Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Toyota Auris TS HSD Sport - Luís Manuel

rated by 0 users
This post has 195 Replies | 14 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Verifica a pressão dos pneus, podem ter tirado pressão aos mesmos. 

Eu nas revisões costumo pedir para não alterarem pressão dos pneus. Ando sempre com a pressão ligeiramente acima do máximo indicado no manual (mas sempre abaixo da pressão máxima do pneu). 

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support
Luís Manuel replied on 26 Jun 2019 17:23

Boas,

Já há umas largas semanas que não conduzia a minha TS mas os consumos mantêm-se mais altos que o normal, aquilo que consumiu nos 90.000 kms iniciais, 4,6. O computador de bordo está nos 5,0, a única alteração recente foi a substituição dos 4 pneumáticos por outros exactamente iguais aos de origem, Dunlop. Quem conduz é a minha esposa e está sempre "em cima" dos consumos com uma boa gestão do botão EV, preocupada com a sua utilização na travessia de localidades e com mais intensidade de tráfego.

Continuo bastante insatisfeito com a SC Prior Velho, pois pedi para verificarem o que passava com o capôt, não saltava quando puxamos o manípulo, parecia ter ficado resolvido, hoje estive que "inventar" para abri-lo. Voltei a colocar cera de abelha para amaciar as borrachas mas não vai resolver. Desde o tempo da Transmotor de Cabo Ruivo que isto não me aconteciam problema de qualidade dos serviços prontamente solucionados com a intervenção do Sr. Neves Martins.

Vou ter que ter paciência, aguardar por uma paragem no meu trabalho para ir "incomodar" alguém, vou ser pouco diplomata, estou farto de tanta incompetência por um serviço tão caro.

Feliz proprietário de uma Auris TS Sports 1.8 HSD

Consumption:
5,12 l/100km  (spritmonitor)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 26 Jun 2019 20:56

A qualidade de serviço deveria ser uma prioridade...

Nota para a utilização do botão EV e sobre os consumos...o uso de EV pode prejudicar os mesmos...convém lembrar que toda a energia provém do combustível. Deve acelerar-se sempre com o MCI, está escrito no manual e aqui no nosso "cantinho"...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
050_C-HR_2016
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Pedro Tiago replied on 27 Jun 2019 11:52

Luís Manuel:
está sempre "em cima" dos consumos com uma boa gestão do botão EV

esse poderá ser o problema para os consumos elevados. Que "gestão" é essa?

EDIT: entretanto o Telmo já referiu a mesma coisa.

O botão EV para mim resume-se na utilização em 2 circuntancias:

1º deslocação curta (algumas centenas de metros) para evitar o ciclo de aquecimento

2º quando no percurso à nossa frente sabemos que vamos ter uma descida (com hipotese de regenerar muito) e forçar o EV para utilizar a carga armazenada na bateria, que sabemos poder encher novamente na descida.

Top 75 Contributor
Pequeno citadino
041_RAV4_HSD

Pedro Tiago:

O botão EV para mim resume-se na utilização em 2 circuntancias:

1º deslocação curta (algumas centenas de metros) para evitar o ciclo de aquecimento

Uma questão básica, mas como forças o EV sem evitar o ciclo de aquecimento? O carro já não precisa estar quente para isso? Ou são situações distintas?

Spritmonitor.deRAV4 Hybrid Pure Dark

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 29 Jun 2019 20:00

Tal como o Telmo e o Pedro já referiram, forçar o modo EV só em casos muito pontuais.
Aliás, em trânsito pára-arranca, sempre que possível tento forçar o MCI a entrar em acção, para evitar gastar a bateria rapidamente.
Quando SoC da bateria fica baixo, o MCI liga para a carregar, e o consumo médio dispara.
Tento evitar que isto aconteça... por esse motivo não costumo forçar o modo EV em pára-arranca.

No entanto todos os dias forço o modo EV enquanto tiro o carro da garagem, para evitar emissões dentro da garagem.

O modo EV tem que ser forçado antes do ciclo de aquecimento, pois caso esse já tenha iniciado não é possível interrompê-lo, a não ser desligar o carro.
Só não aceita entrar no modo EV quando o SoC da bateria está muito baixo.
Acho que desde que tenho o Auris isso só me aconteceu 1 ou 2 vezes.

Por outro lado, quando tenho o carro estacionado na rua, muitas das vezes forço o ciclo de aquecimento (carregar no acelerador com o carro em P), para reduzir o tempo em que o MCI "não está disponível". É que durante o ciclo de aquecimento, o carro usa maioritariamente a energia da bateria para fazer deslocar o carro. 

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 75 Contributor
Pequeno citadino
041_RAV4_HSD

Perfeito Duarte, obrigado!
De facto ainda não tinha percebido como forçar o EV logo pela manhã quando tenho de subir 3 patamares na garagem do prédio. Esperava que ele iniciasse o ciclo de aquecimento e só depois saía.

Spritmonitor.deRAV4 Hybrid Pure Dark

Top 75 Contributor
Full Hybrid
022_Auris_HSD_2G

Telmo Salgado:

Nota para a utilização do botão EV e sobre os consumos...o uso de EV pode prejudicar os mesmos...convém lembrar que toda a energia provém do combustível. Deve acelerar-se sempre com o MCI, está escrito no manual e aqui no nosso "cantinho"...

Eu, praticamente desde o início de ter o carro, que não forço o motor a isto ou aquilo. O que faço é condução zen nos arranques e desacelerações e o modo elétrico e o MCI que se desenrasquem. Em cidade, raramente ultrapassa os 4,5l/100kms (leitura de computador de bordo).

Há dias fiz três percursos em estrada. Coloco sempre o CC 5km/h acima do permitido (para ir descansado, tendo em conta a margem do velocímetro). É interessante ver a gestão que o carro vai fazendo da energia. O que faço, às vezes, é ganhar alguma velocidade extra numa descida se a seguir vem uma subida pronunciada. Resultado:

• Viseu-Coimbra: 89kms ; 1h41 (estive parado por duas vezes a atender efetuar chamadas e não desliguei o carro, daí o tempo parecer excessivo) ; 3,2l/100kms
  • Coimbra-Nisa : 150kms ; 1h59 ; 4,3l/100kms
  • Nisa-Elvas : 90kms ; 1h25 ; 3,3l/100kms
  • Resumo do dia : 354kms ; 3,7l/100kms (tive mais 3 percursos pequenos que não anotei)

Média real, até hoje: 5,1l/100kms.

ps faltou dizer que ía eu com malas e tralha que estimo em 60kg.

Toyota Auris 1.8HSD  

Top 75 Contributor
Full Hybrid
022_Auris_HSD_2G

Filipe Silva:

De facto ainda não tinha percebido como forçar o EV logo pela manhã quando tenho de subir 3 patamares na garagem do prédio. Esperava que ele iniciasse o ciclo de aquecimento e só depois saía.

Isto será saudável? Também poderia utilizar isto na rampa do meu prédio para sair da garagem.

Toyota Auris 1.8HSD  

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Nuno Conceição:
Isto será saudável?

Nuno, não sou a pessoa mais versada em baterias desta comunidade, mas:

1 - Trata-se de um espaço curto, 100/200metros, não esgotando a bateria.

2 - Mesmo que estejas com a bateria com menos carga, e mesmo "forçando" o EV, os sistemas de segurança do HSD desligam-no para retomar a carga ideal e fazer ciclo de aquecimento.

3 - Se o sistema verificar que não é seguro, por carga, temperatura, etc, não te permite a ativação.

Como tal, é minha opinião, que deves confiar no construtor, veiculo e software e utilizar o carro para sair da garagem.

Até porque em meu entender tem algumas vantagens:

1 - não poluição da garagem (na minha que é aberta, sempre que o vizinho do 2 andar sai com a sua Audi A6 2.0 TDI de 2011 fica um ambiente horrível)

2 - o MCI não esta a trabalhar "em seco", enquanto aguardas o fecho do portão

3 - a bateria será carregada logo nos primeiros metros, ficando disponível rapidamente.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Page 19 of 20 (196 items) « First ... < Previous 16 17 18 19 20 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com