Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

GPS do Prius vs. GPS independente

rated by 0 users
This post has 62 Replies | 10 Followers

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
José Rosado Posted: 10 Sep 2014 15:24

Início aqui uma pequena discussão sobre o GPS do Prius vs. GPS independente (aqui pode ser um smartphone/tablet ou mesmo GPS dedicado), começando por realçar as vantagens e desvantagens (segundo o meu ponto de vista) de cada um:

GPS do Prius:

Vantagens:

• Sistema integrado que dispensa a utilização/aquisição de outro equipamento externo e acessórios.
  • Precisão, mesmo quando perde sinal, pois pelos vistos lê informação sobre a velocidade que circulamos.
  • Tamanho do ecrã
  • Alimentação própria, dispensando um carregador extra e mais fios.

Desvantagens:

• Preço das actualizações. Pelo preço de uma actualização, compra-se um tablet de 7" com boas características
  • Qualidade das actualizações; pelo que se tem visto, as actualizações, além de serem caras, muitas vezes estão "desactualizadas" em relação a estradas que já existiam aquando a actualização.
  • A vantagem de ler informação sobre a velocidade que circulamos do bus CAN, acaba-se por revelar um "problema", quando se mudam os pneus (no entanto, é possível calibrá-lo, pelo que diz o Prates)

Sistema independente:

Vantagens:

• Vários programas à escolha
  • Custo dos mapas mais baixo que as actualizações do Prius
  • Mapas muito mais recentes/actualizados
  • Possibilidade de usar noutro veículo que não tenha sistema GPS integrado
  • Se for um tablet/smartphone, pode ser usado para outras funcionalidades (por exemplo, com uma ficha bluetooth ligada ao bus CAN, pode-se criar um computador de bordo com mais informação).

Desvantagens:

• Necessidade de acessórios (ventosa para o vidro ou garra para agarrar nos ventiladores, carregador)
  • Por não usar informação do bus CAN, em túneis compridos pode perder o sinal de satélite o estar sujeito a erros
  • Tamanho do ecrã (apenas aplicável a smartphones ou GPS dedicados; com um tablet não é problema).

De referir, embora não consiga encaixar isto nas vantagens/desvantagens de forma directa, que acho o software do GPS do Prius pouco user friendly e que em algumas ocasiões recentes em Lx (e não só), já me deixou "pendurado" por dar indicações totalmente absurdas/erradas (dada à fraca actualização dos mapas),

Está aberta a discussão..venham daí as vossas opiniões. Stick out tongue

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

O custo é de facto uma questão relevante, e no que toca a atualizações um tombo incrível...

Estou reticente quanto à atualização que o meu GPS já "pede", passados 4 anos e meio, só pelo simples facto de não ter a certeza que fique bem atualizado...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
013_Prius_3G
tcap-support

E quanto custa o GPS integrado em si, só por curiosidade?

Conduzam com cuidado, em respeito do código, da vida e do ambiente! Cool

Luís Miguel

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 10 Sep 2014 17:48

faltou o pequeno detalhe da informação do GPS projectada no HUD ... 

e claro o geek mode on ... quantos mais botões melhor :)

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 50 Contributor
Full Hybrid
000_Flint
tcap-support

Independente claro está, o meu Garmin Nuvi 200 (comprado numa Fnac em Paris pelo preço dos mapas cá) é actualizado à borlix anualmente e sempre posso utilizá-lo em qualquer outro veiculo. 

Num Casio G-SHOCK GW-7900

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Comparando o custo (elevado) com o conteúdo (por vezes pobre ou errático) do GPS do Prius é mesmo de estar reticente quanto à actualização.

Eu fiz uma actualização há 2 anos e logo de início veio cheio de erros, que naturalmente se repetem até hoje. "Voltar à direita" quando no mapa o percurso escolhido indica voltar à esquerda. Ou "Siga em frente" quando em frente nem existe estrada (ou rua). A qualidade é reamente muito má.

Será que não seria possivel instalar no GPS Prius uma versão NÃO Prius? Ou seja, obter no mercado uma versão confiável e conseguir instalá-la no sistema do Prius?

A ver...

Joaquim

• Filed under:
Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

João Ferreira:
faltou o pequeno detalhe da informação do GPS projectada no HUD ... 

Quando existe essa opção Devil

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
tcap-support

O ideal seria ligar o telefone ao rádio através de entrada auxiliar, e, ter a imagem deste no monitor e poder comandar por aí. ...tipo appradio da Pioneer... 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Joaquim Domingos:
Eu fiz uma actualização há 2 anos e logo de início veio cheio de erros, que naturalmente se repetem até hoje. "Voltar à direita" quando no mapa o percurso escolhido indica voltar à esquerda. Ou "Siga em frente" quando em frente nem existe estrada (ou rua). A qualidade é reamente muito má.

Boa tarde Joaquim.

Permite-me discordar respeitosamente da tua opinião.

Já que moras em Lisboa, quando tiveres oportunidade agradecia que me desses um exemplo prático de uma dessas situações em que o GPS te manda virar na próxima para um dos lados quando no mapa indica outro sentido. Nunca vi tal coisa, e não acredito que tenha assim tanta sorte.

Com um grande grau de certeza o que se passa é que muito provavelmente não estarás a interpretar bem as indicações do GPS.

Os sistemas de navegação que a Toyota utiliza indicam apenas e só, seja em alta voz seja por setas no display, a direcção que deve ser tomada na próxima situação/ponto de escolha de percurso a optar, tipicamente um cruzamento ou entroncamento.

Se reparares no mapa, estes pontos de decisão estão assinalados com um ponto a meio da linha azul. É a esse ponto que o GPS se refere quando te mostra uma seta a virar para a esquerda por exemplo, e que te manda virar na próxima à esquerda. Tens de interpretar como sendo "na próxima situação de escolha, vire à esquerda".

Ora o que acontece é que consoante o tipo de via categorizado e respetiva velocidade máxima permitida, o aviso é dado com maior ou menor antecedência em relação ao ponto de decisão. Umas vezes mais em cima do cruzamento outras mais longe, assim como também a distância entre cada ponto de escolha possível também afecta o tempo de antecipação do aviso.

Bom, continuando com a explicação num caso prático:

Imagina que circulas no meio de um bairro, onde tens várias curvas pelo caminho, por exemplo 2 curvas à esquerda antes de chegar ao ponto de decisão, um cruzamento.

Do sítio onde estás até ao cruzamento (ponto de decisão) tens de fazer 2 curvas à esquerda, mas tens mesmo, não há outro caminho possível. Como não há escolha possível, o sistema GPS ignora essas duas curvas. O GPS não tem de te mandar virar à esquerda porque tu não podes errar, não podes fazer outra coisa, não é uma decisão que precises de tomar!

No entanto por o ponto de decisão estar perto o suficiente, podes muito bem ouvir o GPS a dizer "próxima à direita", porque entraste na zona de aproximação ao ponto onde vais ter a opção de virar para a esquerda, seguir em frente, ou virar à direita, e o teu destino implica que deverás virar à direita. Ele avisa-te com antecedência para teres tempo para te preparar. Ele não quer saber se tens 2 curvas antes à esquerda! Isso é da tua responsabilidade, é condução pura.

Como quando ele diz que na próxima é à direita, e tu tens de virar forçosamente à esquerda, pensas "que porcaria de GPS", quando na verdade ele está absolutamente correcto, tu é que o estás a interpretar mal. É "na próxima vez que tiveres que decidir" e não necessariamente na próxima curva. O GPS não te indica curvas, não te manda fazer curvas. O GPS guia-te nos cruzamentos e entroncamentos, assim como divisões de vias.

Repara nos pontos no mapa, no meio das linhas azuis quando tens o trajecto calculado. É para esses pontos que as ordens são dadas.

Estarei errado? Não será isto que se passa nos casos a que te referias?

• Filed under:
Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Olá João,

Muito obrigado pela tua resposta e paciencia para me explicares detalhadamente como funciona o GPS do Prius.

Vou ter que dar toda a atenção aos detalhes para os quais me chamas a atenção e tomar nota dos "erros" (será que são?) a que me refiro no meu post.

Depois te direi, se sou eu que estou errado...

Mais uma vez obrigado,

Joaquim

• Filed under:
Page 1 of 7 (63 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com