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Leaf - Luís Neves

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Sobrevivi! Big Smile

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Luis Neves replied on 28 Nov 2014 23:25

Ora cá vai o relato.

Chegada à viatura com carga completa, indicando o SOC 94,4%.

Após pequeno percurso entre pisos na garagem, saída às 15h00 exatas registando o SOC 93,8% e a autonomia, em modo ECO e com climatização desligada, um apetecíveis 151 km. Logo após esta foto fiz reset a todos os contadores.

A autonomia ainda subiu um pouco dado os primeiros 500 metros serem maioritariamente descendentes, até aos 154 km. Mas o percurso não era fácil...

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Luis Neves replied on 28 Nov 2014 23:33

N110 até Penacova, uma estrada razoavelmente plana e com curva/contracurva consecutivas, muitas delas mais ganchos que curvas. O Leaf mostrou uma excelente capacidade para curvar depressa, sem adornar nada. Para um carro com suspensão tão cómoda não contava de facto que curvasse de forma tão composta. Provavelmente o melhor compromisso conforto/comportamento que já vi ate hoje.

Passagem do Mondego em Penacova após 21,0 km, com a autonomia nos 125 km e o SOC nos 77%.

 

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Luis Neves replied on 28 Nov 2014 23:46

Este primeiro resultado deu início a alguma dificuldade em perceber os diferentes indicadores recolhidos no sentido de estimar a autonomia. É que são contraditórios entre si!

Reparem:

a) Foram percorridos 21 km e a autonomia reduziu-se 26 km. A conclusão que daqui se pode extrair é que estamos a consumir bateria a um ritmo um pouco superior ao normal; e que a este ritmo a autonomia seria de 122 km, um pouco abaixo da indicada pela marca.

b) O cenário ligeiramente negativo do ponto anterior adensa-se quando olhamos para o SOC. Em 21 km sem grande dificuldade (neste trajecto mais ou menos plano o meu Prius já fez consumos abaixo de 3 litros), o SOC caiu de 93,8 para 77%, ou seja, 16,8%. Tendo em conta que a carga máxima ronda os 94% e a mínima, de acordo com o Manuel Jasmim, de 6% (momento em que o carro se desliga), temos, no limite, 88% de SOC para explorar. Pegando nestes dados, a autonomia projectada é de 110 km, ou seja ainda abaixo da estimada no ponto anterior.

c) A agora algo completamente diferente. Reparem no consumo médio indicado, de 0,12 kWh por km. É um bom consumo, de acordo com a facilidade do trajecto. De acordo com o que tenho lido, o Leaf tem cerca de 22 kWh úteis para utilizar. Isto significa que a este ritmo teria...183 km de autonomia.

Em que ficamos? Confused

 

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Luis Neves replied on 29 Nov 2014 0:02

As facilidades acabarem poucos km depois, com pequena incursão no IP3, para logo de seguida entrar no IC6. Começou a subir...

Felizmente no sentido Penacova-Oliveira do Hospital a maior parte do tempo existem duas faixas, o que me permitou prosseguir nos 55-60 km/h sem ser atirado para fora da estrada por algum dos muitos camiões que me ultrapassaram Angel...

É duro andar tão devagar, mas não há outro remédio quando se vê a carga da bateria a desaparecer rapidamente...

Exactamente 1 hora após o início da viagem tinha percorrido 50 km, faltando ainda mais de 20, e apesar de todas as cautelas na condução o cenário era este:

Por coincidência, o SOC estava também exactamente nos 50%, o que significava um ritmo médio de descarga de 1% por km percorrido. Assumindo os tais 88% utilizáveis, daria 88 km de autonomia. De acordo com o indicador do carro, daria 50+57=107 km. De novo, olhando para o consumo médio de 0,14 kWh por km (mesmo assim aparentemente bom), e tendo em conta a capacidade da bateria, a autonomia supostamente devia ser de 157 km? Angel

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Luis Neves replied on 29 Nov 2014 0:21

E finalmente o resultado final da viagem.

A distância final foi de 73 km, com o SOC nos 32,8%. Como podem ver já restavam apenas duas barras de autonomia correspondentes à reserva, o que ocorreu aos 33% de SOC.

Tendo 73 km percorridos e restando 26 km, a autonomia total supostamente rondaria os 99 km. Olhando para o SOC, foi consumido 93,8 - 32,8 = 61%. Daqui se infere uma autonomia total de 105 km, não muito diferente da anterior.

Pior é considerar o consumo médio, de 0,15 kWh por km, o que daria 146 km. Não percebo...Sad

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Luis Neves replied on 29 Nov 2014 0:25

Aparentemente apesar da dificuldade da viagem, consegui plantar 3 árvores...quase 4. Big Smile

Tempo total de viagem 1h27m, média de 71 km/h.

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Apesar da maior facilidade do regresso, o resultado da ida mostrava, como esperado, que uma única carga não seria suficiente para ir e voltar.

Leaf ligado à tomada, tendo ficado 3h30m a beber. Ao ligar de novo para o regresso, o SOC tinha recuperado para 67,3% e a autonomia para 90 km. Conclui-se que carrega ao ritmo de 10% por hora.

O regresso foi bem mais fácil, como esperado, com a ajuda da gravidade. Não fiz reportagem, a não ser o resultado final, obtido após 1h20 de viagem, um pouco mais rápido que na ida.

A chegada fez-se já de novo após entrada na reserva, com o SOC nos 28,4%. Portanto o regresso consumiu 38,9%, bem menos que os 61% da ida. Em todo o caso a soma dos 2 percursos foi de 99,9%, bem acima dos 88% utilizáveis. Impossível sem uma recarga intercalar.

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Luis Neves replied on 29 Nov 2014 1:12

Reparem no consumo de regresso, apenas 0,09 kWh por km.

Sobre este indicador, ou o CB o calcula mal, ou a capacidade da bateria é inferior ao referido...não percebo como as contas divergem tanto dos restantes indicadores de autonomia quando se comparam as coisas.

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Haaaa, no regresso plantei mais 3 árvores...Big Smile

6 num dia não é nada mau!

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