SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

+ Outlander PHEV Sintra

rated by 0 users
This post has 210 Replies | 12 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo Azevedo:
Tive que pedir autorização à administração para a instalação de um contador nonofásico

Tiveste sorte com o teu condomínio.

Na maior parte dos casos há sempre um ou mais "ranhosos" que inviabilizam tudo por pura inveja. Ainda bem para ti!

Telmo Azevedo:
Com 3,45kva a carga fica um pouco à pele para carga a 16A

Desculpa mas não é verdade.

3,45 kW são precisamente 15A, se tiveres a puxar 16A numa instalação de 3,45 kW o disjuntor vai disparar, se for minimamente de qualidade.

Os 16A correspondem a exactamente 3,68 kW. Estes valores são sobejamente conhecidos por quem trabalhou em microgerações, eram os 2 patamares para micros particulares.

Telmo Azevedo:
dai que os veículos elétricos e plug-in vendidos atualmente só venham com EVSE de 10A

Mais uma vez incorrecto.

Há EVs, como o Leaf por exemplo, que tem cabos com CCID/EVSE de 16A disponíveis.

O do meu irmão, melhor dizendo o de serviço dele, tem um CCID de 16A, assim como o do irmão do Alexandre Jesus, salvo erro.

Como o Alexandre e o irmão trocaram algum equipamento entre o Leaf e o Fluence já não sei quem tem o quê, mas há de 10A e de 16A.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

João Prates:
Já nos Prius o MG2 (um dos 2 motores/geradores eléctricos existentes no carro) tem 80 kW (60cv)

Não será ao contrário (60kW/80cv) ? 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
420_BMW_C_Evolution
510_Outlander_PHEV
tcap-support

Luis Neves:
Na situação de carga remanescente não estamos a falar de um funcionamento em modo híbrido normal, ou seja, o carro recupera energia das travagens e algo do motor repondo carga que pode ser utilizada por instantes?
A partir do momento que o SOC atinge os 28%, entra o MCI em modo híbrido paralelo, carregando o pack que por sua vez continua a acionar os 2 eixos. Se puxar por mais potência (>60kW),o MCI deixa de carregar o pack e atua sobre o eixo dianteiro em paralelo com os motores elétricos. Nas viagens longas esta é a dinamica do sistema ao fim dos 45-48km iniciais do modo puro elétrico. Por vezes anda 3-4 km em elétrico depois entra o MCI em paralelo, ajuda no eixo da frente e carrega ao mesmo tempo, volta novamente ao elétrico, etc.

Fica um video da explicação do funcionamento: 

Luis Neves:
A viagem de 170 km referida foi com cargas pelo meio ou seguida? De seguida daria uns 120 km de uso contínuo em EV, mais do dobro do alcance da viatura...
Nessa viagem fizemos de Sintra ao Barreio em modo elétrico, almoçamos no Barreiro Retail (família e o PHEV) onde carregou 2,9kWh para mais 15km elétricos. Chegou ao destino após 174km com 67% de condução elétrica e consumo de 4.2L. 

Para cima, também parei no Allegro de Setúbal para almoçar (carregou 4,7kWh) e fiz ainda menos consumo: 3,7L.

Mas está tudo registado nestas primeiras viagens, e estou a preparar um spreadsheet com toda essa informação e as fotos das viagens. Só falta tempo Smile

carga  ekoway ML5000 [ Dez-2011 34.333 km ]  C Evolution [ Set-2015 30.333 km ] Outlander PHEV [ Dez-2014 ]  UVE

Top 50 Contributor
Full Hybrid
420_BMW_C_Evolution
510_Outlander_PHEV
tcap-support

João Prates:
Já agora, falando nisso, qual é a potência máxima entregue pela bateria?
70kW, transcrevendo: although each electric engine is rated at over 60KW the total power these two electric motors can put out an any given moment is only 70KW and this is purely because the the amount of maximum draw that can be placed on the battery.

João Prates:
Tiveste sorte com o teu condomínio.
Com ou sem ranhosos, por lei podes colocar um ponto de carga para veículos elétricos. Claro que é preferivel que tudo seja a bem.

João Prates:
se tiveres a puxar 16A numa instalação de 3,45 kW o disjuntor vai disparar
Só falo pela experiência que tive. Um Leaf 2011 com EVSE a puxar 16A numa garagem com 3,45 kW não mandou abaixo o quadro em carga exclusiva. O modelo 2014 Tekna que tive por um fim-de-semana já só vinha de série com 10A.

João Prates:
Há EVs, como o Leaf por exemplo, que tem cabos com CCID/EVSE de 16A disponíveis.
Eu referi 'vendidos atualmente', pois todos eles têm opção de melhores EVSE, mas os atuais Ampera, Leaf, i3, iOn, iMiEV e C0, todos trazem EVSE de 10A. Julgo que os novos Zoe nem EVSE trazem, é um extra a pagar à parte (mas que muitos concessionários acabam por oferecer).

Hoje o PHEV acabou a noite acabou na companhia de Tesla's, Vectrix's e Brammo Wink

E acho que foi a 1º concentração de Teslas em Portugal Big Smile

carga  ekoway ML5000 [ Dez-2011 34.333 km ]  C Evolution [ Set-2015 30.333 km ] Outlander PHEV [ Dez-2014 ]  UVE

Top 500 Contributor
Pendura
000_Flint
0000_PREMIUM_Access
tcap-support

Telmo Azevedo:

PHEV acabou a noite acabou na companhia de Tesla's, Vectrix's e Brammo Wink

E acho que foi a 1º concentração de Teslas em Portugal Big Smile

Ahhh, costumas ir ao encontro dos eléctricos, um dia encontramo-nos lá.

Muitos parabéns pela máquina, está muito louco.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
420_BMW_C_Evolution
510_Outlander_PHEV
tcap-support

Ricardo Ornelas:
Ahhh, costumas ir ao encontro dos eléctricos, um dia encontramo-nos lá.
Ontem estava lá um Prius junto ao ponto de carga, será de alguém desta comunidade?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo Azevedo:
Só falo pela experiência que tive. Um Leaf 2011 com EVSE a puxar 16A numa garagem com 3,45 kW não mandou abaixo o quadro em carga exclusiva.

Claro, não penses que te estou a desmentir, só estou a dizer como é tecnicamente falando.

O que pode ter acontecido, e não é de estranhar, é que pese embora o CCID/EVSE esteja classificado para 16A não tem necessáriamente de puxar exactamente os 16A, ou outros factores  podem ter influenciado, como a tensão de rede ser superior ao valor nominal e com isso precisar de puxar menos corrente por exemplo. Mas que 16A são 3,68 kW disso não há qualquer dúvida ou discussão possível.

Telmo Azevedo:
Julgo que os novos Zoe nem EVSE trazem, é um extra a pagar à parte (mas que muitos concessionários acabam por oferecer).

Ui... quanto a isso... o Alexandre Perdigão que se pronuncie... o cálvário que foi receber o raio do cabo que teve de pagar e nem assim...

É uma vergonha o tratamento que as grandes marcas prestam no serviço aos EVs, mas isso é off-topic, fica para outra thread se o entenderem.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo Azevedo:
A partir do momento que o SOC atinge os 28%, entra o MCI em modo híbrido paralelo, carregando o pack que por sua vez continua a acionar os 2 eixos.

Não creio que isto seja verdade, mas com o tempo poderás verificar e confirmar ou desmentir.

Pelo menos não faz sentido nenhum que assim seja, e nada no vídeo que referisteo faz pensar.

Quando chegas ao modo HV o carro entra num modo que denominamos charge-sustain, onde a bateria passa a funcionar dentro de uma janela de operação mais curta, carregando e descarregando em menor quantidade, mas nunca carregando de propósito para o veículo se locomover em EV.

Essa possibilidade é mencionada de facto como um extra no vídeo e para mim custa-me muito a aceitar, e não vejo qualquer razão racional para o fazer. A lei da conservação da energia diz-nos que carregar a bateria de propósito com o MCI só conduz a perdas muito maiores do que se o veículo se locomovesse directamente por acção do MCI.

A Mitsubishi apostou e bem num sistema híbrido série/paralelo, tal como a Toyota faz desde 1997, em oposição à Honda e outros fabricantes que optam pelo simplista sistema paralelo. Isso dá-lhe imensas armas e modos de utilização tal como o HSD da Toyota. Mas usar o MCI para accionar o gerador (com perdas) para depois carregar a bateria (mais perdas) para mais tarde retirar da bateria (novamente perdas) para finalmente voltar a usar no MG é um disparate que não consigo ver utilidade prática. Talvez algo me esteja a falhar, é possível, mas não vejo para já o quê.

Telmo Azevedo:

Wow!!! Epá Telmo tens aqui um guloso e tanto! Isto é assustador...

Tu tens ali registada uma viagem de 226 km com um consumo global de 4,2 l/100 km e onde 67% foram realizados em EV, com um consumo brutalíssimo de quase 26 kWh por 100 km. São valores altíssimos. Ora vejamos:

Como podes ver pela imagem na minha assinatura o meu Prius PHV faz uma média de 14 kWh por 100 km numa condução completamente despreocupada (que nem sou eu que faço). Era perfeitamente expectável que um SUV gastasse mais, mas caramba, de 14 para 25,8 é quase o dobro, é uma coisa assustadora. 

Idem para o consumo de gasolina. Tens um consumo global de 4.2 litros aos 100 km, num percurso de 226 km. Isto significa que gastaste exactamente 9,492 litros de gasolina nesse percurso. Mas o problema é que desses 226 km apenas 33% foram percorridos com o MCI a trabalhar, os outros 67% foram feitos em EV. Isto quer dizer que os 9,5 litros foram gastos para percorrer apenas 75 km. Por outras palavras, o consumo real enquanto o MCI trabalhou foi de uns brutais 12 litros aos 100 km, uma coisa inacreditável quase! Zip it!

Sinceramente não sei do que tenho mais medo, dos quase 26 kWh/100 km ou dos 12 litros aos 100 km, é um autêntico glutão esse Outlander!

Bem sei que precisavas de espaço para a família e tal, mas qualquer híbrido Toyota, por exemplo um Prius + como o Carlos Costa tem, e ele tem 3 filhos pequenos como tu, fazia o percurso com um gasto muito inferior ao que tu fizeste.

O meu PHV com os seus modestos 4,4 kWh de capacidade na bateria teria feito apenas cerca de 60 km em EV (assumindo que tinha saído de casa carregado e tinha feito os mesmos 2 carregamentos que tu fizeste), i.e. em vez de ter 67% de EV nos 226 km teria apenas um racio de 26%, mas teria nos restantes 166 km feito uma média na casa dos 4 litros ou menos, a brincar, resultando em 6,6 litros de gasolina gasta em vez dos teus 9,5 litros.

Esse Outlander parece ser ainda pior que o Volt/Ampera, com uma autonomia EV muito interessante, mas super penalizadora quando se esgota a capacidade EV da bateria. Isso é tudo menos um carro para viagens rapaz...

É uma pena a Toyota não ter um Highlander PHV, ou um Lexus NX300 PHV, tem aqui um nicho de mercado muito interessante, para pessoas preocupadas com a mobilidade sustentável como tu seria ouro sobre azul.

Anda a dormir a Toyota, cada vez mais penso que anda a dormir... fazem falta muitos mais PHV na gama, muitos mais, e com maior capacidade da bateria para poder cativar pessoas que tal como tu pensam que os 20 km são curtos. São curtos para alguns sim, mas a eficiência do conjunto propulsor dá cartas e faz esquecer isso num instante.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

José Rosado:
Não será ao contrário (60kW/80cv) ? 

É concerteza, obrigado pelo reparo, já foi corrigido.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
420_BMW_C_Evolution
510_Outlander_PHEV
tcap-support

João Prates:
Quando chegas ao modo HV o carro entra num modo que denominamos charge-sustain, onde a bateria passa a funcionar dentro de uma janela de operação mais curta, carregando e descarregando em menor quantidade, mas nunca carregando de propósito para o veículo se locomover em EV.
É isso que acontece, mas além de ser armazenada para ser usada em paralelo quando puxo para fazer ultrapassagens e subidas, essa carga chega a durar uns 3 a 5 de autonomia só em elétrico, e numa viagem grande lá vejo o MCI a entrar de 10 em 10 min, sendo que houve 2-3 min em puro elétrico. Alias tenho isso gravado em video para depois analisarmos.

E o mais caricato é que como a autonomia elétrica é calculada com base numa janela de km's em que a deslocação se fez em modo ZEV, após ter feito a carga total dessa viagem, obtive uma autonomia de 71km.

João Prates:
Wow!!! Epá Telmo tens aqui um guloso e tanto! Isto é assustador...Tu tens ali registada uma viagem de 226 km...
Foste enganado para fazer essas contas. Os 226 km é a autonomia total do veículo com os '2 depósitos'.

Os 25kWh/100 é um valor demasiado instantaneo, e nesse caso possívelmente fruto da Serra de Grândola (que subiu em modo elétrico), pois sei que o valor médio urbano anda pelos 12kWh.

Os gráficos da viagem de 1h:30, são bem mais pacificos e a velocidades moderadas (80-100) não considero que consuma muito Smile

Ainda mais se comparar com a minha anterior S200 que chegava aos 28L/100 aos 220 e sempre com médias de 8-12 nestas viagens.

Page 2 of 22 (211 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com