Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Combustiveis - Simples / Aditivados / Premium

rated by 0 users
This post has 99 Replies | 12 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Este tema é recorrente e sinceramente já enjoa.  Especialmente com medicamentos e alimentos à mistura Big Smile

Mas vejo-me na necessidade de ressuscitar o assunto...   e dei-me ao trabalho de ler tudo isto do inicio, porque tenho aqui uma situação recente que me está a deixar com algumas duvidas.

Não foi referido, mas certamente conhecem a ENMC...   Eu recorro por vezes ao site porque estive mais envolvido em questões do GPL...   mas há informações importantes por exemplo como os relatórios de qualidade dos postos.

Ora isto vem a propósito de eu estar a notar uma diferença no consumo do meu Prius consoante a origem da gasólina.   Mas ainda é prematuro para concluir isso...   pode ser apenas uma coincidência.

Devo acrescentar que notei uma diferença no inicio dos anos 90 no meu primeiro carro (Renault 19 1.4 GTS) entre a gasolina da Shell (recomendada pela marca) e a Total....    uma diferença muito significativa....   mais de um milhão de kms depois, em vários carros, especialmente diesel, nunca mais notei diferenças, nem tive qualquer problema com combustíveis, excepto o GPL onde havia algumas diferenças...

Ha muito que defendo os combustíveis sem aditivos....   ou seja os mais baratos de cada posto. Felizmente saiu a lei dos simples para acabar com a ilusão das diferenças... e sabermos se estamos ou nao a ser enganados.

Não me importo de pagar mais, se isso for melhor para o motor, mas não gosto de pagar gato por lebre...     e tenho duvidas se alguns são mesmo aditivados... No entanto, tive uma prova concreta que o BP Ultimate tem mesmo aditivo e tem realmente efeito...   mas isso agora não interessa.

No Prius alterno frequentemente entre o Intermarché, Jumbo e BP (como sócio ACP reduz a diferença de preço).   Não esperava que houvesse diferenças....     mas está a acontecer uma diferença que estou a tentar esclarecer em próximos abastecimentos. E peço a vossa colaboração para quem quiser tentar esclarecer isto.

O que verifico é que com a gasolina simples da BP o carro oscila entre os 5,1 e 5,2...    mas com a dos hipermercados passa para 5,4 e 5,5, apesar de no computador dar sempre 5,2 l/100kms...

Pois...   esta não esperava.   Mesmo porque teoricamente todas as gasolinas simples são iguais, como podem comprovar na ENMC pelas analises....   excepto a Prio que tem algumas diferenças, suponho que relacionadas com a adição de biocombustíveis que esta marca produz e diz adicionar... Essa diferença identifica-se bem na Prio (não todos os postos) e também encontrei num Posto do Pingo Doce....   talvez venha da Prio....    mas não é essa diferença real que está em causa aqui pois nunca usei Prio nem Pingo Doce.

A diferença que pode existir entre estas gasolinas e que não consigo ver nas analises, é que a BP diz que adiciona o "invigorate" que basicamente é um anti-espuma e agentes de limpeza...

Será essa a razão da diferença de consumo?

Tenho que esclarecer isto, pois a diferença de consumo paga a diferença de preço...   e sempre será melhor para o motor, com invigorate do que sem ele...

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Tenho que acrescentar uma coisa:   quando digo que estive a ver as analises, que fique claro que não percebo absolutamente nada de quimica, limito-me a comparar valores.  Smile

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
023_Auris_Touring_Sport_2013
Ricardo Moreira replied on 4 Nov 2016 19:15

Este tema colocou-me a fazer contas:

Por norma coloco combustível na Galp devido aos descontos adicionais que possuo. Esta gasolineira possui os 2 combustíveis de 95, um simples é um aditivado.

A diferença de preço entre os 2 é de 0,02€/L.

Por uma questão de simplicidade de contas, vamos calcular que o meu carro gasta 5L/100 Km.

5x0,02=0,1€/100Km. Se multiplicar-mos por 100.000 Km, significa que gastei mais 100€ nesses 100.000Km, o que não considero muito, se realmente fornecer algum tipo de proteção adicional para o motor ou outros componentes.

Mas se pensar-mos que devido a esses aditivos, o carro possa vir a efetuar um consumo muito ligeiramente inferior (digamos 0,1 L/100Km), isso significa que ao fim dos mesmos 100.000Km, o carro gastou menos 100L de combustível. Ou seja, a 1.3 ou 1.4 €/L, acabamos por conseguir poupar 30 ou 40€, e preservar alguns componentes.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 4 Nov 2016 20:02

Afonso Henriques:
O que verifico é que com a gasolina simples da BP o carro oscila entre os 5,1 e 5,2...    mas com a dos hipermercados passa para 5,4 e 5,5, apesar de no computador dar sempre 5,2 l/100kms...

É muito difícil fazer essa aferição, uma vez que as condições de circulação são muito difíceis de replicar. A simples diferença de 2 ou 3 graus na temperatura ambiente, uma variação na velocidade média (ainda que pequena) ou no tipo de percurso, ou até a quantidade de combustível que se consegue colocar no depósito no abastecimento feito "até à rolha"...tudo isto pode resultar numa pequena variação na média de consumo final.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Afonso Henriques:
teoricamente todas as gasolinas simples são iguais, como podem comprovar na ENMC pelas analises....   excepto a Prio que tem algumas diferenças, suponho que relacionadas com a adição de biocombustíveis

A Prio produz biodiesel e tem vantagens fiscais com isso, nomeadamente a nível de impostos sobre produtos petrolíferos. Por isso consegue oferecer preços mais vantajosos, nomeadamente nos postos Prio Express (parceria com Pingo Doce). Tenho um destes postos ao pé de casa, que utilizo com relativa frequência, e comprovo que, para combustíveis simples, a diferença de preço para BP ou Galp chega, facilmente, aos 16, 17 cêntimos por litro. É muita fruta!! 

Afonso Henriques:
a BP diz que adiciona o "invigorate" que basicamente é um anti-espuma e agentes de limpeza...

Acreditando que possa existir uma protecção extra para o motor, importa saber se a diferença de preço compensa face ao eventual menor desgaste de alguns componentes do motor. Ou seja, será que aquilo que gastei a mais no combustível vou poupar mais à frente com menos avarias e substituição de peças de desgaste? Tenho sérias dúvidas...

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Pois eu sei que é difícil aferir diferenças, mas por eu saber exactamente as condições dos abastecimentos e da utilização em cada percurso que me surpreendeu a diferença.

Mas a causa da diferença pode realmente ser algum outro factor....   mas agora estou mais atento.

Não esperava qualquer diferença. Como disse, só a gasolina simples 95 Prio apresenta alguma diferença na composição...  e então confirma-se que os postos Pingo Doce usam a gasolina Prio...  pois são iguais.   Mas nunca usei Prio porque não tenho nenhum posto próximo.

Supostamente os combustíveis simples são a base normalizada, e agora devidamente controlada pela ENMC, e que poderia ter um preço igual.

Sabemos que os postos de marca precisam obter mais receita, porque tem outros custos...  Além de descontos para alguns...   ACP, Frotas, etc.   ou seja, tem que ter um preço que dê para fazer esses descontos sem ter prejuízo. Mas não é suposto ter aditivos e termos que pagar por eles, mas podem ter desde que continuem a respeitar as normas  e dessa forma atraiam mais clientes que não se importem de pagar mais.

Reparem que eu não estou com receio de estragar o carro com os combustíveis de marca branca....    o que pode estar a acontecer é que esses aditivos se realmente lá estão permitirem uma poupança de combustível e dessa forma até compensar a diferença de preço.

No caso da BP, acho que a existir os agentes de limpesa, não terão efeitos imediatos....   mas o anti-espuma...  deixou-me a pensar.  Hmm

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Ricardo Moreira:

Por norma coloco combustível na Galp devido aos descontos adicionais que possuo. Esta gasolineira possui os 2 combustíveis de 95, um simples é um aditivado.

A diferença de preço entre os 2 é de 0,02€/L.

Pelo que estive a ver no site, a Galp tem na verdade 4 tipos de de gasolinas 95. 

A Simples é exactamente igual aos Hipers...  pela diferença de 0,02 vale a pena a aditivada...   será a Evologic?

A BP optou por vender a Simples com aditivo...    equivalente a Evologic...    na minha zona são vendidas ao mesmo preço.

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
023_Auris_Touring_Sport_2013

Sim, é a Evologic.

A Hii deixou de existir. E a 98 é algo aparte.

Para além disso, eles tem uma promoção às quartas feiras, em que as Evologic ficam 0,02€ mais baratas; ou seja, ao preço da simples.

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Pois como era suposto, já cheguei à conclusão que realmente a causa da diferença de consumos que verifiquei não se deve a diferença da gasolina Simples BP ou a Simples dos Hiper...

Tem a ver com um percurso que faço esporadicamente, e que ao contrário do habitual é mais longo e muito plano...    o consumo desse percurso é muito mais baixo...   por coincidência aconteceu fazer esse percurso algumas vezes com depósitos BP... daí a diferença.

Normalmente fazemos com este carro percursos curtos e com intervalo de tempo e subidas e descidas.  Como se gasta muito mais a subir do que se recupera na descida...   dá consumos elevados.  

Com um diesel equivalente, o consumo é superior em pelo menos um litro, mas com efeitos chatos no FAP.

Não sei porque, percebi que os aditivos do Invigorate era um agente de limpeza e um anti-espuma. Mas o anti-espuma estava-me a deixar baralhado. Fiz confusão.

Realmente o anti-espuma é aditivo de gasóleo...     o que a gasolina tem é um lubrificante para reduzir o atrito. 

Seja como for estes aditivos se estão lá eu não consigo perceber nas analises...

A única gasolina que realmente indica alguns valores diferentes nas analises que vi, é a da Prio.

Mas se alguém tiver possibilidade de comparar...  seria interessante.  

Para mim a Prio não é opção pois não tenho nenhuma perto.

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

E os resultados das análises dos combustíveis da Prio, são para melhor ou para pior?

Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

Page 9 of 10 (100 items) « First ... < Previous 6 7 8 9 10 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com