Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário Bordo Prius 2G - Tiago Gomes

rated by 0 users
This post has 84 Replies | 7 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support

Viva.

Vassourada neste DB, para assinalar mais uma inspecção realizada.

Claro que passou com distinção, e desta x nem dei hipóteses aos inspectores, cheguei e coloquei logo o carro em modo inspecção.

O inspector referiu que ".. ainda ontem inspeccionei um igual ao seu, mas passamos algum tempo até fazer esse procedimento que realizou agora...".

De restos tudo okay, e aproxima-se a revisão anual, sendo que este ano a viatura faz 10 anos..., aqui a uns dias recebi um e-mail da Toyota referindo que se aproximava a revisão anual e que a mesma ficaria pelo valor de X (110€ salvo erro). 

Acho que é a primeira x que recebo um mail destes alertando não só para o aproximar da inspecção, bem como o valor aproximado em que a mesma poderá ficar. Gostei.

Cumprimentos,

Tiago.

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
022_Auris_HSD_2G

Tiago Gomes:

"...cheguei e coloquei logo o carro em modo inspecção..."

Ainda tenho muito que aprender, no Auris também tem de se fazer isto?

Com o meu Auris, que comprei em Espanha e teve de ir à inspeção antes de poder fazer o registo, não notei que tivessem feito nada ao carro para além de terem verificado o número de motor e de chassis.

Toyota Auris 1.8HSD  

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint

Olá sou novo aqui no fórum.

Tiago compraste usado o Prius? Tens a versão 2, já vai na 4ª certo?

Quando falas da aprendizagem de condução refereste à travagem? Já agora se levantares o pé seja em autoestrada ou cidade, o carro inicia regeneração imediata e consequentemente travagem ?

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Pedro,

O Prius tem efetivamente no momento 4 gerações, mas deves também contar com o PHV na 3ª e 4ª geração.

Pedro Costa:
aprendizagem de condução

É um processo mais extenso do que apenas travagem. Terás de melhorar acelerações, melhorar velocidades cruzeiros, adaptar a tua condução a condições de via, declives, entre tantas outras coisas.

Não estou a insinuar que todos conduzimos mal os puros MCI's, no entanto, o sistema HSD é maravilhoso de tão simplista para o utilizador que é.

Como tal e como já referi no DB do ImBatível, nos primeiros tempos é melhor deixarmos nos ser conduzido e só depois começar a conduzir a máquina.

Pedro Costa:
Já agora se levantares o pé seja em autoestrada ou cidade, o carro inicia regeneração imediata e consequentemente travagem ?

Inicia a regeneração se existir "espaço" na bateria, processo esse que leva a uma diminuição de velocidade, não empregaria o termo travagem.

Ajudou!

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support
Tiago Gomes replied on 29 May 2018 15:09

Viva.

Aqui em Castelo Branco, já passei pelas 2 situações que passo a explicar. 

Já me aconteceu o inspector não ter tido grande paciência para colocar o carro em modo inspecção (e informou-me que tinham lá as instruções para isso, e eu não encontrava as minhas) e as mesmas foram medidas  "á roda".

Mas este ano quando fui chamado, parei o carro e questionei o sr, dizendo se era necessário colocar em modo inspecção ou se mediriam "a roda" como já tinham feito.

Ele chamou o que me pareceu ser o chefe lá dos moços do centro de inspecções,  e este disse-lhe claramente que era para colocar o carro em modo inspecção. Eu coloquei seguindo as instruções que retirei aqui do forum, e posteriormente o inspector referiu-me que "...ainda ontem tinha inspeccionado um..." fiquei na duvida se ele ou o dono do carro fez o procedimento que eu fiz, ou se mediram as rotações "á roda".

Acho honestamente que sendo este procedimento do conhecimento dos centros eles o deveriam usar. 

:)

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support
Tiago Gomes replied on 29 May 2018 15:17

Pedro Costa:

Olá sou novo aqui no fórum.

Tiago compraste usado o Prius? Tens a versão 2, já vai na 4ª certo?

Quando falas da aprendizagem de condução refereste à travagem? Já agora se levantares o pé seja em autoestrada ou cidade, o carro inicia regeneração imediata e consequentemente travagem ?

Viva, sim tenho o 2G e comprei usado, com ~130.000Km. So estou arrependido de não ter comprado mais cedo.

Em relação a condução todos os dias aprendo algo novo e algo em que posso aperfeiçoar. Aprendi a acelerar suavemente (ando pouco com o carro e maioritariamente em cidade), a andar mais devagar, a travar de uma forma mais suave também, a aproveitar o terreno com inclinação favorável para deixar de acelerar e deixar ir o carro.

Em AE, ando muito mais devagar (antigamente 145/150, agora 120/125), e aproveito o relevo como mencionei anteriormente para ir gerindo a coisa, e sim é como o  Bruno fez referencia quer em cidade quer em AE, 

Devo acrescentar que o meu levantar de pé é algo muito suave, pois a partir de certo "ponto" já não estás a aceleras e sim a regenerar.

Cumprimentos,

Tiago.

:)

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint
Pedro Costa replied on 29 May 2018 15:29

Ajudou claro, também vou ter de pesquisar imenso sobre este tema, os MCI já sabemos como funciona , e já sabemos como poupar combustível.

A minha questão da travagem da regeneração é de que se a bateria necessitar de carga, a inércia retirada às rodas ainda será razoável . E em certas situações será o suficiente dependendo da situação de transito. mas em AE não sei até que ponto será prejudicial. Em resumo o levantar de pé num MCI não será o mesmo num veículo com regeneração, mas será com certeza uma questão de hábito.

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint
Pedro Costa replied on 29 May 2018 15:35

O prius em particular tem sistema de embraiaagem, certo? Nem que seja para gerir a transmissão automática, talvez uma tipo torque.... Como é a manutenção destes veículos?O MCI terá uma manutenção semelhante a um veículo normal, o motor electrico partilha a mesma transmissão penso eu, e sabemos que o motor eléctrico de manutenção não deve necessitar de quase nada.

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
Bruno Brito replied on 29 May 2018 15:37

Resumindo de forma muito simples, levantar o pé tem o mesmo efeito que num normal MCI, vai dar origem a uma "travagem com o motor", mas neste caso a energia é canalizada para a bateria em vez de ser desperdiçada a aumentar as rotações do motor.

Convido-te a explorar um pouco mais o fórum, existe uma série de tópicos em que se explicam estas e outras questões. Este tópico é o diário de bordo do Tiago, não é o local mais adequado para este tipo de "discussão" ;)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 29 May 2018 15:38

Pedro, são muito interessantes as tuas questões mas preferia que fossem lançadas num outro tópico que não o do Diário de Bordo do Tiago.

Faz uma voltinha pelo nosso espaço, e aposto que dissipas algumas delas.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 8 of 9 (85 items) « First ... < Previous 5 6 7 8 9 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com