Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Utilização prática do interface OBD2 nos HSD

rated by 0 users
This post has 149 Replies | 11 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
tcap-support
Rui Freire replied on 23 Dec 2016 1:47

Nesta foto podemos verificar que ambos mg1 têm o mesmo rpm.... Logo é possível todos os modelos híbrido andarem em ev a 90 kmh só não o fazem pq a centralina não deixa :(

Obrigado Luis

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Testei hoje até à velocidade de entrada do MCI, 85 km/h reais (93 km/h de veloicímetro).

O MG1 continua sempre simétrico do MG2 a atingem ambos uma rotação na casa das 6.400 rpm quando o MCI entra. Nesse momento a rotação do MG1 "desliga" da do MG2 a reduz-se drasticamente para valores inferiores.

Como raramente ando em HV Devil, só hoje me apercebi que quando em HV o Hibrid Assistent identifica o estado em que o carro se encontra. Usar este software é mesmo um prazer, nada da confusão do Torque para configurar alguma coisa! 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 23 Dec 2016 20:45

Rui Freire:
ambos mg1

MG1 só há um, o MG1 e mais nenhum! Stick out tongue

Rui Freire:
é possível todos os modelos híbrido andarem em ev a 90 kmh só não o fazem pq a centralina não deixa

E porque será?

Será que é por sacanagem? Por burrice? Por gozo? São uns ignorantes os engenheiros da Toyota...? Huh?

Se calhar tem um motivo, e se calhar usar N para chegar a essa rotação é capaz de ter efeitos nefastos... Zip it!

http://prius-pt.com/cafe/forums/p/2212/13609.aspx#13609

http://prius-pt.com/cafe/forums/p/2187/19488.aspx#19488

http://prius-pt.com/cafe/forums/p/2214/13754.aspx#13754

Resumo: Cuidado com estas brincadeiras de forçar o carro a fazer coisas que não deve...!!!

Top 75 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
tcap-support

" podemos verificar que ambos mg1 têm o mesmo rpm"

Como é óbvio os mg1 a que me refiro são mg1 prius phv e mg1 Yaris hsd......  enfim sem  comentários :(

Esta comparação entre os mg1 de cada modelo foi somente uma curiosidade, na minha opinião penso que era possível os nossos hsd atingirem 90 kmh em EV  sem recorrer ao N,....... 

" Será que é por sacanagem? Por Burrice? Por gozo? São uns ignorantes os engenheiros da Toyota? "

Só tenho a dizer e desejar um Feliz Natal na companhia de quem mais gostam......

E se comerem muito e ficarem com azia não se preocupem que essa passa .... há outras que não....  :)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 23 Dec 2016 22:34

Na minha opinião, o facto do MG1 do 3G PHV fazer mais rotação, sendo na prática igual ao 3G, porque o PSD é o mesmo, não deve ser visto da mesma forma porque os inversores são diferentes.

O HSD está excecionalmente bem desenhado e construído, o "poder acontecer o MCI parar em velocidades maiores" é apenas um território das possibilidades, as razões por detrás dos 3G HV e dos Yaris não fazerem mais velocidade em EV podem muito bem ser de segurança face à rapidez de resposta do sistema. Como não sei para mais...não faço por regra essas incursões, até porque não encontro benefícios líquidos em termos de consumos.

O caso do 4G é diferente, porque todo o seu PSD é distinto dos anteriores. E fazer 115km/h em EV fica dentro do seu projeto (a aerodinâmica ainda é melhor)...

[Rui, segue os links que o Prates te deixou, tem muita informação "suculenta", e nesta altura do ano, como em todas as outras, evitemos as ironias]

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 23 Dec 2016 22:52

Rui Freire:
Como é óbvio os mg1 a que me refiro são mg1 prius phv e mg1 Yaris hsd...

É tão óbvio tão óbvio que eu nem me apercebi.

Pronto, peço desculpa, que seja.

Rui Freire:
enfim sem  comentários :(

Quem diria... ok, siga...

Rui Freire:
Esta comparação entre os mg1 de cada modelo foi somente uma curiosidade, na minha opinião penso que era possível os nossos hsd atingirem 90 kmh em EV  sem recorrer ao N,....... 

O que é triste é que não percebeste sequer que te estava a dar uma dica das razões das coisas serem como são, e avisar para não o fazeres.

Não vou me chatear com isto, naturalmente.

Rui Freire:
Só tenho a dizer e desejar um Feliz Natal na companhia de quem mais gostam......

Igualmente.

Telmo Salgado:
[Rui, segue os links que o Prates te deixou, tem muita informação "suculenta", e nesta altura do ano, como em todas as outras, evitemos as ironias]

Pois a ideia era essa, mas de facto a ironia correu mal do meu lado.

O Rui deve ter tido um dia daqueles lixados, não vou levar a mal.

Boas festas pessoal.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 23 Dec 2016 23:07

Telmo Salgado:
Na minha opinião, o facto do MG1 do 3G PHV fazer mais rotação, sendo na prática igual ao 3G, porque o PSD é o mesmo, não deve ser visto da mesma forma porque os inversores são diferentes.

Tenho dúvidas que o MG seja o mesmo, sérias dúvidas, e tenho 99,9% de certeza que a desmultiplicação não é a mesma no PSD.

No 2G por exemplo tenho de memória que o limite físico para o MG1 não sofrer danos era à volta das 10 a 11k rpm.

Ora entre 10 a 11k de MG1 no 2G correspondiam a cerca de 3.800 a 4.200 rpm no MG2, ou 104 a 120 km/h de velocidade do veículo.

Forçar o carro a embalar a mais de 90 km/h através da utilização indevida (e ilegal e insegura) do N em descidas, é brincar com o fogo.

Os limites existem nos próprios materiais, sejam nos MGs sejam nos PSDs, e isso foi deixado bem claro há uns bons anos pelo Gerald Killmann.

Mas cada um sabe de si.

Top 75 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
tcap-support

Ok,ok,ok.....

Eu me confesso..... A minha vontade de entrar e alterar alguns parametros na quela maldita centralina / cpu é tao grande tao grande que reconheço ás vezes algum descontrol.......

Feliz Natal para todos :)

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 4 Jan 2017 16:45

Luis Neves:

Hoje olhei pela primera vez para as rotações do MG1 e MG2 no Hybrid Assistent, modo EV.

No PHV a A 70 km/h reais o MG2 acusa cerca de 5200 rpm e o MG1 -5200 rpm. A 80 km/h o MG2 vai a 6000 rpm e o MG1 a -6000 rpm.

Verifiquei que entre os 0 e os 80 km/h a rotação do MG1 é sempre simétrica da do MG2...Hmm

Isso é giro. Eu ainda não tinha reparado no porquê do número de dentes na SRU. A razão deve ser a que estás a apontar.

Então temos:
  • No PSD, 30 dentes no sol (MG1), 23 nos planetas, 78 nas estrelas, o que mantém a seguinte equação (onde X é a velocidade do anel exterior, comum ao PSD e à SRU, e que está a uma multiplicação fixa com as rodas):
    • 30 MG1 + 78 X = (30 + 78) MCI
  • Na SRU, 22 dentes no sol (MG2), 18 nos planetas, 58 nas estrelas, fica:
    • 22 MG2 + 58 X = 0
  • Juntando as duas coisas:
    • 30 MG1 - 78÷58×22 MG2 = (30 + 78) MCI
  • Quando temos o MCI parado para evitar a fricção, temos apenas:
    • 30 MG1 = 78÷58×22 MG2
  • Ora a rotação do MG1 não é exactamente igual à do MG2, mas é muito próxima, 78÷58×22 = 29,5862, não exactamente 30.

Ou seja, eu sabia que o SRU aumentava a rotação do MG2, o que não tinha reparado era que servia para que fosse aproximadamente igual à do MG1 quando o ICE está parado.

Se calhar eles assim conseguiram fazer dois motores-geradores mais parecidos, com os mesmos materiais, pesos, etc... Será? Para evitar contas mais complicadas no processo de optimização na centralina?

Rui Freire:

Nesta foto podemos verificar que ambos mg1 têm o mesmo rpm.... Logo é possível todos os modelos híbrido andarem em ev a 90 kmh só não o fazem pq a centralina não deixa :(

Não pode ser bem o mesmo, porque a relação entre o anel exterior e as rodas não é a mesma. No Yaris/2G há uma corrente, e no 3G outra roda dentada que faz a ligação. Do anel exterior para as rodas, a relação é o número que a Toyota fornece como "final drive ratio" (3,190 no Yaris, 3,267 no Prius e  3,703 no Prius+).

Porém, é verdade sim que o número de dentes no PSD é igual em todos.

E uma coisa é andar em "EV", com o MCI parado para evitar fricção, e outra é andar a puxar em eléctrico a essa velocidade... Isso só o PHV. Quanto à velocidade máxima com MCI parado em 2G versus 3G, não é assim tão diferente.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel, o final drive ratio é a relação do diferencial.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 14 of 15 (150 items) « First ... < Previous 11 12 13 14 15 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com