantir. Liguei para la, disseram que achavam que não iam ter disponibilidade que so sabiam na hora. Contactei o seguro, disseram, agora tem mesmo que ir e eles tem que arranjar a situação.

Chego de manha para entregar o carro, e sem qualquer espanto sou informado de que nao havia viatura e de que nao sao obrigados a ter. Grande arrogancia, ainda me disseram como queria fazer. Indiquei, que ia ligar para o seguro e que so saia de la com a situação resolvida. Liguei para a seguradora, que disse ser inaceitavel dado o contrato, e que iam resolver a situação. Depois de um monte de chamadas e 2h a espera ligam-me do seguro a dizer, a situação vai ficar resolvida, fomos informados pela oficina que a peritagem fica terminada de manha e pode levar o carro. Eu indiquei, estou aqui à mais de 2h a espera, a perder tempo de trabalho, ninguem me consegue garantir se o carro esta em condições de circular em 100% de segurança e a porta do passageiro nem sequer abre, o que para andar com 4 ocupantes....

Disseram, vamos lhe ja alugar viatura e assim o fizeram. Pedi boleia ao vendedor, que me indicou que se tratava de ma vontade, porque ate tinham carros disponiveis da parte de vendas e que é costume pedirem-os.

Levantei o carro depois de muita confusão e ligam-me da Caetano a indicar, venha ca por favor levantar a sua viatura de cortesia, que ja temos para si. O seu carro é um Auris a gasolina portanto temos aqui um carro equivalente tambem a Gasolina, um yaris a gasolina. E eu disse, o meu carro é a gasolina mas é hibrido nao e propriamente comparavel a um yaris a gasolina (So pela comparacao que ele fez, porque viatura de cortesia é mesmo um yaris normalmente) E ele indicou, mas funciona a gasolina nao funciona? A toyota nao tem hibridos a gasoleo... E eu indiquei, ja estou servido com rent a car de segmento equivalente. Diz ele.. Va por favor devolver o carro e venha levantar o yaris. Ao que eu respondi, esta a brincar comigo? acha que vou perder mais tempo com esta situação? (Entretanto ja eram 12h).

Ainda fui contactado mais 1 vez por causa de aceitar ir trocar o carro e recusei sempre.

Agora relativamente ao serviço em si.

Perguntei como ia ser arranjada a jante que estava arranhada do acidente por todo e ate indiquei que ja tive uma ma experiencia com outro carro em que a jante começou a descascar passados 6 meses, indicaram que iam retirar a jante enviar para uma casa especializada para ser restaurada.

Quando o seguro me contactou a indicar que o período de reparação eram 2 dias, desloquei-me la a indicar que nao me acreditava na resolução indicada para a jante e queria saber o que estava incluído para ver se nada estava esquecido, verifiquei que estava prevista a pintura da porta da frente e de tras devido os riscos com que ficaram. Fartei-me de indicar, voces nao acertam uma, por favor vejam se uma vez na vida fazem bem a primeira, voces comigo ja se esqueceram de peças no carro, ja montaram peças mal, por favor, não me façam andar a vir para ca vezes sem conta.

De repente a meio do segundo dia, ligam-me a indicar que a viatura estava pronta (fim de semana prolongado logo de seguida). Fui levantar o carro, mesmo antes de falar com alguem fui velo. Qual o meu espanto quando vejo que as portas nao so nao foram pintadas como nem sequer polidas. Reclamei e disse que nao levava o carro.

Indicaram me que iam validar, desapareceu com o carro enquanto esperava e ligava para o seguro, encontro-os a tentar polir a zona dos riscos para disfarçar, indiquei que era trabalho perdido, pois era para fazerem o que estava previsto tentaram-me convencer a marcar para outro dia, nao aceitei. Depois de grande problema para conseguir extender o aluguer, la fui embora voltando na segunda feira. Tudo bom... Levei o carro.

Terça feira ja estava a jante a descascar, fiquei revoltadíssimo.

Lexus NX 300h (2015)  Spritmonitor.de   Mercedes A180d W177 (2018)  Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Quando se pensa que nada pode correr pior, eis que Murphy chega e piora a situação... Sad

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Que "aventura" do caneco...

Eu só uma vez tive chatices com uma companhia de seguros e logo depois de estar resolvido, mandei-os dar uma volta ao bilhar grande e jurei que com essa companhia, nunca mais!

Top 50 Contributor
Full Hybrid
130_Lexus_NX300h
tcap-support

José Rosado:

Eu só uma vez tive chatices com uma companhia de seguros e logo depois de estar resolvido, mandei-os dar uma volta ao bilhar grande e jurei que com essa companhia, nunca mais!

Pois, mas aqui que esteve muito mal foi a Caetano Colisão, cheguei a ouvir por parte da seguradora comentários do tipo (Não sei como são oficina recomendada).

Eu começo é a jurar para nunca mais comprar um carro cuja manutenção tenha de ser feita no grupo Salvador Caetano, é lamentável mas é o que me passa pela cabeça. Pós venda penso sempre.. é uma vez no ano nunca é perfeito mas ha piores.

Colisão, nunca me correu bem, a sensação que dá é que vivem de esquemas, de enganar o cliente, de cobrar peças que não colocam, de poupar cortando qualidade ao trabalho etc.

Eu disse mesmo, não sabem arranjar metam novo, agora trabalho de amador?

Ja agora o meu outro carro, ja saiu da colisão com o eixo mal montado, a faltar um componente interno do para choques, com a cava da roda mal montada e a forçar os plasticos, com um componente da cava da roda em falta, com uma peça do sensor de chuva em falta (que me esteja a lembrar).

Isto em 3 idas à caetano colisão locais diferentes (Maia e Porto) agora experimento Gaia... e parece que a escola é a mesma.

Depois a arrocancia e falta de respeito e consideração de quem esta a atender que deixa as pessoas à seca so porque sim (Dantes tambem era assim no pos venda e melhorou).

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Vou ter que andar atento.....

Page 24 of 27 (269 items) « First ... < Previous 22 23 24 25 26 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com