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Porque não aposta a Toyota nos EVs?

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Aqui vai foto completa:

 

O render não tem qualquer sentido por claramente se tratar de uma "mula" de testes, frente do LS, peças do ES, traseira qualquer coisa...

A reter, para ter a frente totalmente tapada tem ser BEV, que H2 também necessita de grandes quantidades de oxigénio Big Smile

Link para imagem tamanho completo

1999 Avensis T22 (3S-FE)

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Bruno Almeida replied on 7 Mar 2019 10:11

Bom dia,

Creio ser um pouco mais do mesmo, no entanto não pude deixar  de ressalvar a imagem referente a evolução do "motor" com a necessidade de apenas 5kg de H2 para fazer cerca de 550km!

"O Toyota Mirai carrega 5 kg de hidrogénio à temperatura ambiente e a uma pressão de 700 bar"

 "O botão H2O serve para impedir o Mirai de deitar para o chão a água pura e quente que é o único resultado da produção de energia";

 "O Mirai consome 0.76kg de hidrogénio a cada 100 km e emite 8,1 litros de água"

Gostava de reproduzir a imagem que se encontra no artigo referente a evolução a fuel cell, mas não conseguindo deixo o link pois peso, espaço e performance foi um passo gigante:

https://observador.pt/2019/03/07/electricos-toyota-diz-ter-solucao-para-fuel-cells/?utm_source=Newsletters+Observador&utm_campaign=b086c8aa85-EMAIL_CAMPAIGN_2019_03_06_COPY_01&utm_medium=email&utm_term=0_4e99f7d1e5-b086c8aa85-184153185

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

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Fernando Amaral replied on 7 Mar 2019 14:33

Segundo a  Forococheseléctricos "Durante su presencia en el Salón de Ginebra, el fabricante japonés Toyota ha confirmado que comenzará a vender coches eléctricos en Europa a partir de 2021, dando de esa forma el pistoletazo de salida a su tardía pero importante programa de eléctricos.

Mas acrescentam "Una gama de eléctricos que llega más por las necesidades de cumplir con las normas de emisiones de los diferentes mercados más que por el convencimiento de sus directivos. Algo que tiene como resultado una apuesta poco decidida. Así lo confirman las declaraciones del propio directivo de Toyota en Europa, que ha indicado que: “Lo que nuestros clientes quieren y lo que están dispuestos a pagar determina la velocidad a la que necesitamos implementar ese tipo de solución. Por eso creemos que los híbridos son una mejor solución a corto plazo para la mayoría de los clientes”."


Deep Blue (Toyota Prius 4G PHV)  Spritmonitor.de

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Luis Neves replied on 7 Mar 2019 16:20

Que falta de vontade....Zip it!

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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Telmo Salgado replied on 7 Mar 2019 16:30

“Lo que nuestros clientes quieren y lo que están dispuestos a pagar determina la velocidad a la que necesitamos implementar ese tipo de solución. Por eso creemos que los híbridos son una mejor solución a corto plazo para la mayoría de los clientes”."

Hmmm... parecem ser dores de encolhimento dum construtor generalista, mas que curiosamente não demonstraram nos FCEV (essa sim mais nicho ainda!)

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Afonso Henriques replied on 7 Mar 2019 16:59

Luis Neves:

Afonso Henriques:

Exatamente por isso, o hidrogénio não é a solução para a massificação do presente.   Mas tem um potencial de desenvolvimento maior para o futuro...

Há leis da Física que não se alteram. Será sempre preciso gastar muito mais energia para obter o mesmo reultado que o armazenamento em baterias. E também estas poderão evoluir muito...

A questão não é a energia que se gasta....   isso não importa.   O que importa é o impacto ambiental dessa energia.

Será pior gastar 100 kWh de eletricidade com origem em paineis solares, ou 1 kWh com origem na queima de carvão?

Depois, se eficiência é transportar um pesado caixote químico, para cá e para lá....        pelo menos, por uma questão de principio eu não quero ser eficiente.

E por muito que as baterias evoluam...    mesmo que se tornem num "depósito" de eletrões de "enchimento" instantâneo e sem fugas...    qual será a amperagem e voltagem a passar pelos cabos para reabastecer em 5 minutos e fazer pelo menos 500 kms?

Pois...   não reabastece em 5 minutos...      parece um pesadelo... será que viajei no tempo e acordei agora em 1919?        Só pode, para passar horas  a espera que o meu carro reabasteça...       mas não pode ser!   o carro tem um ecrã pendurado na consola com um suporte do AKI.   E em 1919 ainda não havia AKI.      Big Smile

Voltando aos fabricantes a sério e aos carros a sério, o Toyota Mirai tem uma tecnologia em desenvolvimento que nos dá esperança que o futuro seja melhor...     e não apenas mais um fabricante a alimentar as vicissitudes do sistema financeiro e a produzir lixo tóxico na forma de carros, bicicletas, trotinetas, etc.

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Telmo Salgado replied on 8 Mar 2019 8:37

Argumentos um pouco enviesados, caro Afonso. Muito, até...

Como partes do pressusposto que a energia consumida por um EV provém de fontes menos limpas que o H2?

À data de hoje, 2019, não só é possível abastecer um BEV em nossa casa a partir de painéis solares fotovoltaicos a custos contidos como é impossível abastecer um FCEV em Portugal com H2.

Portanto, AKI está um facto indesmentível que podes pendurar na consola... Smile

Quanto ao lixo tóxico, recordo que as baterias (e os outros equipamentos) também existem num FCEV. E em todos eles são possíveis de reciclar, dada a valorização crescente.

Não insistam em defender soluções únicas para o futuro, são complementares e nenhuma é melhor que a outra em todos os domínios.

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Telmo Salgado:
Como partes do pressusposto que a energia consumida por um EV provém de fontes menos limpas que o H2?

Eu não disse isso...       apenas que não importa a quantidade de energia, mas sim origem da mesma.

E por falar em AKI e paineis solares.

No AKI de Portimão, quase toda a área de estacionamento está coberta por paineis solares. Uma excelente solução.   Não só porque dá uma excelente sombra durante o verão para os carros dos clientes. Dá também um relativa proteção da chuva, como pude constatar a poucos dias. Embora a água passe pelos intervalos dos painéis, não é muito diferente dos habituais toldos.

E tem carregadores para os EV.   Não reparei bem mas julgo que para 4 carros em simultâneo.     

Um exemplo a seguir.   Não sei se estão a fazer o mesmo noutras lojas da empresa.

Telmo Salgado:
À data de hoje, 2019, não só é possível abastecer um BEV em nossa casa a partir de painéis solares fotovoltaicos a custos contidos como é impossível abastecer um FCEV em Portugal com H2.

Abastecer em casa a partir de painéis solares é bom...    no meu caso com 3 paineis de 250w talvez dê para recarregar uma bicicleta.    Para um carro implica um investimento difícil de rentabilizar.

O hidrogénio...   é uma questão de tempo.

Telmo Salgado:
Não insistam em defender soluções únicas para o futuro, são complementares e nenhuma é melhor que a outra em todos os domínios.

Não sou eu que insisto em soluções únicas...      claro que os BEV tem o seu espaço. Mas é apenas uma parte do espaço...   e não uma solução única.

Mas fico perplexo quando se questiona a racionalidade das decisões do maior fabricante do mundo em oposição a um fabricante insignificante gerida por um idiota.   Big Smile

Na verdade "idiota" é alguém com ideias....    não sei se no caso se aplica.   Big Smile

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Telmo Salgado replied on 8 Mar 2019 11:28

Afonso Henriques:

(...)

Telmo Salgado:
À data de hoje, 2019, não só é possível abastecer um BEV em nossa casa a partir de painéis solares fotovoltaicos a custos contidos como é impossível abastecer um FCEV em Portugal com H2.

Abastecer em casa a partir de painéis solares é bom...    no meu caso com 3 paineis de 250w talvez dê para recarregar uma bicicleta.    Para um carro implica um investimento difícil de rentabilizar.

O hidrogénio...   é uma questão de tempo.

(...)

No caso dos BEV não compensa, no caso do H2 é uma questão de tempo?!

E compensará o H2, alguma vez?! Quanto custa o equipamento e quanto custará a energia para o operar? E a origem dessa energia?...

Desculpa, não consigo acompanhar o racional.

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Carlos Costa replied on 8 Mar 2019 11:53

Afonso Henriques:
Mas fico perplexo quando se questiona a racionalidade das decisões do maior fabricante do mundo em oposição a um fabricante insignificante gerida por um idiota.   Big Smile

Ser o maior fabricante do mundo legitima todas as posições que assume? Eles estão certos e o resto do mundo está errado? É que não faltam exemplos de "maiores fabricantes do mundo" a tomarem decisões erradas! Já reparaste que o construtor insignificante tem reduzido as vendas do carro mais importante da Toyota nos últimos 20 anos a cinzas? É daí que vem essa tua admiração?

Quer concordemos ou não com a posição da Toyota já todo o mundo percebeu que vão querer rentabilizar ao máximo uma tecnologia onde são líderes a nível mundial (HSD) e vão querer continuar a espalhar aos 7 ventos que o hidrogénio é a solução milagrosa para todos os nossos problemas num futuro mais ou menos próximo, face aos milhões investidos no Mirai. Relativamente aos BEV não admitem o atraso que levam em relação à concorrência directa (Telsa, Nissan, Hyundai/Kia...) e apenas defendem o seu produto. Percebe-se, do ponto de vista empresarial, mas esperava-se mais de uma marca como a Toyota, que só não produz o melhor EV do mundo porque não quer! 

O futuro é promissor e todas as tecnologias terão o seu lugar. Já aqui defendi que acho que o hidrogénio terá uma palavra a dizer, mas a solução para esta difícil equação ambiental passará pela diminuição da dependência dos combustíveis fósseis. No imediato, a produção de hidrogénio em larga escala não resolve esse problema, o que não quer dizer que o futuro não possa trazer novidades. 

 

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