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GPS do Prius vs. GPS independente

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Prates, estás a exagerar.

 

Os DVD que encontrei no ebay e o que eu comprei é um original e é a ultima versão disponível.

Porque são mais baratos e porque estão a ser vendidos? Simples: existe pessoal que compra o update completo ou recebeu o carro com todos os DVD, mas ao qual o DVD da Europa Oeste não lhes interessa minimamente. Assim, aproveitam para minimizar o custo, vendendo os DVD que não lhes interessam. Até porque lamento, mas pelo menos no 2G, DVD piratas não funcionam. Eu já tentei pegar nos que tenho originais, efectuar uma cópia deles de todas as maneiras possíveis e impossíveis e nunca deu (até porque preferia preservar o original livre de eventuais riscos que o possam danificar).

 

Quanto às instruções erradas, devo dizer que já me ocorreu a seguinte situação:

 

 - Quando tentei ir ao CC Colombo, o Prius encaminhou-me até à zona, mas depois quando foi para entrar dentro do estacionamento, foi o cabo dos trabalhos: enviou-me por uma estrada errada e tive uma ou outra ocasião que me mandava virar numa estrada à direita que já não existia. 

- Quando tentei vir-me embora do El corte inglês, tive situações que me tentou mandar virar para locais que eu não podia fazer: do género, virar à esquerda, mas tal era impossível, pois resultava numa manobra proibida.

 

isto deve-se ao quê? Ao facto que as actualizações não são nada de jeito.. Não se compreende como é que uma actualização do final do ano passado não tenha uma auto-estrada que abriu no início desse ano, ainda por cima tendo em conta o preço pedido Angry

 

 

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Boa noite João,

Não me surpreendeu nada o teor do teu comentário ao assunto GPS. Dos bons momentos (muitos) e dos maus (poucos), acho já conhecer um pouco do João Prates e dos seus momentos de "disciplinador" do Prius-PT. 

Eu fui sem dúvida um dos "prevaricadores" no caso GPS, levantando questões de qualidade, querendo saber onde encontrar versões mais fidedignas, ou seja explorando o tema.

Mas não creio que tenhas TODA a razão para uma bronca deste tamanhão...

Por um lado acho escandaloso o preço que os concessionários Toyata cobram pelas  actualizações. Como sabes tenho algumas dúvidas sobre a qualidade dessas actualizações (a seu tempo te indicarei os tais exemplos de erros que tanto desejas receber).

Por outro lado tenho algumas informações de que existirão à venda no mercado retalhista (algures) versões de melhor qualidade e muito mais baratas, mas em serem cópias pirateadas. É uma questão de tempo e paciencia até encontrar. Tenho um conhecido na Inglaterra que tem um Prius 3G e comprou lá recentemente numa grande loja de acessórios para automóvel (normalíssima) uma versão oficial do GPS 2014 por pouco mais de 50 libras. Infelizmente ele mudou-se de cidade e só daqui a algum tempo poderá passar novamente pelo local onde comprou.

Por isso, não concordo que só são "oficiais" e como tal aceitáveis as instalações feitas em concessionários Toyota. Tudo o resto é pirataria.

Por princípio tabem não alinho em pirataria.

Joaquim

Um abraço

Joaquim 

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Joaquim Domingos:

...... Tenho um conhecido na Inglaterra que tem um Prius 3G e comprou lá recentemente numa grande loja de acessórios para automóvel (normalíssima) uma versão oficial do GPS 2014 por pouco mais de 50 libras. Infelizmente ele mudou-se de cidade e só daqui a algum tempo poderá passar novamente pelo local onde comprou.

Pois, primeiro o radio dele não deve ser com HDD logo aí quem tem, está feito, e depois deve ter só o mapa do país.....

Em portugal arranjo o DVD original 2014 por 30€, já coloquei o link e são originais, no meu infelizmente não dá......

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Joaquim Domingos:
Por um lado acho escandaloso o preço que os concessionários Toyata cobram pelas  actualizações.

Concordo inteiramente, penso que aqui estamos todos de acordo. É um abuso.

Joaquim Domingos:
Como sabes tenho algumas dúvidas sobre a qualidade dessas actualizações (a seu tempo te indicarei os tais exemplos de erros que tanto desejas receber).

Venham os exemplos. Espero que sejam melhores que aquilo que o Rosado apresentou, que não tem ponta por onde se pegue.

Joaquim Domingos:
Por outro lado tenho algumas informações de que existirão à venda no mercado retalhista (algures) versões de melhor qualidade e muito mais baratas, mas em serem cópias pirateadas.

Aqui está o cerne da questão.

Como já referi anteriormente, a Toyota Europa só tem dois canais de venda dos mapas para GPS:

1) Via site em http://www.toyota-mapupdates.eu/

2) Via concessionários autorizados Toyota.

Podem encontrar CDs onde quiserem, em lojas do chinoca, em lojas auto, no OLX, onde quiserem, em lado nenhum são vendas autorizadas.

Os CDs que encontram por aí são apenas 1 de duas coisas:

1) Cópias piratas (não me venham com a história que não se conseguem copiar... lá porque alguém não consegue... enfim...)

2) CDs em segunda mão, que até podem ser excelente compras se estimados e em bom estado, por exemplo de quem conseguiu copiar e quer ganhar dinheiro ilegalmente continuanto a utilizar a cópia e vendendo o original. Há milhentas hipóteses neste campo.

Joaquim Domingos:
Por isso, não concordo que só são "oficiais" e como tal aceitáveis as instalações feitas em concessionários Toyota.

Quanto a isso nada posso fazer. Ou são pirataria ou são usados; como expliquei já mais que uma vez os canais de venda são só os que referi.

Abraço

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João Prates:
Venham os exemplos. Espero que sejam melhores que aquilo que o Rosado apresentou, que não tem ponta por onde se pegue.

 

Que tu não percebas, é uma coisa...que foi o que me aconteceu, foi...Devil

 

João Prates:

1) Cópias piratas (não me venham com a história que não se conseguem copiar... lá porque alguém não consegue... enfim...)

2) CDs em segunda mão, que até podem ser excelente compras se estimados e em bom estado, por exemplo de quem conseguiu copiar e quer ganhar dinheiro ilegalmente continuanto a utilizar a cópia e vendendo o original. Há milhentas hipóteses neste campo.

 

Acho que tenho anos mais que suficientes à frente de um computador para saber fazer uma cópia e distinguir um cd prensado de uma cópia pirata Devil

 

Que é uma realidade, é..o leitor de DVD (neste caso são DVD) do Prius 2G é incapaz de ler DVD+R..poderá eventualmente ler DVD-R...

 

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Miguel Ramos replied on 29 Sep 2014 21:50

 

Bem, o meu post parece um bocado off-topic aqui! ... eu vinha seguindo a história do GPS desde o outro DB e cheguei até aqui.

Houve muito quem desconfiasse daquilo que foi dito acerca do GPS integrado no carro, ou que um GPS não integrado também o conseguia. Eu não sou um especialista, e não me sentia com autoridade para criar um tópico, mas como uso sistemas destes no meu trabalho, posso acrescentar alguns dados para dissipar a desconfiança.

Espero que não apareça aqui um especialista para me desmentir!

Se o GPS tivesse as distâncias aos satélites, então seriam precisos 3 para obter um cálculo da posição (um FIX), a intersecção das distâncias aos 2 primeiros daria uma circunferência, esta, por sua vez, intersectaria a superfície do globo (a que altitude?) em dois pontos, para determinar qual seria necessária a 3 distância. Mas o sinal que se obtém de vários satélites comunica é a posição do satélite em relação à terra (ECEF) e a hora actual mantida em sincronia pela rede de satélites. Por essa razão, é necessário um 4º satélite (há mais um grau de liberdade no sistema, qual é a hora).

Todos os aparelhos de GPS introduzem no seu cálculo aquilo que se chama o "modelo do veículo". Existe a ideia de que o veículo estava num determinada posição e por isso não salta para o outro lado da terra sem mais nem menos. Isso permite o GPS continuar a funcionar sem perda de qualidade mesmo quando tem boa recepção apenas de 3 satélites. Os GPSs mais antigos, se estiverem a receber mais do que 4 satélites não fazem nada com essa informação, não a conseguem usar para melhorar a sua estimativa, apenas escolhem os 4 melhores satélites (mais distantes entre si) de entre os x (talvez 12) que estão a monitorizar.

O "modelo do veículo" pode manter a posição, manter a velocidade ou manter a aceleração, ou qualquer coisa do género. Isso permite aos GPSs continuar a dar uma posição num túnel curto. E nada mais que isso. A precisão do sistema de GPS anda nas dezenas de metros, e desce para os vários metros com correcção WAAS ou EGNOS (estações terrestres).

Um sistema de navegação, integrado no carro ou não, pode acrescentar mais uma série de sensores, tipicamente são 3 acelerómetros, 3 giroscópios, 3 magnetómetros e, por vezes, um barómetro. Estes sensores, outrora caríssimos, hoje fazem-se baratos, porque são feitos dentro de microchips, com sistemas micro-electromecânicos (MEMS).

  • Com acelerómetros, se eu quiser, integro e tenho a velocidade, volto a integrar e tenho a posição — mas não sei a posição inicial, e existe uma acumulação de erros que se chama a deriva.
  • Com giroscópios, se eu quiser, integro e tenho a orientação — mas não sei a orientação inicial, e existe deriva.
  • Com magnetómetros, eu tenho a orientação em relação ao Norte magnético — mas existem problemas com frequência.
  • Com cada uma das diferenças horárias para os satélites eu tenho uma relação distância/tempo... — mas essas distâncias são grosseiras, a incerteza na altitude é 10 vezes maior.
  • Com o conhecimento que tenho do veículo, eu tenho mais alguns dados (um carro não anda de lado, não salta para o outro lado do planeta...).

Ou seja, a solução para a navegação é cozinhar todos esses dados numa solução de posição/orientação. Aí usa-se o famoso filtro de Kalman.

Um sistema integrado no carro pode potencialmente usar a informação disponibilizada pelo controlador do carro (rotação do motor, relação de transmissão, diâmetro da roda). Mas eu não tenho a certeza de que o faça. Porquê? a) não é preciso, a integração dos dados do acelerómetro é suficiente para obter uma boa estimativa da velocidade, b) é mais complicado e dá mais problemas de sincronização (o acelerómetro estará dentro do chip que faz as contas). A informação acerca da viragem, até me custa um bocado a acreditar que use.

É bem visível que:

  • O GPS destes bichos funciona lindamente dentro de um parque de estacionamento subterrâneo. É mesmo giro se quiserem situar o vosso carro no mapa de um centro comercial.
  • Os GPSs "de compra" ainda não têm estes sensores — não sei por quanto tempo... mas para já é uma questão de preço (e hoje, quem vai comprar um GPS, quando tem um no telemóvel?).
  • Os GPSs dos telemóveis, têm os sensores, mas não sei se os usam no cozinhar da posição/orientação, eventualmente por uma questão de capacidade de processamento/vida de bateria. O chip de GPS, comprado à parte, cozinha a posição e emite-a para o CPU, os outros sensores estão acessíveis ao CPU, mas não ao chip de GPS, que provavelmente nem tem capacidade de cálculo para utilizar esses dados.

Finalmente, os mapas disto são muita maus e a desactualização é uma desgraça. Até no IC20 da costa da caparica tem erros (uma vez mandou-me dar a volta a uma rotunda para usar uma entrada para o IC20 porque não sabia que podia entrar logo). No meu GPS da NDrive, havia erros, sim, de coisas recentes, etc... agora este?! Faltam autoestradas inteiras com 2 anos de construção. E o software é mau, a voz dela atropela-se, ficam palavras interrompidas (em português, em francês e inglês nota-se menos), a antecipação em relação a uma viragem não é tão boa como no da NDrive ou no de borla do Android.

O GPS é de longe a pior coisa do meu querido Yaris HSD, que é tão bom carro.

 

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

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Espectáculo......pergunta simples para tanta escrita....

Qual o software e versão dos mapas do Yaris?

 

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Ricardo Ornelas:

Qual o software e versão dos mapas do Yaris?

Versão? Ora, ora, onde está isso? Versão! 2.8.5aL e os mapas EUL20130409.

E o pior é que quando comprei, em Junho, já estava desactualizado. A versão seguinte dos mapas saiu em Maio no toyotaeurope. Fiquei a saber isto algum tempo depois, quando andei a percorrer fóruns à procura de alguma solução. E claro, existe uma forma de actualizar de borla o mapa, mas ao que parece apenas nos primeiros 200km, precisamente para que um carro novo não saia do stand com o software desactualizado. Fiquei a saber, já com 8000 kms...

Quando confrontei o responsável do serviço pós venda da Caetano Auto do Barreiro, a resposta que tive foi "pois, o mapa saiu, mas as viaturas já estão nos parques, etc, etc", como se não soubesse da actualização pré-200kms. Depois de ter dito isto, falei-lhe eu dessa actualização, e afinal até me corrigiu, eu disse 800km por engano e ele corrigiu-me para 200... Ficou de ver o que é que podia fazer, e nunca mais.

Essa actualização de borla antes do odómetro marcar 200kms significa que basta ter um disco com os mapas, pode ser de outro carro, para o actualizar. Após os 200kms, ele pede uma licença cozinhada ad-hoc para o número de série dele: não é possível.

 

Tanta escrita... Pois... Eu fiquei a interrogar-me acerca dos tais saltos do GPS por se trocar uma roda... É que precisamente, num filtro de Kalman, nenhum dos sensores vai ser tomado como "a verdade", em princípio, o erro vai ser repartido por todos eles, e espera-se que o sensor que mais errar mais seja ignorado. Neste caso, mesmo que o sistema não tivesse acelerómetros (acho difícil, tendo em conta que me parece que o custo de uma solução com acelerómetros dentro do chip deve ser menor do que a integração com dados do carro), o sistema não deveria levar à letra a indicação de velocidade do veículo. Além disso, numa jante maior, também o pneu é mais pequeno, e não sei até que ponto o diâmetro exterior é afectado. Podemos especular que outros factores provoquem saltos no GPS (CPU muito ocupado a ler os tags dos MP3 na pen...).

 

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

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Atenção que quando disse grande texto, quero dizer excelente explicação.....

Se calha com o novo mapa já vem rectificado.

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Este tópico é antigo, mas tenho interesse em perguntar se por acaso alguém optou por colocar um sistema android. Já estive quase para colocar um, mas pareceu-me que não era muito amigo do utilizador de acordo com uns videos que estive a ver.

Se alguém colocou pode dar um feedback?

Prius 3G  

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