Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Porque não aposta a Toyota nos EVs?

rated by 0 users
This post has 412 Replies | 20 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 6 Oct 2015 13:54

sinceramente nao li tudo o que esta escrito (leio mais logo) mas deixo o meu contudo deixo o meu feedback daquele que julgo ser um bom sistema para resolver a questao dos tempos de carga

Creio que a vulgarização dos PCR não resolve o problema dos EV, contudo uma boa rede PCR e uma muito boa rede de estações de troca de bateria poderiam resolver o problema da mobilidade EV.

Para tal teria que haver entendimento entre todos os fabricantes para a criação de um sistema de troca universal, depois o mesmo teria que assentar num sistema de "aluguer" de baterias.

Por exemplo o Adamastor, permite a troca da bateria. se existissem estações de troca a sua utilização seria perfeitamente possivel. pois parar para perder 5min a cada 100km na troca da bateria é algo exequivel e muito mais aceitavel do que perder uma hora num PCR enquanto o mesmo "frita" o pack.

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Muita razão tinha Fabio Capano quando me desafiou para fazer os questionários.

"Vais ter muitas surpresas, as coisas não são como pensas, faz a experiência..." - Descupla Fábio, tinhas toda a razão do mundo!

Só vos digo que estou sem palavras para os resultados preliminares, porque não encontro explicação para certas posições.

Quem me explica que haja quem queira 50 km de autonomia EV num híbrido plug-in e só esteja disposto a pagar 1.250 Eur por esse luxo?

Quem me explica que haja uma tendência quase de maioria para exigir 90 km de autonomia num PHV, não falmos de EV, falamos de PHV?

Querem ter a autonomia de um EV num PHV? Isto é ser realista? Mas depois há quem peça 90 km de autonomia por 4.500 Eur... hã?

Depois também temos os casos opostos, a pedirem 90 km de autonomia e dispostos a pagar 27 mil Eur por isso... ora vejamos... um Prius 3G começa pelos 30 mil Eur, portanto aceitam praticamente duplicar o preço do carro e chegar aos 57 mil eur por um Prius PHV??!?!? A sério!?!?!?

Desculpem, isto é uma coisa super subjectiva, eu sei, entendam por isso os meus comentários também como super subjectivos.

Agora que para mim há aqui muita lógica retorcida... no meu entendimento há. É só a minha opinião.

Como raio é que uma pessoa pode decidir que estratégia seguir com resultados destes num estudo de mercado?

Eu não conseguia!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 6 Oct 2015 16:23

Atenção que muitos não têm noção dos preços dos equipamentos, nem perceção dos volumes, pesos e tecnologia envolvida. Acho muito cedo para concluir, temos poucas respostas ainda...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
Clube 1000 km
tcap-support
Filipe Ramos replied on 6 Oct 2015 16:27

João Prates:
... as estatísticas e a informação disponível em vários fabricantes indicam que ... as pessoas compram os PHV para terem acesso a benefícios fiscais (como é o caso agora em Portugal), mas depois não recarregam o carro na tomada! O carro continua a andar, por isso querem lá saber da maçada de ter de andar a carregar...

e, João, nem referes aqui as questões que abordaste na análise ao EV quanto aos abastecimentos em estrada, que se colocam de igual forma nos PHV. E nem num caso, nem noutro, detalhas sobre a capacidade de carregamento em casa, ou no emprego.

Eu já fiz alguma reflexão sobre a eventualidade de adquirir um PHV, mas "desisti" quando me apercebi que "não poderia" efectuar carregamentos em casa ou no emprego. Aliás, em casa talvez pudesse criar condições para tal, mas o investimento extra que teria de fazer só iria piorar as contas que apresentaste quanto à recuperação dos investimentos.

Muito provavelmente, vou-me manter pelos híbridos, razão pela qual nem me considerei eleito para responder à votação "Preço a pagar pela funcionalidade PHV"

Um abraço

(anteriormente) Prius 3G: Prius 3G| (agora) Prius 4G: Prius 4Gfiliperamos@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo a tua resposta vai em linha um pouco com a do Luis Dias.

No fundo as pessoas vivem completamente desligadas da realidade, não têm a mínima noção do que estão a pedir, e portanto pedem o céu.

Isto diz muito, especialmente vindo de membros desta Comunidade! Imaginem quem nem lêm nada do que aqui escrevemos nos nossos DBs!

E querem 3 ou 4 gatos pingados como nós que as marcas apostem nos EVs e PHVs? Para quê? Para ficarem nos stands às moscas?

Se as pessoas querem 90 km de autonomia num PHV que só custe mais 1.250 eur que um HV... nunca na vida vão comprar seja o que fôr.

Estou assustado. Estou genuinamente assustado com isto.

Telmo Salgado:
Acho muito cedo para concluir, temos poucas respostas ainda...

Não me parece que vás ter muito mais respostas.

Quem anda aqui diáriamente já respondeu, e quem viu o mass mail também já deve ter respondido.

Se tiveres mais uns 10 votos daqui em diante não vai ser mau... aguardemos então...

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
José Rosado replied on 6 Oct 2015 16:31

João Prates:
Quem me explica que haja uma tendência quase de maioria para exigir 90 km de autonomia num PHV, não falmos de EV, falamos de PHV?

A razão da minha escolha deste valor é simples: 90km é o percurso diário de ida e volta da minha cara metade. Tendo em conta que não existe um PHV com essa capacidade, só me restam 2 opções:

- 1 eléctrico que consiga fazer essa distância sem stress de autonomia e onde se possam incluir percursos de AE e ainda tenha alguma carga para o caso de alguma emergência..não existe, pelo menos por agora, tirando os Tesla Sad

- A conversão do Prius para GPL, resultando numa redução de custos significativa: foi a opção que tive de tomar e os resultados são gratificantes. 

Assim que o Leaf de 30kWh esteja verdadeiramente disponível e haja mais resultados práticos sobre a sua autonomia, então é uma opção que posso considerar. Se não servir, lá terei de esperar pelo Tesla Model 3 Sad

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

João, ninguém quer troca de baterias.

A Renault tentou, não pegou.

A Tesla tem o Model S preparado para isso, perguntou aos donos antes de investir na infraestrutura, ninguém quiz.

Esquece isso.

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
Clube 1000 km
tcap-support
Filipe Ramos replied on 6 Oct 2015 16:40

João Prates:
Agora que para mim há aqui muita lógica retorcida...

João, hoje tirei o dia só para te "contrariar"

Não entendo que seja "lógica retorcida", o que existe são muitas variáveis e critérios pessoais distintos.

Talvez ninguém consiga avaliar conjuntamente todas as variáveis em jogo. Diria que nem tu, quando me referi ao meu caso de ter de fazer investimentos extra, caso adquirisse um PHV.

(anteriormente) Prius 3G: Prius 3G| (agora) Prius 4G: Prius 4Gfiliperamos@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Os exemplos que dei são quanto a mim sintomáticos de uma lógica retorcida, mas volto a dizer outra vez: é a minha opinião.

Nenhum dos exemplos faz qualquer sentido para mim.

Uma coisa é apresentarem-me argumentos com os quais não concordo mas consigo perceber a lógica e razão de ser, simplesmente não concordo.

Outra coisa é apresentarem-me argumentos ou escolhas que não têm no meu ponto de vista qualquer sustentação.

Filipe Ramos:
Talvez ninguém consiga avaliar conjuntamente todas as variáveis em jogo. Diria que nem tu, quando me referi ao meu caso de ter de fazer investimentos extra, caso adquirisse um PHV.

De facto não pensei no teu caso particular, porque tal como tu disseste e bem, para casos como o teu não faz sentido sequer a pergunta.

Se não tens como carregar o carro não faz sentido um PHV ou um EV, é um critério de exclusão para mim.

E carregares apenas em casa só faria sentido se morasses mesmo muito perto do trabalho, e explico-te o meu ponto de vista:

Para mim a autonomia EV do carro (PHV) tem de suportar pelo menos metade do que faço, para cortar os consumos do meio para baixo.

Se não cortar os consumos a meio não penso sequer nisso. Ora isto é bem diferente de dizer que tem de suportar o meu percurso todo.

Basta ver a minha média global abaixo dos 3 litros desde que comprei o carro, e ele faz pelo menos 40 km para cada lado todos os dias.

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix

Pelos argumentos apresentados, fiquei com a ideia de que a Toyota entrará  no mercado dos VEs quando as baterias forem mais leves e baratas. Quando for possível construir um carro eléctrico ao mesmo preço de um a combustão, com boa autonomia e reduzidos tempos de carga... mas não é esta a postura que se espera de um líder...
Na minha opinião, a Toyota já devia ter um Lexus equivalente ao Model S e que fizesse uso da rede de superchargers. No entanto preferiram apostar no hidrogénio que ainda necessita de muitos anos de desenvolvimento e muitos milhões de investimento. Depois no final ainda têm a difícil tarefa de convencer o mercado que é mais conveniente abastecer nas bombas em 10 minutos que em casa em 3 horas... 

Nissan Leaf  - 2014 - 52 000km
SW Predator 6,9kwh - 2010 - 63 000km 
Peugeot Ion 2012 - 63 000km 

Page 2 of 42 (413 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com