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Volkswagen Golf GTE em Portugal

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Telmo Azevedo Posted: 8 May 2015 22:04

Lá tive que fazer o sacrificio de testar o 1º Golf GTE a chegar ao nosso país Stick out tongue

É deveras impressionante, um autêntico 3 em 1: desportivo, elétrico citadino e familiar Golf para tudo o resto.

São 75kW (100cv) em modo elétrico que dão para colar ao banco em 'modo EV', e quando em 'modo GTE' entra a caixa sequêncial do TSI para uns 204cv combinados e uns 7,6s dos 0-100.

Gostei dos acabamentos tipicos de Golf GTI e do 'modo EV' que sinto falta no meu PHEV.

Faz uns reais 44km em modo elétrico misto citadino e só tem carga lenta (3,4kW) para encher os 8,7kWh de baterias. Estas já vêm com refrigeração líquida (ao contrário do e-Golf) devido aos picos de C's de corrente que podem debitar para acompanhar o MCI no 'modo GTE'.

Acredito que este vá convencer muitos céticos dos hibridos plug-in Smile

Ficam algumas fotos. As restantes estão por aqui.

 

carga  ekoway ML5000 [ Dez-2011 34.333 km ]  C Evolution [ Set-2015 30.333 km ] Outlander PHEV [ Dez-2014 ]  UVE


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Quando fizerem isso com uma mala decente talvez possa ser considerado...

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É uma bagageira normal, maior que a do Prius PHV (341L vs 285L) mas menor que o Oulander PHEV (341L vs 731L).

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Luis Neves replied on 8 May 2015 23:02

Golf normal - 380 litros

Golf GTE - 272 litros

Prius HV - 445 litros

Prius PHV - 443 litros.

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Sim os 341 são do e-Golf.

GTE:

e-Golf:

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A minha observação pode induzir alguma má vontade relativamente à VW, mas nem sobras, é de saudar que o grupo esteja a generalizar a tecnologia plug-in e que outras marcas estejam a ir pelo mesmo caminho. O que é de lamentar mesmo é a falta de novidades pelo lado da Toyota. A Toyota talvez tenha razão no imediato pelo ponto de vista comercial (vai de certeza vender 1 milhão de híbridos contra umas dezenas de milhar de plug-in), mas a imagem da marca é também um valor a preservar e traduz-se em vendas futuras. Já falta pouco para ninguém se lembrar do pioneirismo das soluções da Toyota,  enquanto admiraremos os EV´s da Tesla e os plug-in do grupo VAG, Mercdes, BMW e afins. Enfim, cada um lá sabe.

Voltando ao GTE, o aspecto que referi é muito condicionente e contraditório com o que a marca anunciou. Lembro-me de terem justificado o atraso no lançamento de EVs e PHVs com a chegada de uma nova plataforma que iria ter essas tecnologias em conta na sua concepção, e como tal permitiria manter a habitabilidade da versão normal nas versões EV e PHV. Pois não foi isso que conseguiram fazer e é pena. O GTE vai ser um carro dirigido a uns quantos jovens que querem uma viatura desportiva, e não têm requisitos de habitabilidade, o que é uma pequena percentagem dos potenciais compradores de um Golf, que pretendem um pequeno familiar. Nunca será assim um carro de grandes vendas, porque apresenta o tamanho de um pequeno familiar, a mala de um utilitário e o preço de um grande familiar. Recordo que o Prius PHV é 7.000€ mais barato, é capaz até de trazer mais equipamento e tem uma mala que corresponde ao preço e dimensão do carro.

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Acho que quem compra GTD, GTI e... GTE, não procuram carros 100% familiares, muito pelo contrátrio. Este pelo menos tem 5 portas.

O veículo GTE com mais saída, pelos amigos que já vejo interessados, será o/a VW Passat. Espero que venha com um pack de baterias um pouco maior.

Já agora o Prius PHV por cá não custa 37.253€ ? (base 29.401,16 + isv 746,58 + iva 7.105,69  sem DAT)

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Pois, mas isso é a fllosofia de vender para nichos de mercado e não para as massas...ou as marcas querem generalizar a tecnologia ou não querem...

No início do ano o PHV baixou de 39.000 para 35.000€ (valor indicado no site da Toyota). Acrescem os extras e as despesas de transporte e legalização, mas normalmente os descontos absorvem isso.

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Telmo Azevedo:

O veículo GTE com mais saída, pelos amigos que já vejo interessados, será o/a VW Passat. Espero que venha com um pack de baterias um pouco maior.

A não ser que as pessoas gostem da versão break - eu por exemplo não aprecio muito carrinhas e acho a Passat das piores em termos de design - o passat berlina é de 4 portas, terá a mala também bastante reduzida (mais de 100 litros) e não apresenta a versatilidade ao menos das 5 portas...

De novo, "very big" por fora e "very small" por dentro.

Os únicos plug-in do mercado que conseguiram arrumar as baterias sem fazer perder espaço na mala são o Prius e o Outlander.

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Luis Neves:
Os únicos plug-in do mercado que conseguiram arrumar as baterias sem fazer perder espaço na mala são o Prius e o Outlander.

O Prius PHV acaba por perder o fundo "falso". Na prática, isso configura uma redução da capacidade. A vantagem do Prius é que, mesmo assim, tem uma bagageira  de dimensão muito razoável. O que a VW faz com este Golf é exactamente a mesma coisa que a Toyota fez com a 1ª geração  do Auris HSD e com o Ct200h, ambos com uma bagageira muito fraquinha.

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