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Telmo Azevedo Posted: 16 Jan 2015 13:41

Ora bem, tal como já tinha anunciado na minha apresentação, segue o DB do meu PHEV Smile

No dia em que comemorei 3 anos e quase 28.000 km em 2 rodas elétricas, tomei a decisão de partilhar os eletrões, mas para 4 rodas. Troquei 2 carros a combustão diesel por um PHEV familiar. Assim serve todos os cenários até que a tecnologia permita mais... 

(esta foi a noticia a 5 de dezembro de 2014)

 

 

A história...

Tudo começou num passeio convívio de 2 rodas elétricas ao Cabo da Roca que acabou num almoço em família em Colares, onde no mobi.e local estava um PHEV a carregar. Giro por sinal, despertou o interesse de que afinal havia elétricos familiares que poderiam servir os objetivos em causa: família de 5, muita carga e autonomias para todos os gostos.

Alguns destas premissas ainda caiem por terra em alguns (senão todos) dos elétricos disponíveis no mercado, e os quais testei todos (excepto o Tesla Model S!). Os tempos de carga e autonomias servem para a cidade mas são pouco compatíveis com viagens familiares com 3 filhos menores.

 

A tecnologia...

Ao PHEV já o tinha testado uns 7 meses atrás: https://www.youtube.com/watch?v=mc424y0lC1A

e achei tecnológicamente bem conseguido, pois para mim um híbrido só faz sentido quando se pode colocar em carga externa e usar em modo elétrico puro, com uma autonomia razoavél para um cenário de utilização diária.

O sistema assenta em dois motores elétricos com 82 CV em cada eixo com 137 Nm de binário (frente) e 195 Nm (atrás), um pack de baterias de 12kWh e um motor a gasolina com 2.0 litros de cilindrada com 121 CV e 190 Nm de binário que carrega o pack e auxilía o eixo da frente em caso de necessidade (acima de 120km/h ou na ausência de carga).

Tem três modos de funcionamento:

- Híbrido: funciona com gestão eletrónica destacando o motor CI ou o motor elétrico consoante as necessidades;

- Híbrido paralelo: prioridade ao motor CI com preservação da carga da bateria, recorrendo aos motores elétricos se houver necessidade;

- ZEV: com bateria carregada, usa apenas os motores elétricos.

Tem ainda as funções de:

- Save: para guardar a carga das baterias para usar depois (numa subida ou no trânsito da cidade);

- Charge: usa o motor CI para carregar as baterias (em andamento ou mesmo parado), até 80% em 1h (dizem usar um total 7 litros de gasolina, dispenso para já, mas pode ser útil).

 

A decisão...

A decisão não foi trivial, por um lado tinha 2 carros a combustão, sendo que um deles queria mesmo trocar (VW Polo 1.4 TDI, 13 anos) e o outro mais familiar, nem por isso! (S-Max Titanium S 2.2 TDCI 200cv, 3 anos), por outro estavam a desvalorizar-se cada vez mais... e a consumir combustível (que começa a ser contra os meus princípios).

E assim foi, saem 2 CI's e entra um PHEV nas nossas vidas Wink

 

Foi comprado na Univex em Lisboa, pois foi quem me valorizou mais a retoma dos 2 carros.

Era veículo da administração com 1 mês e 950km.

 

Os detalhes...

Mitsubishi Outlander PHEV INSTYLE NAVI+

- 50km de autonomia em modo elétrico

- 770km de autonomia a gasolina

- 1,9 litros/100km de consumo combinado (...duvido!)

- Tração elétricas às 4 rodas (4WD)

- Sistema de Mitigação de Colisão Frontal (FCM)

- Programador de Velocidade Adaptativo (ACC)

- Sistema de Alerta de Desvio de Faixa (LDW)

- Sistema de navegação (MMCS)

- Sistema de audio premium Rockford Fosgate 710W

- Acesso remoto WIFI (estado de carga, controle da climatização, agendamento/temporização da carga e configurações)

- Carregador EVSE de 10A portátil

- Ficha J1772 (carga lenta) e CHAdeMO (carga rápida)

- Teto de abrir

- Bancos pele preta (trocados, por eram bege)

- Bagageira de 463 litros

- Cor cinzento titanium

Extras: 

- Proteções todo-o-terreno (por instalar ainda) e sensores de parqueamento traseiros e frontais

Link:

http://www.mitsubishi-motors.pt/outlander-phev/

 

Após a decisão, iniciou-se o processo dos... 

 

Acessórios...

 

- Cabo Tipo 1 / Tipo 2 (J1772 para Menekkes/62196-2): http://goo.gl/yJrXgh

- Adaptador Cee 3X16 / Shucko 2P+T: http://goo.gl/D2k72L

- Extensão de rolo 15m 16A (Leroy Merlin)

- Cadeados para as fichas J1772 

...e uma prática:

- Wallbox MCBW EASY de 16A da MagnumCap (produto nacional de qualidade) com tomada tipo 1, contador de kW total, temporizador e seletor de 3 modos de carga: 6, 10 e 16A.

 

Configurações e instalações...

Iniciei logo as atualizações de firmwares do carro para testar o acesso remoto, embora esta interface seja um pouco limitativa e somente dentro do alcance wireless do AP.

Um acesso de dados GPRS seria mais útil, mas é algo a investigar.

 

E a base de carga local, com schuko para a mota e EVSE tipo 1 para o carro (depois posso detalhar a instalação e componentes).

 

 

Por ai, em modo elétrico...

Nos 10 dias primeiros fiz quase 400km e sempre em modo elétrico Smile

E 80% dos percursos vão ser assim.

Claro que para viagens grandes, vou entrar em modo DEBUG e calcular todos os gastos e consumos.

Já fiz uma dessas viagens e em breve colocarei as contas e conclusões.

 

 

 

 

 

Ainda faltam algumas alterações que com o tempo ainda vou fazer, mas isso serão as histórias dos próximos capítulos Wink

Espero ter tomado a decisão certa, para o momento atual... 

... até que um dia possamos ter mobildade (quase) auto-suficiente e dispensar os combustíveis fosseis por completo!

carga  ekoway ML5000 [ Dez-2011 34.333 km ]  C Evolution [ Set-2015 30.333 km ] Outlander PHEV [ Dez-2014 ]  UVE


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João Ferreira replied on 16 Jan 2015 13:50

ora bem a pergunta de 1.000.000 de euros... 

quanto é que esse MCI bebe quando rola sem carga nenhuma na bateria...

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

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Telmo Azevedo:

(...)

- 1,9 litros/100km de consumo combinado (...duvido!)

(...)

 

Os 1,9 de consumo combinado são perfeitamente possíveis, porque é uma estimativa com bastante pendor EV face a um padrão de cargas para uma deslocação média europeia (vide NEDC).

 

 

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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Telmo Azevedo:
Alguns destas premissas ainda caiem por terra em alguns (senão todos) dos elétricos disponíveis no mercado, e os quais testei todos (excepto o Tesla Model S!). Os tempos de carga e autonomias servem para a cidade mas são pouco compatíveis com viagens familiares com 3 filhos menores.

Aqui há pano para mangas amigo Telmo.

Quanto é que gasta um Outlander em estrada em charge sustain ou depois de gastar a autonomia EV?

Tendo em conta a pergunta anterior, quantos km fazes nessas viagens familiares?

Na sequência das perguntas anteriores, quanto é que gastas em cada uma dessas viagens familiares?

É que pese embora a autonomia do Prius PHV seja cerca de metade da autonomia do Outlander PHEV, o consumo em estrada também o é, e por isso... tens uma determinada margem de manobra ganha pela maior autonomia EV que se esgota ao fim de alguns kms de andamento híbrido.

Eu diria mais o contrário/oposto do que tu advogas:

Ganhas claramente mais em andamento urbano e pendular com o teu PHEV de 50 km de autonomia, onde o Prius PHV morre a meio da distância EV, do que ganhas em estrada, onde a muito superior eficiência do Prius PHV em modo híbrido bate o Outlander aos pontos e gasta metade da gasolina.

Se o teu problema são as viagens devias ter optado pelo Prius PHV. Já nos trajectos pendulares bates o Prius claramente por larga vantagem.

Telmo Azevedo:
O sistema assenta em dois motores elétricos com 82 CV em cada eixo com 137 Nm de binário (frente) e 195 Nm (atrás), um pack de baterias de 12kW e um motor a gasolina com 2.0 litros de cilindrada com 121 CV e 190 Nm de binário que carrega o pack e auxilía o eixo da frente em caso de necessidade

Bem vindo a Prius-PT.com, a terra das precisões ciêntificas, o que é dizer: A tua bateria tem 12 kWh de capacidade, e não 12 kW de potência.

kW é unidade de potência, é força instantanea, não é capacidade. A tua bateria não tem 12 kW, mal seria, para alimentar 2 motores de 160 cv!

Já agora, falando nisso, qual é a potência máxima entregue pela bateria?

Se a bateria fosse capaz de alimentar os 2 motores na sua potência máxima, o que não acredito, teria de suportar uma potência máxima de 82 cv x 2 = 120 kW, coisa impensável para a bateria fornecer.

Já nos Prius o MG2 (um dos 2 motores/geradores eléctricos existentes no carro) tem 60 kW (80cv) mas a bateria sozinha só consegue fornecer 27 kW, o resto tem de vir do MCI em funcionamento híbrido série, para acelerações mais eficazes.

Deixo-te a pergunta: Qual a potência da bateria? Dizes 12 kW mas isso é incorrecto, qual é a final a potência disponibilizada pela bateria?

Telmo Azevedo:
Os detalhes...

Equipamento muito acima do que eu esperava, muitos parabéns.

Ter cruise control adaptativo é um mimo, estás muito bem servido, isso só existe nos Prius de topo de gama. Yes

Telmo Azevedo:
- Cabo Tipo 1 / Tipo 2 (J1772 para Menekkes/62196-2): http://goo.gl/yJrXgh

Muito fixe, temos comprado no mesmo sítio LoL, aliás estou para mandar vir de lá outro cabo Mennekes, desta feita para a minha C-Evo.

Telmo Azevedo:
até que um dia possamos ter mobildade (quase) auto-suficiente e dispensar os combustíveis fosseis por completo!

Amen!

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Post muito interessante.

O carro carrega numa garagem individual ou num arqueamento coletivo ?

É que cá em casa o parqueamento é coletivo e o contador comum só tem uma potência contratada de 3,45kva; isto deverá ser um problema para abastecer qualquer carregador de VE.

Lexus CT200h

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Pedro C Lopes:
O carro carrega numa garagem individual ou num arqueamento coletivo ?
Carrega num parqueamento de condomínio. Tive que pedir autorização à administração para a instalação de um contador nonofásico (partilho a minuta).

Como temos trifásico 13kVA com 3x 32A não existe problema de potências embora a limitação esteja do lado do carregador interno de 3.3kW do PHEV que só puxa 14 Amp no modo máximo da minha wallbox. Esta tem isso de bom, foi programada para que possa escolher carregar a 6A, 10A ou 16A. Como tenho o disjuntor limitado a 16A, quando meto a mota em carga com 6A, limito o PHEV a 10A.

Com 3,45kva a carga fica um pouco à pele para carga a 16A, dai que os veículos elétricos e plug-in vendidos atualmente só venham com EVSE de 10A (quando este não é ajustável, como os da BMW). Deste modo só puxam 2.2 kW, restanto 33% de potência para outras utilizações.

carga  ekoway ML5000 [ Dez-2011 34.333 km ]  C Evolution [ Set-2015 30.333 km ] Outlander PHEV [ Dez-2014 ]  UVE


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Estamos a morrer de curiosidade com os consumos do carro uma vez terminada a carga das baterias, por exemplo em trajectos longos de AE...já houve oportunidade de avaliar isso?

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Vou fazer um post só sobre esse tema e responder às dúvidas do João, pois este PHEV tem algumas particularidades diferentes visto que a bateria nunca descarrega completamente e tem utilização contínua em andamento sempre com uma carga remasnescente de 28%.

Na última viagem de 170km andou 67% em modo elétrico e fez um consumo de 4.1L com limitação de velocidade a 90km/h.

carga  ekoway ML5000 [ Dez-2011 34.333 km ]  C Evolution [ Set-2015 30.333 km ] Outlander PHEV [ Dez-2014 ]  UVE


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Em 3 linhas dexiaste-me muitas dúvidas...Huh?

No que respeita à carga remanescente falamos de carga utilizável ou da margem que é guardada para protecção das baterias?

Na situação de carga remanescente não estamos a falar de um funcionamento em modo híbrido normal, ou seja, o carro recupera energia das travagens e algo do motor repondo carga que pode ser utilizada por instantes?

A viagem de 170 km referida foi com cargas pelo meio ou seguida? De seguida daria uns 120 km de uso contínuo em EV, mais do dobro do alcance da viatura...

Com esses dados diria que o carro gastou 12,4 l /100 km quando fora do modo EV, não pode ser, isso nem o Volt consegue!

Mas por outro lado se foi com uma única carga não é nada mau...Confused

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Telmo Azevedo:
este PHEV tem algumas particularidades diferentes visto que a bateria nunca descarrega completamente e tem utilização contínua em andamento sempre com uma carga remasnescente de 28%

Parece que temos a aprender de parte a parte.

Nós temos a aprender sobre o Outlander, e tu sobre os EVs e gestão de baterias em geral.

Nenhuma bateria em tempo algum vai a zero, ou matavas a bateria por completo, assim como nenhum enche a 100%, pelo mesmo motivo.

Aquilo que os computadores de bordo mostram num EV é a tua janela de operação, não é a carga real da bateria.

Por exemplo no Prius PHV a carga máxima que te mostra 100% do ponto de vista do utilizador é na realidade de apenas 84% de carga, enquanto que a carga mínima antes dele saltar para modo HV (ou seja depois de esgotar a capacidade EV) é de cerca de 23% de SoC.

Podes ver os vídeos do John no youtube, excelente escola, este por exemplo mostra o que te acabei de descrever:

 

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