Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo Auris Touring Sport - Hugo Sousa

rated by 0 users
This post has 268 Replies | 16 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Caso para dizer, que quem espera sempre alcança , ou entao, o que é bom faz-se esperar  Cool

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Hugo Sousa:
2a feira...
É já amanhã Hugo. keep calm Wink

Fica bem e,

Top 50 Contributor
Full Hybrid
130_Lexus_NX300h
tcap-support

Bem hoje começou a minha aventura hibrida.

Ainda não tenho o meu novo carro, mas possivelmente terei hoje ao final do dia, só que foi-me emprestado o irmão gemeo, ou seja, a viatura de test drive.

Como hoje foi o dia de regresso ao trabalho, como tal dei inico a minha experiencia mais séria, ficando com as seguintes duvidas.

1ª Ecrã "ECO DRIVE LEVEL" - Nesse ecã tem uma média que aparenta ser calculada ao longo da viagem apenas, isso é a media da viagem? Se for fico bastante satisfeito por ter feito 4,6

2ª Comportamento a ter em semaforos ou paragens mais prolongadas em transito. Nessa situação ha algum inconveniente no carro ficar em D durante a paragem com o pé no travão ou deve ser colocado em N?

3ª Tenho uma subida bastante acentuada à saida da garagem. Reparei que se parar e tiver que arrancar quando arranco o carro descai um bom bocado fazendo um barulho esquisito do motor eletrico até entrar o MCI, esta situação pode causar algum problema ou devo ter algum cuidado especial?

Obrigado desde já pela ajuda.

Lexus NX 300h (2015)  Spritmonitor.de   Mercedes A180d W177 (2018)  Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

1ª - Não estou familiarizado com o novo software, o input que te posso dar é o de que as médias apresentadas, referem-se aos quilometros percorridos desde o momento em que foi feito o reset aos contadores em causa,

2ª - Desaconselho-te vivamente a colocar em N, pelos riscos associados a essa prática, o M.C.I. não arranca se for necessária reposição de carga na bateria híbrida, vem da tua sensibilidade a decisão de colocar em P, nunca N, durante essas micro paragens,

3ª - Tens disponivel a assistência ao arranque, que é nem mais nem menos do que quando estás parado, ao pressionares com alguma força o travão de serviço, ele vai manter o carro travado durante aproximadamente dois segundos após aliviares o travão, e dar tempo a que com toda a calma prepares o arranque tão suave ou rápido quanto precisares ou quiseres, quanto aos barulhos esquisitos e pelo que consigo perceber pela descrição, aparentemente o sistema ainda deverá estar em aquecimento e como tal, não deverá passar da gestão automática do sistema a fazer o que tem de ser feito, para a situação em que o mesmo sistema se encontra, deverá estar tudo bem com alguma confiançaYes, sugiro que dês uma leitura tão atenta quanto possível à Escola H.S.D. que facilmente encontras fazendo um search ao site,

Fica bem, rapidez para a entrega...e,

Top 50 Contributor
Full Hybrid
130_Lexus_NX300h
tcap-support

Obrigado pelo feedback Guilherme.

Segundo percebi não ha nenhum inconveniente em ficar parado com o pé no travão e caixa no D. Mão é mesmo colocar em N, não fazia ideia.

Sobre o tal ecra do ecodrive level segundo consegui pesquisar na internet parece que é mesmo a média da viagem (Também tenho noutro ecrã a média desde reset). Nesse ecrã é tambem atribuida uma pontuação numa esclaça de 1 a 5 (penso eu) da média obtida.

Sobre as subidas não tinha percebido como fazer ativar a assistencia ao arranque. Tenho que testar correctamente com o que fiquei a saber.

Obrigado pela ajuda.

Lexus NX 300h (2015)  Spritmonitor.de   Mercedes A180d W177 (2018)  Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support

Hugo o Guilherme respondeu às perguntas 2 e 3.

Em relação à 1º pergunta, para clarificar, o ecrã em questão diz apenas respeito à viagem em questão.

Ou seja desde o momento em que a viatura é ligada em Ready até a desligarmos. Pode ser só de 1 metro a deslocação.

Ao voltarmos a ligar começa uma nova média para aquela e só aquela viagem.

Mesmo que ao desligar a viatura o ecrã seja outro, ela apresenta sempre este ecrã por um momento.

Este ecrã representa um pódio com o 3º, 2º e 1º lugares (tens 3 patamares). Quanto mais baixa a média mais sólido é o lugar em questão.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
130_Lexus_NX300h
tcap-support

António Mateus:

Mesmo que ao desligar a viatura o ecrã seja outro, ela apresenta sempre este ecrã por um momento.

Obrigado pela informação António, não me tinha apercebido disto ainda, é tudo novidade para mim.

Uma coisa que achei interessante é que no CB já passa a ser medida a velocidade media da viagem, a distancia da viagem e o tempo decorrido.

No meu outro auris o funcionamento destas partes do CB são ridiculas, porque tinha que se fazer reset quando se quisesse fazer o calculo (se lembrasse). Nunca percebi qual era a logica de medir a velocidade media desde um reset e o tempo decorrido.

Por acaso esta média de viagem tambem era outra lacuna que sentia, porque fazia reset a cada deposito mas as vezes queria fazer o calculo de uma viagem particular e ficava sem a média do deposito.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support

Hugo não tenho a certeza mas não se consegue saber a velocidade média "total", por exemplo por depósito.

A média apresentada diz respeito apenas à viagem em questão pois é feito reset automatico quando se desliga a viatura.

Assim existem vários ecrãns com a mesma informação, e a total que para mim tinha alguma relevância não se sabe.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
130_Lexus_NX300h
tcap-support

Pois pelo que vi não dá totais, só da calculos da viagem corrente (Excepto a média). Eu por acaso prefiro assim, o meu Auris Disel é que só da totais "por deposito" coisa que não vejo grande sentido. A unica coisa que para mim até faria sentido ter em totais seria a velocidade media.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

António Mateus:
velocidade média "total", por exemplo por depósito
O Prius 3G ao ter dois Trip, A e B, e mostram sempre a informação acumulada, desligue-se ou não o carro(sistema), tendo sempre como base de cálculo o instante do último reset feito ao Trip em questão.

Assim mostra a distância percorrida, consumo e velocidade média.

Sendo que utilizo sempre o Trip A para os depósitos completos, tenho sempre e por depósito, a informação destes 3 valores.

O Trip B é utilizados para as "brincadeira / curiosidades" de uma particular situação.

Para além dos Trip A e B, tem o Odómetro em que não é admitido (tanto quanto saiba) qualquer reset pelo menos "legalmente", e o valor da autonomia estimada, que tem um algoritmo de cálculo ainda não entendido na sua totalidade por alguns, nos quais me incluoConfused; claro que estou a falar de menus que disponibilizem informação sobre distâncias e médias, o mundo dos restantes menus é um Universo...Whisper

Fiquem bem e,

Page 4 of 27 (269 items) « First ... < Previous 2 3 4 5 6 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com