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Adeus NEDC e não voltes

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A sério?

http://www.aquelamaquina.pt/noticias/actualidade/detalhe/veiculos-poluem-menos-diz-a-ue.html?ref=novos-modelos_LatDir

Peso, tecnologia, tudo fez melhorar consumos...

Ou foi o NEDC malandreco que as marcas olimpicamente fazem modificar...

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Eu sei que é uma pergunta muito genérica e de difícil resposta em poucas linhas, mas em que aspecto é que o novo ciclo irá melhorar o actual e porque é que é tão discrepante com a realidade (já sem levar em linha de conta aquelas malandrices que se podem fazer, tipo tirar espelhos, encher os pneus com pressões malucas, etc...)?

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O novo ciclo WLTP é mundial, com regras distintas e que procuram simular a utilização real.

O artigo é simplista, estou à procura de um link mais completo:

https://en.wikipedia.org/wiki/Worldwide_harmonized_Light_vehicles_Test_Procedures

O NEDC não é tão exigente nos requisitos técnicos, e as médias são mais baixas.

 

Edit: A adoção do WLTP está prevista para 2017, a última sessão do atual grupo de trabalho foi no passado dia 6 de junho https://www2.unece.org/wiki/display/trans/WLTP+15th+session

 

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Miguel Ramos replied on 16 Jun 2016 13:33

Pedro Tiago:

[...] e porque é que é tão discrepante com a realidade (já sem levar em linha de conta aquelas malandrices que se podem fazer, tipo tirar espelhos, encher os pneus com pressões malucas, etc...)?

Em relação ao porquê, o artigo da Wikipedia sobre o NEDC tem várias referências. O teste é todo feito em passadeira. Um só veículo pode ser utilizado para "medir" os consumos de toda uma família de veículos com o mesmo bloco. Depois, com papel e lápis ajusta-se o consumo dados os pesos e coeficiente de resistência do ar. O coeficiente de resistência do ar foi medido à parte, noutro teste, onde se fizeram as aldrabices que descreves. Quanto ao peso, permite-se que hajam certas discrepâncias para o modelo real. Também a injecção electrónica pode ser modificada, actualizada, depois no modelo real (!).

Penso que o ênfase do NEDC foi a repetibilidade, a possibilidade de ir para outro laboratório noutra parte da Europa, fazer o teste e obter exactamente o mesmo valor. E o ênfase foi menor na fidelidade.

Depois, podes ler ali que o ciclo é irrealista. As acelerações são irrealisticamente baixas, as velocidades são baixas. Pior, tem diversos plateaus, repetidos, que permite que os fabricantes façam corresponder os máximos de eficiência a essas velocidades. Depois, se eu andar a 45 e não a 50 exactamente não vou ter a mesma eficiência.

E chegamos a conclusão que eu me farto de repetir. Da última vez que andei a comparar carros, há dois anos, o Nissan Qashqai 1.5 dCi tinha um consumo NEDC de 3,6 exactamente o mesmo do Clio 1.5 dCi que tem o mesmo bloco, mas menos potência, outros injectores, menos peso, menos altura, etc, etc... É o ridículo total.

Finalmente, recomendo a referência 7 do artigo da Wikipedia,  "Discrepancies between type-approval and "real-world" fuel consumption and CO2 values" que mostra que a discrepância para o consumo real se acentuou muito. Antigamente, dizia-se "dá-lhe mais um litro", hoje, é logo o vendedor que avisa o comprador do Nissan Qashqai para esperar um consumo na ordem do dobro do anunciado (conhecido meu).

 

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Miguel Ramos replied on 16 Jun 2016 13:42

E o pior disto tudo, é que os outros valores dos poluentes todos ficam igualmente aldrabados. E a consequência é a UE vir dizer que os carros estão a emitir cada vez menos CO2 e menos NOx e menos particulas, e as medições feitas nas cidades virem dizer o contrário.

E o comprador ignorante diz "tá bem, não gasta 3,6 gasta 7 mas pelo menos emite menos de 100 g/km de CO2"... Porque o consumidor em geral não sabe que a emissão de CO2 é exactamente proporcional ao consumo que faz, não é uma característica intrínseca do carro.

Ou seja, este dito "irrealismo" é um problema grave que nos está a envenenar as cidades.

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Excelente abordagem. Yes Esta mania de tapar o sol com a peneira é uma consequência duma Europa que se vende aos lobbies e esquece o cidadão e a ciência.

Oxalá tenhamos rapidamente o WLTP e que ele propocione mais equidade fiscal no ISV e IUC, para além de levantar o véu dos verdadeiros emissores de poluentes. Isto já me soa a repetir o primeiro post da thread...Embarrassed

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O problema é que não é só os valores não serem realistas. O problema é que deixaram mesmo de ser comparáveis. Se o Qashqai gasta 3,6 então o Clio há de gastar uns 3,2 ou 3,0 não?? Ou então estão a gozar com a nossa inteligência.

Então temos uma geração inteira de donos de SUVs que se orgulham de conduzir carros pouco poluentes.

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Exactamente!

Mas infelizmente ninguém se preocupa com isso a não ser que faça diferença no bolso.

Cancro, asma, alergias, infecções respiratórias, ninguém acha que o fumo e as partículas ( que até nem se vêem) possam fazer isso,

Gostava que daqui a 15 anos se olhasse para os dias de hoje e se pensasse, aquela gente era doida de andar a poluir o planeta desta maneira, yap Daniel, continua a sonhar!

 

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Ja tentei pesquisar na internet, mas pouco consegui avançar... Considerando o actula ciclo NEDC e o futuro WLTP, quais serão os tipos de carros/tecnologias/combustivel mais "prejudicado", no sentido de terem as maiores diferenças de um ciclo para outro?

Uma vez que este WLTP parece-me já estar bem definido, será que já há testes de carros actuais (simulados ou não)  e valores para o ciclo que aí virá?

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Isso não vai acontecer, infelizmente. Temos hoje em dia os piores exemplos de flagrantes alterações aos sistemas de controlo de emissões, quando há 23 anos (há tanto tempo!) se tornaram obrigatórios os catalisadores nos motores a gasolina...É um processo muito lento...

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