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Adeus NEDC e não voltes

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Ora bem, a propósito do NEDC que clama por ser "abatido", vejam bem as declarações que reforçam a ideia que alguns construtores têm por objetivo o ciclo de testes e nõ o consumidor final. Ultrajante.

cito:

Interestingly, the release makes it very clear the efficiency and emissions improvements are unlikely to show up under test cycle conditions, but argues that they're likely to have a "distinct impact on the customer's everyday driving."

 

http://newatlas.com/volkswagen-engine-miller-cycle/43067/?utm_source=Gizmag+Subscribers&utm_campaign=e2a9b37370-UA-2235360-4&utm_medium=email&utm_term=0_65b67362bd-e2a9b37370-90921665

Conclusão, aquilo que poderia ser um passo na direção da eficiência, é ofuscado pelo "não se nota no NEDC".

Esperemos que textos dese género, datados de abril de 2016, sejam irradicados no futuro, porque o cliente e o ambiente importam mais que a porcaria do European Driving Cycle.

Venha o WLTP para reforçar o mundo real e não a história da Carochinha que tem descambado em evolução dos consumos...nula ou retrógrada nalgunas casos...

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Bem, esse motor é um poço tecnológico!

Já agora, o WLTP entra já em Setembro de 2017, para automóveis novos no mercado, os que já estiverem à venda irão continuar até Setembro de 2018, momento em que terão de ser reavaliados para o WLTP certo? Dito isto, haverá algum período de transição que irá permitir os carros poluírem mais?

1999 Avensis T22 (3S-FE)

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Não há "janelas" de maiores emissões previsíveis.

Estão em vigor os limites Euro6, até ao dito momento de reavaliação WLTP. Ou seja, os veículos escrutinados pela nova regra terão a sua homologação já pela nova regra. Caberá aos estados membros a harmonização fiscal dos referidos valores, de forma a não distorcer o PVP, pelo menos isso se espera.

In 2017, the European Union will introduce testing in real-world conditions called Real Driving Emissions, using portable emissions measurement systems in addition to laboratory tests.[30] The actual limits will use 110% (CF=2.1) "conformity factor" (the difference between the laboratory test and real-world conditions) in 2017, and 50% (CF=1.5) in 2021 for NOx,[31] conformity factor for particles number P being left for further study. Environment organizations critizised the decision as insufficient,[32][33] while ACEA mentions it will be extremely difficult for automobile manufacturers to reach such a limit in such short period of time.[34] In 2015 an ADAC study (ordered by ICCT) of 32 Euro6 cars showed that few complied with on-road emission limits, and LNT/NOx adsorber cars (with about half the market) had the highest emissions.[35] At the end of this study, ICCT was expecting a 100% conformity factor.[36]

NEDC Euro6b not to exceed limit of 80 mg/km NOx will then continue to apply for the WLTC Euro6c tests performed on a dyno while WLTC-RDE will be performed in the middle of the traffic with a PEMS attached at the rear of the car. RDE testing is then far more difficult than the dyno tests. RDE not to exceed limits have then been updated to take into account different test conditions such as PEMS weight (305–533 kg in various ICCT testing[37]), driving in the middle of the traffic, road gradient, etc.

Mais em: https://en.wikipedia.org/wiki/European_emission_standards

 

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Apenas um comentário simples:

Peca por ser tardio!

É urgente deixarmo-nos de medidas "para ingles ver" e tomarmos as "redeas" a assuntos tão importantes e relevantes quanto este. Não se trata apenas de vendas e de declarações de construtores mais ou menos amigos da ambiente, trata-se sim de saúde publica.

Vamos lá por em pratica verdadeira medições e deixar o mercado atuar para que, quem estruturalmente esta efectivamente a pensar no ambiente poder "tirar proveito" desse esforço.

O ambiente e a saúde agradecem.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

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Bruno Almeida:

(...)É urgente deixarmo-nos de medidas "para ingles ver" e tomarmos as "redeas" a assuntos tão importantes e relevantes quanto este. Não se trata apenas de vendas e de declarações de construtores mais ou menos amigos da ambiente, trata-se sim de saúde publica.

(...)

Exatamente. E além do mais, a honestidade que deve nortear os regulamentos, que ajudará clientes a escolher melhor, e por consequência os próprios construtores.

Termos de futuro melhor conhecimento da realidade e do impacto que o nosso comportamento direto tem. Comprar/utilizar um carro X que emite "pouquinho" e sentirmo-nos bem é um terrível drama na inconsciência porque afinal não é verdade.

No fundo, e na minha opinião, a UE é responsável por um crime ambiental por omissão técnica na lei. Os construtores aproveitaram estas permissões para saborear a onda que eles próprios num passado criaram, por lobbies indecorosos.

Vir a UNECE por ordem nisto é lamentável porque mostra a nossa incompetência.

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O batismo de RDE é cada vez mais referido nas comunicações dos construtores.

Ora aqui está da "nossa" Toyota:

http://newsroom.toyota.eu/new-15-l-petrol-engine-for-the-yaris

In anticipation of the Euro 6c standard and the RDE (Real Driving Emission) homologation standard, Toyota is fitting the Yaris with a new 1.5 litre petrol engine to replace the current 1.3 litre.

Notem que este é o motor ainda para o Yaris fumarento, aplicado no 2ºrestyling da 3ªgeração do Yaris "130" (2011-), julgo que não haverá alterações do 1.5 HSD. Saberemos em breve se haverá alguma modificação relevante.

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E então, o WLTP já nasceu ?

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Telmo Salgado replied on 25 Jul 2017 19:07

Aplica-se já em setembro para novos modelos homologados...

 

http://www.caremissionstestingfacts.eu/rde-real-driving-emissions-test/?gclid=CjwKCAjw2NvLBRAjEiwAF98GMQfQN9S5OtYVd2ohDUcLjUEAkoA8ZGJePui7ITXfNtFtRuNElKxWPhoC1zUQAvD_BwE

 

 

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Telmo Salgado replied on 12 Sep 2017 15:43

E o adeus está já no passado dia 1 de setembro.

http://observador.pt/2017/09/01/fim-dos-consumos-irrealistas-wltp-entrou-em-vigor/

 

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Porém, o novo Nissan Leaf lançado a 6 de Setembro, publicita a sua autonomia no ciclo NEDC. 378km. Ridículo.

Naturalmente, é porque foi homologado antes, mas para quê esse número inútil. 

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