Finalmente com a burocracia tratada ocorreu a primeior percurso experimental. Um total de 18 km, com sobe e desce significativo, entre cotas de 10 metros e de 120 metros. Atendendo ao percurso, esperaria que a autonomia inicialmente indicada tivesse caído mais que os km percorridos, mas aconteceu o inverso: decaiu apenas 15 km. É um bom pronúncio para a autonomia efectiva da máquina.
Quando ao resto, enfim, a máquina é uma delícia de conduzir e tem uma suspensão perfeita para o meu gosto, mesmo à antiga francesa - para um colchão de penas a deslizar...
Tenho pena de não morar mais longe do emprego ....
Toyota Prius 4G PHV
Luis Neves:Tenho pena de não morar mais longe do emprego ....
Não seja por isso...trocamos de carro (já agora de emprego e local de morada)
Mancha Negra (GPL Kit by Prins)
Mancha Branca (Leaf Tekna 30kWh)
Tenho programadas uma serie de viagens a coimbra em dezembro. Vou andar com atencao para nao pisar nenhuma folha por la :)
Toyota Prius 3G Diário de Bordo de Um Prius Serrano
Mitsubishi Outlander PHEV Diário de Bordo do Ironhide
Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link
Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)
Um teste realizado no meu circuito pendurar casa-trabalho, com o circuito invertido.
Saída com carga completa, trajecto de 5,7 km com desnível (ascendente) de 120 metros.
Autonomia 140 km, SOC 93,8%
À chegada a autonomia marcava 110 km e o SOC era de 86,8%, portanto uma queda de 7%. Admitindo um SOC utilizável de 85%, daria uma autonomia de 65 km se o percurso fosse sempre deste tipo.
Sem dúvida que as subidas são um desastre para os EV...
Regresso com novos 5,7 km. Aqui temos a vingança do artista, aproveitando bem as descidas. Percurso terminado com a autonomia a marcar 131 km e o SOC nos 84%, ou seja desta vez apenas perdeu 2,8%.
No total temos 11,5 km percorridos com estimativa de autonomia indicando a perda de 9 km, e uma queda no SOC de 9,8%. Fazendo de novo a mesma conta agora com a média dos 2 trajectos, a autonomia expectável neste percurso será de cerca de 100 km.
Valente Prius para fazer média de 5 litros neste circuito!
p.s.- de novo confirma-se que a indicação de autonomia do carro não é nada fiável, como é que um trajecto em que o consumo é superior ao normal conforme demonstrado pelo SOC, a indicação de autonomia mostra aparentemente o inverso? O problema é que a estimativa é baseada nas últimas centenas de metros percorridos e isso não tem nada de fiável em particular quando se está em subidas ou descidas.
Luis Neves:p.s.- de novo confirma-se que a indicação de autonomia do carro não é nada fiável, como é que um trajecto em que o consumo é superior ao normal conforme demonstrado pelo SOC, a indicação de autonomia mostra aparentemente o inverso? O problema é que a estimativa é baseada nas últimas centenas de metros percorridos e isso não tem nada de fiável em particular quando se está em subidas ou descidas.
Isto é no mínimo curioso face ao muito razoável grau de precisão que verifico no ChaF e tendo em conta a expectativa que se tem de que, sendo ambos os carros da aliança Renault-Nissan, partilhem boa parte da tecnologia.
Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ... | Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.) | Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013
aop@prius-pt.com
Perspectivas para amanhã. Ilustração da viagem de ida (69,5 km), o regresso é o percurso inverso.
Conto com pelo menos duas horas de carga no destino para ajudar, senão seria suicídio. Assim é só uma aventura...
Depois de ver o que fazem as subidas à autonomia do carro, vai ser mesmo uma prova de fogo.
Mas olha que o regresso é sempre a descer...se for preciso, nas pequenas subidas, sais e empurras o carro
Acho que é pesadito para isso...
Professor, nao se esqueça das tradicionais fotos :)
Vou estar atento.
Comércio de veículos elétricos
Nissan Leaf / Vectrix Li+ 60 ah / Peugeot Ion