Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo Prius 2G - Iolanda Sousa

rated by 0 users
This post has 48 Replies | 8 Followers

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Apesar de ter muito para contar a disponibilidade para escrever aqui é que é pouca. Mas adiante:

No 2º dia de condução da minha máquina fiz mais uns Kms de percursos típicos, entre 4 e 6 Km por deslocação em cidade, que são os meus trajectos habituais. Por isso achei que o Prius 2g seria uma boa opção para mim. Devem haver algumas estratégias para tirar o melhor partido da tecnologia neste tipo de percursos citadinos e conseguir baixar os consumos, algumas sugestões?

Entretanto segui os v/ conselhos (à minha maneira) e marimbei-me no painel dos consumos! Assim , comecei a apreciar outros aspectos do carro:

Estou a gostar imenso do silêncio dos arranques e dos estacionamentos. E até que gosto do ronronar do MCI a entrar quando necessário, faz-me recordar que estou dentro de um carro e não numa nave espacial ! No sábado conduzi-o de noite e debaixo de um grande temporal e achei fantástica a sensação de segurança que o Prius me transmite seja em calçada molhada seja em auto-estrada (um pouco) alagada. Depois de conduzir um Xsara de 2000 nos últimos 2 anos, toda a tecnologia a mais do Prius faz-se notar na segurança e conforto da condução. Mas nada substitui a precaução da automobilista obviamente.

Aproveitei a tarde de Sábado para experimentar levá-lo para a minha garagem qure fica no piso-2 do prédio. Há por lá uns pilares "a mais" que tornam o acesso enervante e eu nunca tive a paciência necessária para entrar e sair diariamente fosse com a carrinha Xsara ou com o Opel Insignia que tivera anteriormente. Senti a falta dos sensores de estacionamento à frente e ainda não me habituei à câmara de marcha atrás pelo que entrar na garagem até foi fácil mas sair foi tarefa árdua, só conseguível com outra pessoa a orientar as manobras. Ná, não é para mim, enquanto não tirar as medidinhas todas ao carrinho este vai continuar a dormir ao relento, pois na minha rua há sempre lugar para estacionar; senão com o stress e atrasos rotineiros, todas as manhãs o carrinho ganharia mais um risco ou raspadela.

Domingo foi a vez de brincar como bluetooth e com o GPS que já conhecem os números e moradas principais da minha agenda. Só me falta programar as instruções por voz. Os meus filhos andam a ver se descobrem como se pode ouvir a "música deles" através do bluetooth, pois ainda não arranjei o adaptador para a entrada "aux". Mas como não partilhamos os mesmos gostos musicais, não tenho pressa nisso Stick out tongue

No fim do domingo espreitei , só 1 x , o painel dos consumos médios e, brrrr, ó desgraça! 5,7 l/100 nos primeiros 120 Km. 

Hoje 2ª feira nem sequer olhei para o dito painel; só sei que fiz 170 Km nestes 3 dias, ou seja, estou a circular mais do que o meu habitual, o que, a continuar assim, não se vai traduzir numa redução dos custos com combustível, antes pelo contrário.

Mas isto deve ser só o entusiasmo dos 1ºs dias.

Até já!

Iolanda

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Luis Neves:

Passando a questões práticas, fico com a suspeita a partir deste relato que exageraste na utilização em modo eléctrico ao longo da segunda circular, tendo levado as baterias para limiares de carga mínimos, sendo que depois ao sair da segunda circular pagaste as favas quando o MCI teve de entrar em funcionamento para carregar as baterias.

Fica esta primeira nota, não convém levar as baterias a níveis mínimos a não ser que adiante saibamos que existe a possibilidade de as carregar numa descida.

Luís Neves, podes explicar isto melhor? eu pensava que a gestão dos ciclos de carga / descarga da bateria e a selecção do motor / modo de tracção fossem "responsabilidade do sistema" e que a mim só me competiria aprender a racionar a pressão no acelerador ou no travão , não é assim? Quando referi que naquela travessia da 2ª Circular o consumo instantâneo indicado foi quase sempre 0,0 é porque o trânsito estava denso, o típico arranca-pára entre o Aeroporto e o Campo-Grande a uma sexta feira à tarde. Na prática, a minha velocidade instantânea variava entre 0 e 40 Km/h mas admito que o meu pé pudesse estar + brusco nessa primeiríssima viagem.

O que deveria ter feito para "não levar as baterias ao limite"?

Ou isso (pagar as favas) aconteceu porque, uns 15 minutos antes, na bomba de gasolina, a bateria de facto ficou "branquinha" e não rolei o suficiente para a carregar antes de chegar ao anda-pára?

Iolanda

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Iolanda Sousa:

(...)No 2º dia de condução da minha máquina fiz mais uns Kms de percursos típicos, entre 4 e 6 Km por deslocação em cidade, que são os meus trajectos habituais. Por isso achei que o Prius 2g seria uma boa opção para mim. Devem haver algumas estratégias para tirar o melhor partido da tecnologia neste tipo de percursos citadinos e conseguir baixar os consumos, algumas sugestões?

(...)No fim do domingo espreitei , só 1 x , o painel dos consumos médios e, brrrr, ó desgraça! 5,7 l/100 nos primeiros 120 Km. 

Hoje 2ª feira nem sequer olhei para o dito painel; só sei que fiz 170 Km nestes 3 dias, ou seja, estou a circular mais do que o meu habitual, o que, a continuar assim, não se vai traduzir numa redução dos custos com combustível, antes pelo contrário.

Mas isto deve ser só o entusiasmo dos 1ºs dias.

Até já!

Conseguir com percursos tão curtos consumos melhores é um pouco complicado. O arranque desde frio é sempre penalizador para qualquer carro...o Prius não é exceção. O que eu costumo fazer é estudar os trajetos para os tentar fazer "de seguida", i.e. sem o motor arrefecer. Em muitos casos não é possível.

Em relação aos km nestes dias, não te preocupes, fazem parte do "experimentar"... Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 29 Apr 2015 1:13

Iolanda Sousa:

Luís Neves, podes explicar isto melhor? eu pensava que a gestão dos ciclos de carga / descarga da bateria e a selecção do motor / modo de tracção fossem "responsabilidade do sistema" e que a mim só me competiria aprender a racionar a pressão no acelerador ou no travão , não é assim? Quando referi que naquela travessia da 2ª Circular o consumo instantâneo indicado foi quase sempre 0,0 é porque o trânsito estava denso, o típico arranca-pára entre o Aeroporto e o Campo-Grande a uma sexta feira à tarde. Na prática, a minha velocidade instantânea variava entre 0 e 40 Km/h mas admito que o meu pé pudesse estar + brusco nessa primeiríssima viagem.

O que deveria ter feito para "não levar as baterias ao limite"?

Ou isso (pagar as favas) aconteceu porque, uns 15 minutos antes, na bomba de gasolina, a bateria de facto ficou "branquinha" e não rolei o suficiente para a carregar antes de chegar ao anda-pára?

É difícil de ter certezas sem estar a ver a situação concreta, mas aqui vão algumas notas.

Não é verdade que a gestão da bateria seja apenas feita pelo carro. Pode ser, claro, se o condutor não quiser ligar ao assunto. Mas se quiser pode interferir. Por exemplo, sempre que o carro circula baixo dos 70 Km/h com o MCI ligado o condutor pode obrigar o carro a andar em modo eléctrico, basta levantar o pé do acelerador momentaneamente e voltar a pisar suavemente, sem pedir mais potência do que aquela que a bateria dá. Mais que suficiente para rolar a 70 km/h em plano, o que é viável na segunda circular.

Claro que mesmo partindo da bateria cheia, se se fizer isso durante 2 ou 3 km ela vai ficar praticamente vazia. Entretanto sai-se da segunda circular e apanha-se uma fila: a dada altura mesmo com o carro parado, se se atinge o nível mínimo da bateria o MCI entra para repor alguma carga, e ficamos parados a ver o carro gastar gasolina...

Já se a seguir a um trajecto plano existir uma descida relevante, ok, aí o condutor recorrendo ao truque que referi pode usar a energia toda da bateria, sabendo que quando acabar de o fazer tem uma descida onde as pode carregar de novo.

Poranto é tudo um jogo de relevo e de trânsito, onde o condutor se quiser otimizar pode interferir para tirar o máximo partido do sistema. Ou pode relaxar e deixar o carro ajeitar-se sózinho...

Nota final: em trajectos de 5-6 km não há milagres no consumo dado o ciclo de aquecimento do carro, mas ainda assim sao diferenças enormes para outros carros em circuitos análogos. É que estes trajectos são mesmo muito penalizantes.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Luís Neves, Obrigada pela claríssima explicação que hoje já pude ir experimentando. Quando tiver resultados darei notícias.

Até logo!

Iolanda

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Iolanda Sousa:
a bateria de facto ficou "branquinha"

Isto é literalmente verdade? A bateria ficou mesmo sem risco nenhum???

Por acaso não estás a deixar/colocar o carro em N pois não?

Não o faças nunca! Excepto em situações muito singulares, como numa lavagem automática em que a máquina puxa o carro por exemplo!

Não é nada normal, nada mesmo, que sem ir ao N a bateria fique completamente branca... agora fiquei preocupado... Huh?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Agora estou baralhado. A bateria ficar branca não é quando está completamente cheia? Huh?

Isso não seria preocupante...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Sim, João Prates. 

O carro tinha estado no pintor/bate-chapas uns dias, na sexta feira foi para o stand onde esteve parado algumas horas e depois andou comigo cerca de 1 km até à bomba de gasolina mais próxima. Esteve parado o tempo necessário para eu atestar e pagar e depois foi aquilo que relatei atrás: fiz várias tentativas de arranque, sem me lembrar de carregar no travão "de serviço" em simultâneo. A bateria passou de vários traços azuis a alguns traços roxos e depois ficou branca. E eu que sou morena também fiquei pálida!

Felizmente não voltou a acontecer. Posteriormente haviam sempre traços azuis ou verdes. Isto já é um bom sinal, não é?

E não me recordo de ter alguma vez colocado o carro em N mas ainda bem que me avisa.

Iolanda

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Neves:
A bateria ficar branca não é quando está completamente cheia?

Sim, no 3G.

Não no 2G, que é o caso dela.

Totalmente cheio no 2G é representado pelas barras todas a verde.

Iolanda Sousa:
Felizmente não voltou a acontecer. Posteriormente haviam sempre traços azuis ou verdes. Isto já é um bom sinal, não é?

Ficou branca por poucos segundos/minutos? Se sim, tudo bem, se não... eu ia a uma oficina pagar os 40 Eur para fazer o checkup à bateria.

Por falar nisso... falaram-te na garantia da bateria extensível até aos 10 anos não falaram?

Top 100 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
410_Vectrix
Clube 1200 km
tcap-support

João não estejas já a alarmar a Iolanda sem razão, até parece que não tiveste um 2G!

A bateria aparece branca (vazia) no 2G quando se liga o carro para ouvir rádio. (Pressionar o botão power uma vez sem pressionar o pedal de travão.

Era o que a Iolanda estava a fazer mal nas bombas e era por isso que o carro não entrava em "D".

Confesso que também me aconteceu no primeiro dia em que saí do stand com o meu 2G. (que também é de 2008 e já passou os 200000 km sem chatices. Big Smile) Também liguei para o vendedor e acabei por perceber como estava a ser maçarico!Embarrassed

A minha mulher fez o mesmo na primeira vez que saiu sozinha com o carro. É quase sempre assim, estamos demasiado excitados para ouvir as instruções com atenção!

Parabéns Iolanda, boa sorte com a nova máquina.

"Prius Owner" desde Novembro de 2013.

Page 3 of 5 (49 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com