Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Leaf - Luís Neves

rated by 0 users
This post has 55 Replies | 10 Followers

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Há algo que não percebo: se fizestes 73km em 1h27m, como pode a média ser de 71km/h ?

Em relação às estimativas de autonomia do CB, realmente parece-me que o Zoe é muito melhor, tendo em conta o bocado que tive com ele no teste drive.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Pois, foi erro nas contas, foi 50 km/h e no regresso 55 km/h.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

A seguir a esta viagem e após uma carga completa, o panorama da previsão de autonomia passou a ser, respectivamente em modo normal e em eco, como se ilustra de seguida:  Big Smile

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 13 Dec 2014 3:35

Com o Leaf Spy Pro activado, já esclareci algumas das minhas perplexidades anteriores.

Com carga completa o software indicou estarem disponíveis na bateria 18,9 kWh, bastante menos do que as referências que tinha encontrado (21-22). Com mais umas pesquisas também encontrei referências a 19...deve ser mesmo isso.

Depois de uma viagem de 65 km, contas feitas pelo Spy deram 0,16 kWh por km, acusando o CB 0,14 kWh por km. O CB peca portanto por optimismo no consumo.

Somando os dois factores, está explicada a razão para que as minhas contas tendo em conta a capacidade da bateria e o consumo médio dessem valores de autonomia tão díspares face aos outros indicadores.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix
Clube 1100 km
tcap-support

Essas constatações de facto ajudam a entender.

A minha curta experiência com o Leaf não me permitiu chegar a essas conclusões. Sempre pensei que o pack é de 24 kw sendo cerca de 21-22 aproveitados.

Sei que levou a atualização P3227 recomendada pela marca e que, dizem os "Leafeanos", de início baralha as contas da capacidade de bateria. Com o tempo talvez melhore. Vá dando feed-back, o Luís está a prestar um bom serviço à comunidade elétrica.Smile

Também poderá fazer o designado teste da tomada, que consiste levar ao esgotamento da bateria (pode chegar à garagem com 4-5% de soc, e deixar o AC funcionar até esgotar a energia restante) e carregar o carro até aos 100%, registando os Kw carregados (com um medidor próprio). Futuramente poderá repetir o processo para se aperceber das perdas.

Comércio de veículos elétricos

Nissan Leaf / Vectrix Li+ 60 ah / Peugeot Ion

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Reativação deste esquecido DB para dar conta de uma coisa pouco agradável.

Habituámo-nos à fiabilidade do Prius e à ideia de que os EV pela sua mecânica serão igualmente muito pouco dados a avarias. Mas ninguém é imune...

E pronto, hoje o Leaf deu problemas. Ao ligar a "ignição" saiu um barulho estranho da parte da frente do carro, um ruído de tom grave com a duração de 5-6 segundos, parecendo uma bomba eléctrica. Em paralelo no tablier acenderam indicadores de erro em cor amarela.

Consultado o manual, a indicação é a de problema no sistema de travagem regenerativa. A cor amarela não impede a circulação, se fosse a vermelho é que deveria encostar de imediato - apenas sugere ida à oficina.

Comecei por testar devagarinho na garagem e aos poucos ganhei confiança para dar um arranque seguido de travagem forte. Tudo normal pelo que resolvi seguir viagem, um trajecto de alguns km no sobre e desce de Coimbra.

Na viagem apercebi-me que o sistema de travagem regenerativa está mesmo desactivado - mesmo em travagem forte o indicador não mostra regeneração alguma.

Nem o ligar e desligar várias vezes nem a viagem feita resolveram, mantém-se o ruído ao ligar e os avisos de avaria.

Pronto, brevemente lá terá de ir visitar a oficina...Sad

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Também estou a pensar no Leaf, já fiz 3 teste drives e gostei muito, mas a minha espectativa seria um Prius plug-in com autonomia para uns 60 Km EV, mas não é possível.

A Toyota terá os seus motivos para sair dos EVs, o que é certo é que a fiabilidade e duração das Baterias dos EVs ainda não convencem.

Os Prius são os únicos a ter 10 Anos de Garantia

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Os ev renault têm garantia vitalicia ;)

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
Clube 1200 km
tcap-support

Luis Neves:
Consultado o manual, a indicação é a de problema no sistema de travagem regenerativa.

Alguma espécie de inversor pergunto?

Algo que pudesse sugerir ou incitar o aparecimento desse tipo de avaria? Talvez os percursos comdescidas acentuadas?

Está com quantos Kms o Leaf? ( Curiosidade mesmo Stick out tongue )

Já agora porque não sum Sprimotor para o Leaf para irmos seguindo ( eu pelo menos ) como se comporta um menino desses com os trajectos tão acentuados. Devil

Cumps

Um passinho de cada vez.

Prata Da Casa -->  Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Por ordem:

Não sei;

Não me parece que subir e descer um pouco possa originar isto;

Oito mil e poucos;

Não tenho contador na garagem que permita controlar os carregamentos. Mas o CB tem andado pelos 0,16 a 0,17 kWh por km, sendo que o desvio será de mais 0,02. 

Page 4 of 6 (56 items) « First ... < Previous 2 3 4 5 6 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com