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Diário de bordo Auris Touring Sport - Hugo Sousa

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Telmo Salgado:

No percurso de 2,3km é tudo a subir? Se sim, nada a fazer na forma direta. Nesses 15min o MCI vai arrefecer bastante no inverno, podendo inclusive iniciar um ciclo de aquecimento se baixar de uma determinada temperatura.

Ora bem como és do norte, os 2,3km são deste o viaduto de Gonçalo Cristóvão até à entrada da VCI(Pelo túnel faria Guimarães), ou seja, descida tenho a entrada no túnel e tenho os últimos cerca de 200 mts (mais coisa menos coisa) no fim dos 2,3 km ha também uma ligeira zona que é plana (ou sobe ou desce ligeiramente). 

Telmo Salgado:

1 - Reduzir ou eliminar AC/climatização. Passar um produto no interior dos vidros regularmente para evitar condensações interiores. Abrir vidros para baixar a condensação. Tudo o que envolver remover calor do MCI é prejudicial. Preferível ligar bancos aquecidos nesta fase de MCI parado.

Eliminar a climatização ajuda de facto, pois pelo menos quando estou parado o consumo de bateria reduz bastante, mas como não tenho andado sozinho, "não me deixam " alem de que a condensação aumenta muito, não sabia que existiam produtos.

Telmo Salgado:

2 - Usar o N quando abaixo de 15km/h para evitar arrastamento por via de D (desde que não seja objetivo andar para diante).

Não tinha pensado nisso.. parece-me muito bem.. A entrada do túnel faria Guimarães por exemplo permite fazer isso, porque em fila não da para carregar no acelerador sequer.. tenho que experimentar..

Ha dias que a bateria até me surpreende, ainda ontem fiz esse percurso todo, é certo que andou ligeiramente mais o transito, mas ainda assim demorei os tais 15 minutos, penso que é quando as paragens são mais longas e quando se arranca se consegue andar mais distancia.

Mas fui me lixar no final da autoestrada nas tais obras...

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Ontem estive a ler o manual disponível na Net e refere que colocar o seletor de velocidades em N não traz qualquer poupança no consumo, uma vez que o motor a gasolina continua a trabalhar, sendo que o que muda é que não produz energia....

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Duarte Semedo replied on 28 Jan 2016 9:58

Essa afirmação sobre colocar em N não está completamente certa. Ao colocar em modo N o motor a gasolina fica no estado em que está, ou seja se estiver a trabalhar continua a trabalhar, se estiver desligado permanece desligado. Usar o modo N tem que se saber o que se está a fazer, pois pode esgotar por completo a bateria de tracção. Por exemplo, se quero estar a brincar com o sistema de navegação, ligo o carro e coloco em P, assim se for necessário ele liga o motor para carregar as baterias... em modo N as baterias podem descarregar completamente que o MCI nunca liga.

Eu uso bastantes vezes o modo N quando estou em filas de pára-arranca, mas apenas quando o SoC da bateria é superior a 50% (vejo este valor no ScanGauge). 

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O que refere na página 290 do referido Manual é:

 

* Utilização da alavanca das velocidades


Quando parar num semáforo, circular com muito transito, etc. coloque
a alavanca das velocidades em D. A utilização da alavanca
das velocidades em N não produz qualquer efeito positivo no consumo
de combustível. Em N, o motor a gasolina funciona mas não
pode ser gerada energia elétrica. Para além disso, quando utilizar
o sistema de ar condicionado, etc., a bateria do sistema híbrido
(bateria de tração) perde energia.

 

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O manual tem muitas coisas escritas de forma simplista.

O Duarte refere, e bem, as situações em que o N se justifica. Deixar o carro deslizar (já com o MCI desligado) permite poupar bateria e travões - um uso judicioso!

Branca de Neve 30% são minha autoria...

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Bom dia a todos,

Apenas um pequeno update ao diario de bordo.

Está prestes a chegar o 2º aniversario do auris e com ele a segunda revisão (Faltalhe apenas 30km para os 30 000, portanto chega hoje).

Situações a reportar:

-Chiadeira excessiva dos travões da frente (No ano passado foram os de tras e supostamente levou calços novos ao abrigo da garantia)

-Funcionamento errático do aquecimento de bancos principalmente do passageiro.

-Corrigir o pessimo serviço da caetano colisão.

Faz exatamente 2 meses hoje, que o carro sofreu o seu primeiro dano, basicamente o condutor de um Grand Picasso não parou num stop e foi contra mim. O meu carro teve danos ligeiros, o picasso foi de reboque.

Serve esta nota apenas para relatar o péssimo serviço da caetano colisão em gaia (Desculpem o detalhe, mas ficam aqui ja varias situações a terem em conta ao lidar com esta gente).

A situação já não começou bem com a situação em si pelos seguintes pontos: 

- O outro condutor não assumiu a culpa nem aceitou assinar declaração amigável

- O outro condutor também era segurado na fidelidade.

O meu carro circulava normalmente, apesar dos poucos danos visiveis, a porta do passageiro nao abria (Não haviam danos na porta, apenas um pequeno risco superficial). Como a pancada foi mesmo na zona da roda da frente, não me sentia confortavel a andar nele normalmente, e imobilizeio.

-A seguradora tentou marcar peritagem na semana seguinte e eu recusei, pois indicaram-me que não tinha direito a viatura de substituição pois não havia determinação de responsabilidade

-A minha mediadora embrulhou-me durante uma semana e meia, alegando que a decisão favorável ia ser rápida, portanto para esperar.

Apos perceber que a conversa era sempre a mesma, decidi ativar danos próprios para acelerar o processo, e pedi para marcarem peritagem com viatura de substuição e não de cortesia. O seguro informou-me que so podia ter viatura de substuição depois da peritagem ser dada como definitiva, mas que ate la tinha direito a viatura de cortesia e depois trocava. Informei, marquem então para um dia mas garantam disponibilidade de viatura de cortesia, porque ja me aconteceu de chegar la e dizerem que nao tem disponibilidade e que nem são obrigados a ter.

Ligam-me e indicaram que a peritagem estava marcada para o dia seguinte de manha. Voltei a falar da situação do carro, e que duvidava da disponibilidade de um dia para o outro. Indicaram, temos um contrato com eles, eles são obrigados a garantir. Liguei para la, disseram que achavam que não iam ter disponibilidade que so sabiam na hora. Contactei o seguro, disseram, agora tem mesmo que ir e eles tem que arranjar a situação.

Chego de manha para entregar o carro, e sem qualquer espanto sou informado de que nao havia viatura e de que nao sao obrigados a ter. Grande arrogancia, ainda me disseram como queria fazer. Indiquei, que ia ligar para o seguro e que so saia de la com a situação resolvida. Liguei para a seguradora, que disse ser inaceitavel dado o contrato, e que iam resolver a situação. Depois de um monte de chamadas e 2h a espera ligam-me do seguro a dizer, a situação vai ficar resolvida, fomos informados pela oficina que a peritagem fica terminada de manha e pode levar o carro. Eu indiquei, estou aqui à mais de 2h a espera, a perder tempo de trabalho, ninguem me consegue garantir se o carro esta em condições de circular em 100% de segurança e a porta do passageiro nem sequer abre, o que para andar com 4 ocupantes....

Disseram, vamos lhe ja alugar viatura e assim o fizeram. Pedi boleia ao vendedor, que me indicou que se tratava de ma vontade, porque ate tinham carros disponiveis da parte de vendas e que é costume pedirem-os.

Levantei o carro depois de muita confusão e ligam-me da Caetano a indicar, venha ca por favor levantar a sua viatura de cortesia, que ja temos para si. O seu carro é um Auris a gasolina portanto temos aqui um carro equivalente tambem a Gasolina, um yaris a gasolina. E eu disse, o meu carro é a gasolina mas é hibrido nao e propriamente comparavel a um yaris a gasolina (So pela comparacao que ele fez, porque viatura de cortesia é mesmo um yaris normalmente) E ele indicou, mas funciona a gasolina nao funciona? A toyota nao tem hibridos a gasoleo... E eu indiquei, ja estou servido com rent a car de segmento equivalente. Diz ele.. Va por favor devolver o carro e venha levantar o yaris. Ao que eu respondi, esta a brincar comigo? acha que vou perder mais tempo com esta situação? (Entretanto ja eram 12h).

Ainda fui contactado mais 1 vez por causa de aceitar ir trocar o carro e recusei sempre.

Agora relativamente ao serviço em si.

Perguntei como ia ser arranjada a jante que estava arranhada do acidente por todo e ate indiquei que ja tive uma ma experiencia com outro carro em que a jante começou a descascar passados 6 meses, indicaram que iam retirar a jante enviar para uma casa especializada para ser restaurada.

Quando o seguro me contactou a indicar que o período de reparação eram 2 dias, desloquei-me la a indicar que nao me acreditava na resolução indicada para a jante e queria saber o que estava incluído para ver se nada estava esquecido, verifiquei que estava prevista a pintura da porta da frente e de tras devido os riscos com que ficaram. Fartei-me de indicar, voces nao acertam uma, por favor vejam se uma vez na vida fazem bem a primeira, voces comigo ja se esqueceram de peças no carro, ja montaram peças mal, por favor, não me façam andar a vir para ca vezes sem conta.

De repente a meio do segundo dia, ligam-me a indicar que a viatura estava pronta (fim de semana prolongado logo de seguida). Fui levantar o carro, mesmo antes de falar com alguem fui velo. Qual o meu espanto quando vejo que as portas nao so nao foram pintadas como nem sequer polidas. Reclamei e disse que nao levava o carro.

Indicaram me que iam validar, desapareceu com o carro enquanto esperava e ligava para o seguro, encontro-os a tentar polir a zona dos riscos para disfarçar, indiquei que era trabalho perdido, pois era para fazerem o que estava previsto tentaram-me convencer a marcar para outro dia, nao aceitei. Depois de grande problema para conseguir extender o aluguer, la fui embora voltando na segunda feira. Tudo bom... Levei o carro.

Terça feira ja estava a jante a descascar, fiquei revoltadíssimo.

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Quando se pensa que nada pode correr pior, eis que Murphy chega e piora a situação... Sad

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Que "aventura" do caneco...

 

Eu só uma vez tive chatices com uma companhia de seguros e logo depois de estar resolvido, mandei-os dar uma volta ao bilhar grande e jurei que com essa companhia, nunca mais!

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José Rosado:

Eu só uma vez tive chatices com uma companhia de seguros e logo depois de estar resolvido, mandei-os dar uma volta ao bilhar grande e jurei que com essa companhia, nunca mais!

Pois, mas aqui que esteve muito mal foi a Caetano Colisão, cheguei a ouvir por parte da seguradora comentários do tipo (Não sei como são oficina recomendada).

Eu começo é a jurar para nunca mais comprar um carro cuja manutenção tenha de ser feita no grupo Salvador Caetano, é lamentável mas é o que me passa pela cabeça. Pós venda penso sempre.. é uma vez no ano nunca é perfeito mas ha piores.

Colisão, nunca me correu bem, a sensação que dá é que vivem de esquemas, de enganar o cliente, de cobrar peças que não colocam, de poupar cortando qualidade ao trabalho etc.

Eu disse mesmo, não sabem arranjar metam novo, agora trabalho de amador?

Ja agora o meu outro carro, ja saiu da colisão com o eixo mal montado, a faltar um componente interno do para choques, com a cava da roda mal montada e a forçar os plasticos, com um componente da cava da roda em falta, com uma peça do sensor de chuva em falta (que me esteja a lembrar).

Isto em 3 idas à caetano colisão locais diferentes (Maia e Porto) agora experimento Gaia... e parece que a escola é a mesma.

Depois a arrocancia e falta de respeito e consideração de quem esta a atender que deixa as pessoas à seca so porque sim (Dantes tambem era assim no pos venda e melhorou).

 

 

 

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Vou ter que andar atento.....

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