Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Poluição bem visível em Lisboa

rated by 0 users
This post has 39 Replies | 7 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Neves:
Agora não podemos esperar é que as pessoas com a completa desinformação que lhes chega sejam sensíveis a este problema e tenham consciência dele! Apontem-me um artigo numa revista de automóveis ou um programa de televisão que tenha abordado este assunto com um mínimo de profundidade e seriedade!

Certíssimo Sr. Prof.!

Mas da mesma forma não devemos exigir a quem brada aos sete ventos que tem um BlueX ou GreenY que ao menos saiba o que isso é?

Como se pode tentar argumentar com um argumento do qual não se conhece o fundamento?

Eu não sabia o que era o BlueEfficiency, mas ao ler o descritivo da própria Mercedes a única coisa que me ocorreu foi "só podem estar a gozar!".

As pessoas, e aqui o nosso "conterrâneo" é apenas 1 num milhão (ou mais), vão na música do marketing só porque soa bem?

Como pessoa que tenta ser o mais racional e fundamentada possível em tudo o que faz na vida, estas coisas mexem comigo.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Neves:
No meio disto tudo como é que queremos que as pessoas tenham consciência do problema da poluição que faz verdadeiramente mal às pessoas, que é de facto a constituída por partícluas da combustão e certos gases? E nem é exclusiva dos diesel, embora estes liderem? Pois é...

Meu caro amigo, ainda recentemente o Carlos trazia esse tema para a mesa.

Tal como lhe disse na altura, na minha opinião isso é areia a mais para a camioneta do legislador!

Se para regular o CO2 já foi o que foi a nível mundial, imagina agora tentar ponderar os outros componentes emitidos na queima por ordem de perigosidade... ui... e no final atribuir uma nota global consoante os efeitos nefastos para os seres humanos por um lado, versus o ambiente por outro... ai caramba... já fundiste os fusíveis da cabeça de muita gente!

Desde sempre que defendi, e tenho pelo menos uma entrevista publicada no DN há alguns anos que o prova, que os veículos deviam ter benesses ou prejuízo no seu preço consoante a classificação global tendo em conta precisamente o impacto no ambiente e nas pessoas.

Não devíamos beneficiar os híbridos só porque são híbridos, nem os EVs só porque são EVs.

Devíamos isso sim beneficiar os veículos que fossem mais amigos do ambiente e das pessoas independentemente da tecnologia utilizada.

E se assim fosse, garanto, os híbridos e os EVs serial largamente beneficiados, e os Diesel largamente castigados.

Mas isto seria uma consequência científica da sua falta de viabilidade humana e ambiental, e não um desvario do legislador que ora pende para este lobby ora pende para o outro.

Mas isso sou eu, és tu, e mais 2 ou 3 tipos a defender, os outros nem sabem do que falamos, para mal dos nossos pecados! Crying

Se metade das pessoas que conduzem um diesel soubesse que o efeito que provocam é o equivalente a meter um cigarro na boca do neto(a) de tenra idade, se calhar as coisas mudavam. Mas como toda aquela porcaria vai para o ar... o efeito não é o mesmo... em termos psicológicos não é...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 2 Sep 2014 0:23

Uma coisa que daria um certo resultado era a saída do escape ser à frente, algures no capot, e virada para o vidro do carro...Devil

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

O marketing é isso mesmo, transmitir valores ao cliente final.

Como em tudo, há o lado mau...O marketing desonesto é uma realidade muito obscura dalguma indústria europeia de automóveis. Basta ver a modelo Schiffer a declarar que um "Astra não avaria" para perceber o quão longe se vai na publicidade...

As denominações Eco...blue...green... são umas valentes picadas na ética, dado que muitos das séries são declinações submotorizadas de modelos (quase) igualmente poluidores...

Do outro lado do Atlântico...A GM vendia o Volt como elétrico e que gastava somente o consumo de 200MPG...etc.etc.

A poluição não é só rodoviária, sabemos, mas são os veículos a gasóleo com menor controlo de emissões que mais são responsáveis. Esta situação arrasta-se há demasiado tempo, e nenhum passo é dado no sentido inverso. Nem com alguns autocarros passarem a ser a GN...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
tcap-support

Uma coisa que acho absurda por exemplo é as marcas não garantirem por exemplo o "limpeza" dos FAP,ou seja então tudo bem compra se um carro com filtro partículas porque supostamente polui menos.Será?Já alguém assistiu a um ciclo de limpeza de um?Eu já por várias vezes,e garanto vos que é preferível respirar gasolina ou mesmo gasóleo puro,do que aquilo.Depois nem todos os carros têm sistema de aviso de ciclo de limpeza da FAP,por exemplo o meu antigo Verso não tinha,dando no entanto para me aperceber.E depois obriga a fazer determinados km´s(por volta de 30)em AE a determinada velocidade e em mudança baixa de preferência,para que o sistema de escape aqueça o máximo possível.De terror é o panorama de quando se olha para trás e nada mais se vê que uma nuvem esbranquiçada com um odor terrivel,pois como digo também ando de mota e já passei por vários carros a efectuar o dito ciclo.E se temos o azar de não fazer os ditos km´s de seguida,tufas o ciclo anula se e reprograma se para uns km´s depois e recomeça o tormento.

Ora com tanto avanço na tecnologia não seria das marcas programarem de alguma forma os carros para avisarem antes de ser preciso(por forma ao condutor se poder organizar) e assegurarem gratuitamente nas suas instalações as ditas queimas?Não há de ser complicado pois se é possível programar os carros e suas revisões em questão da qualidade do óleo,nestes casos também será possível.Mas claro depois não se vendem FAP´s,que são baratinhas.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Neves:

Uma coisa que daria um certo resultado era a saída do escape ser à frente, algures no capot, e virada para o vidro do carro...Devil

Isso é que era!!!!

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Eu não queria desenterrar uma conversa fechada, mas há um aspecto que não consigo deixar de comentar.

João Prates:

Luis Neves:
No meio disto tudo como é que queremos que as pessoas tenham consciência do problema da poluição que faz verdadeiramente mal às pessoas, que é de facto a constituída por partícluas da combustão e certos gases? E nem é exclusiva dos diesel, embora estes liderem? Pois é...

Meu caro amigo, ainda recentemente o Carlos trazia esse tema para a mesa.

Tal como lhe disse na altura, na minha opinião isso é areia a mais para a camioneta do legislador!

[...]

Mas isso sou eu, és tu, e mais 2 ou 3 tipos a defender, os outros nem sabem do que falamos, para mal dos nossos pecados! Crying

Este género de panorâmica é bem conhecido de quem vai para Lisboa de barco. Quem está em Lisboa imerso na núvem, não se apercebe. No meio do rio, onde a núvem não atinge, é bem visível. É claro que grande parte da núvem é vapor de água, mas o desvio de cor para o acastanhado, sim, são poluentes.

Ora, não posso deixar de comentar: não, para o legislador não é areia a mais. O que se passa é que se o público não exige... Ora precisamente, estamos a falar de um aspecto que foi extremamente importante nos anos 70. Na altura, as pessoas estavam cientes. Não no nosso país, claro, mas nos EUA. Cunhou-se uma palavra: smog. E sim, nos EUA, o público em geral conhecia termos técnicos como NOx e dióxido de enxofre, precisamente porque o NOx era o culpado do smog e porque o dióxido de enxofre era o culpado das chuvas ácidas (este não vem dos automóveis).

Precisamente porque os EUA tiveram os anos 70 que tiveram, ainda hoje têm legislação mais apertada que a EU. E por isso nos EUA vingam os PZEV e os ZEV como cá não vingam, e os BMW e Mercedes não conseguem entrar com os mesmos modelos que cá são Blue.

Ou seja, são 2 ou 3 tipos, mas podiam ser mais. Houve outros tempos e outro sítio em que foram muito mais. E temos que trabalhar nisso, ir transmitindo essa ideia o mais possível.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel, esqueceste-te das partículas. O smog é também visível devido ao seu efeito de opacidade.

Os NOx e os VOCs induzem o O3, este acho que é completamente incolor.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo Salgado:

Miguel, esqueceste-te das partículas. O smog é também visível devido ao seu efeito de opacidade.

Bem, não sei... As "partículas" fazem aquelas nuvens visíveis a curta distância, por exemplo, aproximo-me da avenida da república e vejo a nuvem, ou a cor cinzenta dos prédios, ou aquilo que me habituei a ver, porque cresci em Lisboa, perto do mercado do Forno do Tijolo, ao limpar o pó a alguma coisa que se limpa poucas vezes (p.ex. o cimo de uma porta), aquele pó preto... Que depois, ao morar em Faro, descobri que não era para ser assim...

Para a nuvem visível a longa distância, muitas vezes logo de manhã com a neblina matinal, o smog, aquilo que tenho lido refere sempre os poluentes gasosos, dióxido de enxofre e dióxido de azoto... De qualquer modo, a minha intenção era referir a relevância histórica, nomes e alcunhas como estas, NOx, foram a dada altura conhecidas do grande público, que na altura fazia exigências. Era o que eu queria frisar, que não podemos ficar conformados com neste momento o público só se preocupar com o CO2 (aldrabado NEDC).

Portanto, concordo com o post original: os lisboetas não têm consciência disso, mas Lisboa está envolta numa nuvem de smog uma grande parte dos dias. E devemos chamar a atenção para os poluentes perigosos para a saúde.

Quanto ao CO2, o importante é que as pessoas percebam que não é por andarem com um carro que "tem um CO2 baixo" que vão poluir menos, mas sim que quanto menos gasolina gastarem menos vão poluir (não só pelo seu tubo de escape, mas como diz algures na sua página o Graham Davies, também pela poluição produzida na refinaria).

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

http://www.independent.co.uk/news/uk/home-news/diesel-fumes-biggest-health-catastrophe-since-black-death-as-london-exceeds-yearly-air-pollution-a6803876.html

Olha, a Londres do congestion charge, a braços com uma atmosfera bem agressiva. Surprise

Taxis diesel e muita circulação de potentes máquinas, enfim...

Page 2 of 4 (40 items) < Previous 1 2 3 4 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com