Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Combustiveis - Simples / Aditivados / Premium

rated by 0 users
This post has 99 Replies | 12 Followers

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

E para terminar, prometo, a razão porque tudo isto não é 100% off-topic, é que o preço é como todos sabemos um encontro entre a oferta e a procura (ainda que as associações de gasolineiras nos tentem convencer que preço = custo + impostos). Terá um limite mínimo que é o custo. Quem paga o imposto, depende de qual é mais elástica, se a procura, se a oferta. Quanto mais apertados estivermos nós consumidores no nosso orçamento, menor será o preço da gasolina.

Mas também quanto mais exigentes formos na procura do preço mais baixo. Se estamos dispostos a pagar mais um bocadinho por uma aditivação que não sabemos se é necessária, então a procura não é muito inelástica, e o preço da gasolina será mais alto. Se estivermos com a corda na garganta, cortamos de certeza na aditivação. E se estamos dispostos a pagar mais entre duas gasolinas aditivadas, porque gostamos mais de uma marca do que da outra, então a procura não é assim tão inelástica, e o preço será mais alto.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel Ramos:

(...), é que o preço é como todos sabemos um encontro entre a oferta e a procura (ainda que as associações de gasolineiras nos tentem convencer que preço = custo + impostos). Terá um limite mínimo que é o custo. Quem paga o imposto, depende de qual é mais elástica, se a procura, se a oferta. Quanto mais apertados estivermos nós consumidores no nosso orçamento, menor será o preço da gasolina.

Mas também quanto mais exigentes formos na procura do preço mais baixo. Se estamos dispostos a pagar mais um bocadinho por uma aditivação que não sabemos se é necessária, então a procura não é muito inelástica, e o preço da gasolina será mais alto. Se estivermos com a corda na garganta, cortamos de certeza na aditivação. E se estamos dispostos a pagar mais entre duas gasolinas aditivadas, porque gostamos mais de uma marca do que da outra, então a procura não é assim tão inelástica, e o preço será mais alto.

Se tens uma fonte de informação que diga isso, podes colocá-la. Os preços têm margens, na minha ótica bem pequenas face a outros produtos e setores e com riscos menores, são as chamadas margens de distribuição e permitem que a logística seja financiada. Nos hipermercados, com m2 de ocupação a custo reduzido, poucos operadores (muitos deles a rodar turnos com a loja de grande superficie) e com menor oferta, a margem de distribuição é menor.

Nos aditivos, está visto que se forem de pequena monta, também o preço é 2 ou 3 centimos mais caro. Eu continuo a abastecer com aditivos, porque considero que vou ter o Prius por muitos anos e os eventuais benefícios talvez se possam equivaler a umas centenas de euros a mais que irei pagar pelo combustível.

A procura e os mercados no lado dos petróleos é demasiado complexo para introduzir os termos de oferta, e elasticidade. Não existe alternativa dentro dos parâmetros sociais de conforto e preço, nem as pessoas estão dispostas a regular os seus consumos de forma a impactar no fabricante/produtor. É uma teoria cada vez mais suportada no hábito e no que representa para a economia, porque o consumo de petróleo e GN continua a crescer. Repara que a gasolina é um combustível cada vez menos consumido e não vemos o preço antes de impostos baixar, porque há sempre quem compre no mercado internacional - Portugal foi exportador de gasolina e importador de gasóleo durante muito tempo...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G
banned

Portugal atualmente é produtor de gasolina e gasoleo..

 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Talvez possa justificar o menor preço antes de impostos face a Espanha... (?)

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
013_Prius_3G
tcap-support

Telmo Salgado:

Talvez possa justificar o menor preço antes de impostos face a Espanha... (?)

Ou talvez a própria concorrência espanhola. Se a nossa refinação fosse mais cara, talvez a distribuição cá comprasse o produto refinado em Espanha.

____________________________________________________________

Conduzam com cuidado, em respeito do código, da vida e do ambiente! Cool

Luís Miguel

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Serão os produtos/aditivos para gasolina com «propriedades» anti fricção uteis nos motores das viaturas com motor hibrido?

Estou a «falar» de algo parecido a isto:

http://www.lancar.com.pt/1/produtos_891848.html

 

  Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

_________________________

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

  

 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Da mesma maneira que foi referido para os óleos, os motores consomem gasolina de igual forma que os "pares" 1.8 e 1.5 vvti. Existem aditivos de limpeza recomendados pela própria Toyota, mas sabemos que os combustíveis melhorados procuram incorporar essas caraterísticas.

Ao que sei a melhoria de frição é mais útil num carro a gasóleo.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Eu tinha ideia que estes aditivos, para além do efeito «limpeza» tinham também como objectivo melhorar a lubrificação da parte de injecção...bomba injectora e injectores. Ideias de leigo....

 

http://www.lancar.com.pt/1/upload/ficha_eg.pdf

 

________

Já agora, alguém já leu algo sobre as propriedades de limpeza da câmara de combustão da Acetona misturada, em pequenas proporções, na gasolina?

  Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

_________________________

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

  

 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Essa ficha técnica refere um objetivo interessante, que é a dos "aros pegajosos", do inglês sticking rings, ou seja, segmentos colados.

A adição de acetona é provavelmente semelhante à realizada na aditivação dos combustíveis melhorados:

 

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

De vez em quando utilizava acetona no motor diesel e num outro a gasolina e a sensação e reforço, «sensação» era de que o carro ficava mais solto. No caso do diesel, porque era dos antigos sem catalizador, o fumo não era tão negro.

Nunca notei que tivesse efeitos na redução do consumo, embora os artigos que li o referissem.....

  Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

_________________________

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

  

 

Page 8 of 10 (100 items) « First ... < Previous 6 7 8 9 10 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems