Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Poluição bem visível em Lisboa

rated by 0 users
This post has 39 Replies | 7 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Olha quem está a presidir à Carris, o sr.Prof.Tiago Farias, com quem divergi grandemente em opinião no passado...

http://www.jornaldenegocios.pt/multimedia/negocios-tv/detalhe/presidente-da-carris-diz-que-numero-de-linhas-ao-servico-de-lisboa-vai-ser-crescente

Afinal teremos autocarros a gás natural, e seguidamente os elétricos.  Smile

Sobre as soluções híbridas que existem no Reino Unido nenhum concurso foi lançado, o que é pena. Sad

Vamos lá, senhor professor, faça pela cidade! Para trás deixe os enviesados estudos de "híbrido vs diesel" e os problemas de regulamentação de circulação de trânsito CML, sem saudades.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo Salgado:

http://www.independent.co.uk/news/uk/home-news/diesel-fumes-biggest-health-catastrophe-since-black-death-as-london-exceeds-yearly-air-pollution-a6803876.html

Olha, a Londres do congestion charge, a braços com uma atmosfera bem agressiva. Surprise

Taxis diesel e muita circulação de potentes máquinas, enfim...

E o inesperado acontece...porque é uma restrição sem grande justiça...trata-se de um dos mais "limpos" automóveis a combustão.

Dada a revisão do sistema de medição de emissões, pós-NEDC, os Prius 4G HV a ser vendidos agora passam a ter taxa para entrar em Londres... Surprise

http://www.autoexpress.co.uk/car-news/102546/toyota-prius-hybrid-no-longer-exempt-from-london-congestion-charge

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Não distinguir um híbrido de um diesel é estranho...a aplicarem-se taxas, deveriam pelo menos ser bastante distintas.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Os carros causam mais problemas do que a poluição. Lisboa, entre as 18h e as 19h, fica em estado de sítio, ninguém mexe para lado nenhum. Os transportes públicos não podem funcionar em condições (excepto metro).

Os próprios peões têm dificuldade em circular. Lembro-me de registar que demorava mais de 30' a ir da minha casa a um ponto durante o dia, ambos no centro, mas apenas 18' durante a noite. Para atravessar a Av. da Liberdade ou da República, eu, com 20 e poucos anos, partindo com o verde, tinha dificuldade em chegar ao outro lado ainda com sinal verde. A isto soma-se a agressividade dos carros, as velocidades, as passadeiras ocupadas com carros que entopem os cruzamentos, a ausência de passadeiras nos sítios onde as pessoas realmente gostariam de atravessar. Tudo isto implica os peões pararem mais vezes, mais tempo... Que sentido faz que um peão para atravessar um cruzamento tenha de esperar 2 ciclos de semáforos, às vezes 3 (quando há semáforo separado para os carros que viram à direita)?

E nem vou falar das bicicletas. Assim, não dá.

Uma taxa de congestão é para libertar as cidades da opressão dos carros. Diríamos em Lisboa, libertar o milhão de pessoas que ali está durante o dia, da opressão da centena de milhar de carros que ali entra.

Dito isto, não sou nada fã desse tipo de taxas. Quem se lixa é sempre o mesmo, quem não consegue ter alternativa. Para quem já pode pagar 150-200€/mês num estacionamento, mais outro tanto em combustível, mais outro tanto na prestação do carro, a taxa é bem vinda, porque lhe liberta a rua para circular mais depressa.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

https://www.jn.pt/mundo/interior/cidades-alemas-autorizadas-a-proibir-carros-a-diesel-9147658.html

Os tribunais tinham ainda considerado que a exclusão de determinados veículos a diesel poderia ser una medida válida, o que motivou um recurso por parte dos governos de Baden Württemberg e Renânia do Norte -Vestefália.

O Tribunal Superior sentenciou hoje que a medida é legal e que não precisa de regulação a nível federal para ser aplicada pelas cidades de um dos países mais poderosos a nível de fabrico automóvel.

A decisão judicial prevê períodos de transição para a introdução de proibições dos veículos, com a agência de notícias alemã DPA a informar que qualquer proibição em Estugarda, o 'lar' do fabricante Daimler (da Mercedes), não entrará em vigor até, pelo menos, setembro.

O texto refere ainda que os condutores não serão compensados pelas proibições de usarem os seus automóveis.

É uma notícia que só os mais distraídos não esperariam. Por força da saúde humana, era claro que alguma coisa se teria de fazer. Agora fica na calha a proibição a nível "municipal", à semelhança das zonas restringidas que já existem um pouco pela Europa.

Quanto ao ressarcimento dos condutores que são proibidos de usar o seu diesel, tenho a acrescentar que a acontecer quero aceder a compensações por ter pago mais 25% em média por unidade de energia só por ter escolhido um veículo a gasolina.

Em breve veremos como se posicionarão outros países europeus.

Entretanto, Lisboa e outras urbes do sul da Europa continuarão sob partículas e NOx....

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1100 km
tcap-support

Telmo Salgado:
Quanto ao ressarcimento dos condutores que são proibidos de usar o seu diesel, tenho a acrescentar que a acontecer quero aceder a compensações por ter pago mais 25% em média por unidade de energia só por ter escolhido um veículo a gasolina.

Yes

Sempre a 'postar' para partilhar... e a ler para aprender!

Pedro B Luís

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
006_Insight_2

João Prates:

Depois queixam-se do ritmo de crescimento alarmante das doenças do sistema respiratório, com particular enfoque no cancro...

De que falo eu... as pessoas até são capazes de fumar químicos directamente em cigarros... Ick!

Tem toda a razão, 

Entretanto, para haver consciência ambiental têm de haver educação. Que começa em casa por uma pedagogia de inofensividade, continuando nas escolas por uma aprendizagem de respeito para com a natureza, e terá depois consequências ao longo da vida adulta nas escolhas feitas. 

A saúde, assunto ao qual dediquei boa parte da minha vida, só parece interessar as pessoas quando a doença aparece e sobretudo as doenças degenerativas. Até lá vive - se a alucinação do consumo. E porque este se tornou dono da existência de quase todos nós, difícil é escapar - lhe ou até mesmo desmontar - lhe os enredos. Ele disfarça - se, ele oculta - se no hábito . As necessidades de sobrevivência fazem o resto e sobretudo justificam - lhe a existência. Mais que seres livres e conscientes, somos cada vez mais gado engordado para a carnificina. 

Quem sabe a multiplicação de plataformas como esta, sobretudo pela reflexão a que obriga, possam gradualmente contribuir para a criação de uma mentalidade responsável. É pelo menos a minha esperança. 

Abraço 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
006_Insight_2

Bruno Almeida:

Boa tarde,

Vivemos a politica do "Agora", e não se trata apenas da industria automovel.

Tudo é descartavel, nada é reaproveitado, nada é reparado. Usa e deita fora, como as pastilhas elásticas.

E mantendo esta linha de pensamento de dia-a-dia, bem podemos andar a "lutar" por um planeta melhor que a larga maioria da população nem quer saber.

Os mais afortunados monetáriamente querem é exibir o seu status logo nem existe a preocupação de preservação, os mais pobres querem é sobreviver.

Quem poderia dar va volta a esta questão? Provavelmente a dita classe média. Mas esta também ambiciona chegar a ricos ou pelo menos passar a imagem de isso mesmo, como tal, toca de comprar Super smartphones e fazer imensas viagens e ter roupas da marca XPTO mas no carro vamos comprar um diesel para poupar!

A relação de prioridades e necessidades está completamente invertida. Se a tal ainda associar-mos uma extrema falta de valores morais e podemos ver a sociedade que temos e permitimos hoje.

Não estou com discurso de derrotado, até porque sempre que posso "passo a mensagem" não só para um futuro do nosso planeta melhor, como de todas as outras problemáticas da nossa sociedade.

Não sou perfeito, nem almejo ser, mas se poder deixar este planeta melhor em todos os aspectos!

Bruno R. Almeida

A consciência dos factos não derrota, estimula! Mal de quem não se interroga.

Por mais que doa a impotência para alterar o que está errado, pior seria não dar conta. É aliás o grande óbice à transformação social, que por isso permanece situação adiada.

Há anos que recuso o saco plástico nas compras. E explico: precisamos poupar a natureza sob pena de um dia ficarmos soterrados. Não dou conta que entendam, até porque não reagem. Mas que me interessa isso? Cada um é responsável pelos seus actos. São os meus que me importam. Claro que gostava que as minhas palavras tivessem resposta, pelo menos curiosidade. Mas no sonambulismo em que nos movemos era pedir demasiado.

Se cada participante deste fórum for exemplo de correcção já o estrago ambiental não será tão grande e, quem sabe, a sua atitude contagie outros?

Mais que na mudança das instituições, acredito na mudança das mentalidades.

Abraço coletivo 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Ora bem, a BMW respondeu aos "anseios" devido às prometidas inibições nalgumas cidades alemãs:

https://www.motor1.com/news/235981/bmw-let-you-return-diesel-car-free/

http://www.turbo.pt/bmw-devolucao-de-carros-diesel/

A marca espera, desta forma, “fortalecer a confiança dos seus clientes com a possibilidade flexível de troca de veículos”.

“Os nossos veículos Diesel estão ajustados ao futuro”, referiu Peter van Binsbergen, responsável do departamento de Marketing e Vendas da BMW. “O motor Diesel é uma das mais eficientes soluções instaladas atualmente nos veículos, sendo também muito limpos graças ao complexo sistema de tratamento de gases do escape”, assegura o responsável.

Claro, todos sabemos que são "dos mais eficientes e limpos"......em trajetos de carga, não nas urbes...e enquanto novos, sem desgaste, e sem modificações posteriores. Tudo serve para tranquilizar o comprador final, embora neste caso tenham a oferta elétrica e plug-in como opção, essas sim todos sabemos serem as mais tranquilizadoras das ofertas.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Boa! Fantástico. Eu costumava detestar a BMW... Mas para eles é claramente mais importante manter a fidelidade dos clientes do que uma estratégia do género "O importante é continuarem a querer diesel. Enquanto precisarem de diesel, precisam de nós."

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Page 4 of 4 (40 items) < Previous 1 2 3 4 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com