Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Toyota Auris TS HSD Sport - Luís Manuel

rated by 0 users
This post has 195 Replies | 14 Followers

Top 75 Contributor
Pequeno citadino
041_RAV4_HSD

Bruno Almeida:
Até porque em meu entender tem algumas vantagens:

Então Bruno, no meu caso o que será mais benéfico para os consumos ? :

1. Forço o EV até sair da garagem e depois inicio a marcha com o MCI
2. Em alternativa, deixo que inicie o ciclo de aquecimento enquanto coloco os miudos nas cadeiras e depois EV rampa acima.

Spritmonitor.deRAV4 Hybrid Pure Dark

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Forçar o modo EV para subir 3 patamares na garagem não sei se é a melhor opção.

No meu caso, apesar de fazer mais de 100 m na garagem, é tudo em plano, o acesso à garagem está ao nível da estrada. Yes

Sem fazer cálculos, mas assim a falar de cor, a energia para subir 3 pisos na garagem dá para fazer umas largas centenas de metros em EV,
Forçar o modo EV nesse caso vai dar um grande rombo na carga da bateria, carga essa que depois vai ter que ser reposta.
Além disso, mesmo durante o ciclo de aquecimento, o MCI quase não fornece energia para mover o carro... ou seja, a bateria ainda vai "sofrer" mais descarga.

Se eu tivesse que subir 3 patamares o mais certo era não forçar o modo EV.

Já experimentaste deixar terminar o ciclo de aquecimento antes de iniciar a subida?
Se sim, e sem forçar o modo EV, o carro liga o MCI na subida dos patamares?
Se a resposta for positiva, então quer dizer que numa situação normal só usar a energia da bateria "esforça-a" em demasia, e isso vem reforçar a ideia que forçar o modo EV se calhar não é a melhor opção.

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Forçar nunca é solução, seja o modo EV ou a vida.

Melhor deixar fluir.

O meu mal abro a porta já está a zumbir. Entro, faço o que tenho a fazer, ajeito-me, escolho a música e o menino cala-se.

Partir em silêncio eis a maravilha. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Pequeno citadino
041_RAV4_HSD

Duarte Semedo:
Já experimentaste deixar terminar o ciclo de aquecimento antes de iniciar a subida?

Bom dia Duarte,

É o meu procedimento normal. Ando 2m para posicionar o carro e conseguir colocar os miudos nas cadeiras, ele inicia o ciclo de aquecimento e enquanto faço o que tenho a fazer ele termina o aquecimento. Só depois saio e sim, é possível sair em EV sem forçar o mesmo.
Rumo ao objectivo dos 1000km com um depósito! Big Smile O que me parece ser uma tarefa deveras complicada, mas não custa tentar (ou pelo menos custa menos).

Top 75 Contributor
Pequeno citadino
041_RAV4_HSD

João Crisóstomo:
Partir em silêncio eis a maravilha. 

Concordo amigo Crisóstomo. Prezo bastante o silêncio inclusive ando bastantes vezes com o rádio sem som. Esta nova forma de conduzir mais 'zen' permite que passe grande parte do tempo enquanto conduzo a reflectir sobre a vida e o trabalho. Já não conduzia o meu TDI há algumas semanas e era um carro que eu adorava. Dei por mim no final do dia irritado com o mesmo, já não tenho pachorra para aquele miudo nervoso e espevitado de caixa manual. Para isso tenho os meus filhos Big Smile

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Filipe Silva:
1. Forço o EV até sair da garagem e depois inicio a marcha com o MCI

Bom dia Filipe,

Tal como indiquei, sem qualquer dado cientifico, apenas das referencias que tenho do passado enquanto instrutor de condução, uma dos paradigmas que indicávamos ser vantajoso para o consumo de combustível e ambiente era, não estar parado enquanto os carros fazem os ciclos de aquecimentos (seja HSD, seja a Gasolina ou mesmo Gasóleo). Iniciar a marcha assim que possível, tendo sempre em atenção que o carro não estaria em situação ideal de funcionamento pelo que seria importante preservar o motor nesse aspeto e não efetuar grande aceleração, ou acelerações muito agressivas.

No caso dos HSD há que juntar a esta equação a utilização da bateria em movo EV.

Como tal, é minha convicção que deveria privilegiar a utilização do botão EV, mal entra no carro, pois como indicou:

Filipe Silva:
Ando 2m para posicionar o carro e conseguir colocar os miúdos nas cadeiras
, permitindo assim movimentar o carro sem uso de combustível, nem que o carro polua a sua garagem intoxicando-o a si e aos seus filhos. Este dado é interessante principalmente porque indica que nos caso em que faz ciclo de aquecimento:
Filipe Silva:
Só depois saio e sim, é possível sair em EV sem forçar o mesmo.

O seu depoimento indica que o carro efetivamente consegue lidar com os 3 patamares sem qualquer esforço, a única diferença que vejo será fazer o ciclo de aquecimento antes ou depois de sair da garagem e dado o pressuposto indicado anteriormente, reafirmo que no meu entender é mais vantajoso o depois.

Duarte Semedo:
Além disso, mesmo durante o ciclo de aquecimento, o MCI quase não fornece energia para mover o carro... ou seja, a bateria ainda vai "sofrer" mais descarga.

Duarte, é verdade que o MCI pouca ou quase nenhuma energia fornece a bateria, mas no caso do Filipe, verificamos que a bateria faz o percurso sem esforço, o que me leva a entender que mesmo durante o ciclo de aquecimento não esgotará a bateria, e num caso mais extremo que a esgote existem sempre os sistemas de proteção do HSD à bateria.

E foi como referiste, mesmo num caso ainda mais extremo de esgotar a mesma, como é uma situação muito temporária (pois o andamento fará o carregamento da mesma) não a irá danificar.

Mas relativamente a ciclos de aquecimento se calhar pedíamos ajuda ao João Prates ou mesmo ao João Ferreira.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Page 20 of 20 (196 items) « First ... < Previous 16 17 18 19 20 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com