Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo Prius 2G - Iolanda Sousa

rated by 0 users
This post has 48 Replies | 8 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
tcap-support

Gonçalo,

a Iolanda referiu que a bateria passou de traços azuis a roxos e depois a branca! É isso sim se voltar a acontecer eu iria averiguar.

Da primeira vez que li o post também fiquei com a mesma ideia que tu!

Top 100 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
410_Vectrix
Clube 1200 km
tcap-support

Eu sei que o pessoal dos Prius tem medo de matar a bateria auxiliar e não ouve rádio com o carro parado, mas quem tem um 2G e queira ver a bateria "branquinha", experimentem sentarem-se no carro e pressionar o botão power só uma vez sem carregar em mais nada.

Depois olhem para o monitor de energia e vão perceber que não há razão para alarmismos!

Se a Iolanda tivesse esvaziado a bateria, não tinha saído das bombas pelos seu próprios meios.

"Prius Owner" desde Novembro de 2013.

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

UFA!

finalmente respiro fundo!

Iolanda

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Tiago Barros:

Gonçalo,

a Iolanda referiu que a bateria passou de traços azuis a roxos e depois a branca! É isso sim se voltar a acontecer eu iria averiguar.

Da primeira vez que li o post também fiquei com a mesma ideia que tu!

não, Tiago Barros, nunca mais aconteceu porque carrego  sempre no travão quando carrego em Power, o que na altura "não sabia" que tinha de o fazerSurprise

.

Iolanda

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Luis Neves:

Por exemplo, sempre que o carro circula baixo dos 70 Km/h com o MCI ligado o condutor pode obrigar o carro a andar em modo eléctrico, basta levantar o pé do acelerador momentaneamente e voltar a pisar suavemente, sem pedir mais potência do que aquela que a bateria dá. Mais que suficiente para rolar a 70 km/h em plano, o que é viável na segunda circular.

Luís Neves, tenho experimentado este truque e realmente consigo circular até aos 50 Km/h sé em eléctrico mas apenas alguns metros (100 ~200 m); depois o MCI liga e começa a "ajudar" à tracção junto com as baterias. E alguns metros mais à frente começa o MCI a carregar as baterias. 

Nota final: em trajectos de 5-6 km não há milagres no consumo dado o ciclo de aquecimento do carro, mas ainda assim sao diferenças enormes para outros carros em circuitos análogos. É que estes trajectos são mesmo muito penalizantes.

Estive ausente no fim de semana de 3 dias e deixei o Priusinho ao cuidado de outra pessoa (!) que em cerca de 50 Km em cidade subiu ligeiramente a média para 6 l/100, ou seja, o pézenho faz já alguma diferença. Entretanto nestes 3 dias úteis, fiz mais alguns Km's e a média regressou aos 5,7 que é a melhor que consegui até agora. Nada a fazer quanto aos trajectos, de momento é mesmo assim.

No próximo fim de semana vou até Coimbra matar saudades dos "bons velhos tempos" de estudante. O Priusinho vai portanto fazer a sua 1ª grande viagem comigo. Irei pela EN1 e regresso pela A1 (ou vice-versa) para experimentar regimes de condução diferentes.

Algumas sugestões para optimizar os consumos em cada um destes trajectos?

Até logo...

Iolanda

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Para otimizar os consumos? Basta conduzir! (e verificar pressões dos pneus regularmente)

Depois dá nota do que obtiveste.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Olá Iolanda bom dia,

Iolanda Sousa:
para optimizar os consumos
deverá ser conseguido com a utilização suave do peso do pé no acelerador, não é circular devagar, é ser meigo até chegar à velocidade pretendida dentro dos limites claro, excetuam-se aqueles momentos de devaneio em que queremos estar 200m mais à frente do que estamosHmm, e para disfrutarmos da potência explosiva do PriusAngel.

Sê suave a conduzi-lo que ele devolve-te em dobro no consumoYes

Fica bem, boa viagem e,

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
012_Prius_2G

Olá Olá!

Uma brevíssima passagem pelo Prius.PT para vos dizer que hoje fui pela 1ª vez à Toyota - do Prior Velho (após a compra, claro), fazer a assistência dos 165.000 Km.

Uma muito agradável surpresa pelo preço, pela simpatia do atendimento, pela paciência a explicar coisas que eu já deveria saber...etc., só coisa boas a dizer - terão nota 10 na avaliação, claro!

O Priusinho ficou aprovado em todos os testes, incluindo os da bateria de arranque que há cerca de 1 mês esvaziei por completo Embarrassed .

As baterias do sistema híbrido ficaram com a garantia renovada por mais um ano :) . 

Devem ser poucas as oficinas que se podem gabar de prestar um serviço competente e uma revisão intermédia a um preço acessível: 105€ incluindo o IVA e uma lâmpada de matrícula.

Ainda me avisaram que convinha trocar pastilhas e discos de travão mas que afinal ainda podem rodar + 7.000 Km (360 €) portanto, "não pagues hoje o que podes pagar amanhã" - volto lá daqui a uns meses.

A lista de serviços opcionais era interessante mas tudo isso pode ser dividido por diversas intervenções porque nenhuma era urgente.

Uma nota final: eu esperava poupar €€ no combustível mas, como eu já desconfiava, percorri em 8 meses os mesmos 10.000 Km que antes fazia num ano com o Xsara.  

Dá mesmo gozo conduzir um PRIUS !!!

bjnhs e abrçs

Iolanda

PS: talvez tenham reparado que eu nunca menciono os consumos médios. Eles ficam tão acima das médias que eu leio por aqui que nem tenho coragem de publicar Sad  . Mas hoje na Toyota asseguraram-me que está tudo bem e que é razoável , em cidade e percursos curtos, fazer médias de...

Iolanda

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Cidade não é desculpa. Agora percursos curtos sim. Qual é a extensão dos ditos?

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support

Com o meu Auris HSD faço 2 trechos por dia de 1km e a média de consumo nesses casos varia de 6 a 12 L/100km. 

Mas não há milagres. Com trechos muito  curtos o motor MCI predomina ainda mais no inverno. 

Page 4 of 5 (49 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com