Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Hyundai Ioniq

rated by 0 users
This post has 409 Replies | 11 Followers

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Mais on-topic: um novo colega no meu trabalho, que também atravessa a Vasco da Gama, andava a pensar em comprar um EV. Estava um tanto fora, experimentou o BMW i3 há uns anos, sabia do e-Golf, não admitia o Zoe como possibilidade, mas não conhecia o Leaf... A minha mãe conhecia o Leaf... pelo nome...

E a conversa seguiu "eu, por acaso, tenho um eléctrico, é o Ioniq"... faz-se uma curva, faz-se outra curva e eis que.. "olha, é aquele ali"... e não houve mais que uma palavra "É bonito." Foi para casa, teve a ver o catálogo com a mulher e basicamente o que ela achou foi "É bonito.".

Sugeri dar-lhe boleia para ele ver o carro, mas no mesmo dia já tinha um test-drive. Com acesso a um colega que lhes podia dar todas as informações, médias, custos mensais... pensam que quiseram saber de muito mais? Eu enviei um email com uma tabela, mas quando ele leu já tinha encomendado o carro. Eu insisti que tinha também de ponderar o novo Leaf.... mas a reacção nunca foi "É bonito."

Foi assim uma decisão multo simples.

O resultado é que eu sei que neste momento os preços estão iguais ao que estavam quando eu comprei, após terem estado aparentemente um pouco mais caros em Janeiro. Tudo leva a crer que estão a vender carros de serviço do lote que chegava em Dezembro e que têm matrícula de Janeiro (o lote que eu teria de esperar se não tivesse ficado com o último carro em stock em Setembro).

Além disso, para novas encomendas deverão ainda haver carros para Julho e para quem quiser maior escolha de cores virá um grande lote para ... Setembro? Novembro? Não me lembro.

Dos fóruns internacionais, julgo saber que estes carros a chegar em Julho vêm iguais ao modelo americano, isto é, vêm com bateria auxiliar de 12V de Li-Ion em vez do chumbo tradicional, e vêm com a grelha com acabamento em preto de piano, brilhante, em vez do cinzento mate dos de 2017.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Miguel Ramos:
Porém, é preciso dizer que um dos vencedores ia enrolado num cobertor, sem usar a climatização do carro.

Isto deita por terra qualquer comparativo possível, mas fica ao registo.

Aquilo que é por demais evidente, em todos os comparativos que têm sido feitos por esse mundo fora, é que o Ioniq é muito mais eficiente que a concorrência e muito mais rápido nos carregamentos. Resta saber como irá portar-se em termos de fiabilidade e degradação da bateria, pois do que temos visto...o raio do coreano saiu melhor que a encomenda! Yes Não deve tardar muito para ter uma garagem igual à tua!! Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 31 Mar 2018 12:54

Miguel Ramos:

É o mesmo teste da Teknisk Ukeblad. Foi uma parceria entre a ELBIL, uma associação de utilizadores de veículos eléctricos na Noruega, suficientemente grande para ter uma rede de carregamento própria, e o semanário norueguês de engenharia.

Este novo relato que aqui trouxeste é melhor porque tem as tabelas com os consumos em cada um dos troços.

Outra experiência diferente foi uma corrida de Leicester a Aberdeen no norte da Escócia. Foi uma coisa seguida em tempo real no twitter. Mas agora publicaram também um vídeo resumo no YouTube.

O vencedor da corrida é o mais inesperado de todos (na realidade, foram dois vencedores ex-aequo). Porém, é preciso dizer que um dos vencedores ia enrolado num cobertor, sem usar a climatização do carro. E que o outro vencedor, que levava a climatização e ia com todo o conforto, teve problemas com um PCR, que teimava em não funcionar.

EDIT: Tem ficado a sensação que o novo Leaf limita a potência de carregamento pela temperatura inicial do carregamento, e não pela monitorização da temperatura ao longo do carregamento. A afirmação no manual de que só deve ser feito um carregamento rápido por dia ganha assim nova força, o que limita a utilização do Leaf 2 em viagens superiores a 400-500km.

Essa corrida no UK reforça as minhas previsões: em longas distâncias ganha o carro com melhor binómio eficiencia/velocidade de carregamento é não o de bateria.maior. O novo Leaf está a ser uma deceção,  até o Leaf 30 consegue ser mais rápido. 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Em breve vou apresentar medições da capacidade actual da minha bateria. Recolhi muitos dados e estou a fazer muitos gráficos para apresentar no ioniqforum.com (a ver se consigo este fim de semana).

Penso que ainda não há conhecimento de um utilizador (no mundo) em que o SoH indicado pelo BMS (porta OBD) seja diferente de 100%. Há a ideia de haver uma capacidade de reserva, mas eu não sei onde ela está.

Sei que eu, tenho 18500km. O contador de energia do carro indica que já gastei 2900kWh, mais de 100 vezes a capacidade da bateria. E, sim, tenho a capacidade nominal toda. Vamos lá ver se tenho a reserva quando descobrirmos onde ela está (na minha opinião só pode estar num sítio).

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 27 Apr 2018 13:48

Record: 410km com uma carga de bateria

Novos vídeos do IONIQ chegam ao YouTube com a primavera.

Um tipo, na Eslováquia, conseguiu fazer 410km com uma carga. Vemos os traços habituais. Ele usa os pneus a 2.9bar (bem abaixo do limite de 3.5). Reparem que o nível de regeneração está sempre no zero, o ponto G para nós do Prius. Curiosamente num EV, fico com a sensação que ele está a fazer uma espécie de pulse&glide. Claramente: nem está sempre a descer, nem está sempre a favor do vento.

Em Singapura, a Hyundai oferece um serviço de desempanagem que transfere energia directamente de uma bateria para outra. Veja-se bem que se trata do modelo actual, de 2016, isto não tem a ver com o novo OBC do Ioniq que vai suportar V2G. Ao contrário do que se vê dizer tantas vezes, a componente DC do CCS é bidireccional.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Esse serviço de desempanagem também é disponibilizado em Portugal, pelo ACP e é genéricos para EVs.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Mas deve ser com um gerador? Aqui também é interessante a questão técnica: veículo para veículo, porta CCS para porta CCS (passa por uma unidade no meio, talvez mais outro conversor DC-DC além das comunicações). Melhor, só mesmo sem unidade no meio, directo porta CCS para porta CCS. Era girissimo e muito prático, ajudávamo-nos uns aos outros.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
Bruno Brito replied on 27 Apr 2018 15:12

Ok já entendi a diferença, aqui utiliza um conversor no meio mas passa a energia de bateria para bateria. Segundo me lembro no sistema do ACP é também uma transferência de bateria para bateria, mas o dador não é um EV.

Concordo, um sistema que permitisse qualquer EV auxiliar outro EV empanado na estrada poderia ser muito interessante, acredito que o pessoal seria por norma solidário em situações de aperto!

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Há cerca de um ano, surgiu a notícia de um aumento da produção do IONIQ em 50% a partir de Setembro. A Hyundai tinha pedido à LG Chem o aumento de produção das baterias. Notou-se um aumento de produção, mas parece que não era esse.

Afinal, parece que era Setembro de 2018 e que houve um erro de interpretação. Agora é que a LG Chem conseguiu responder ao pedido da Hyundai.

Hyundai Motor Increases Production Capacity of IONIQ Electric by 50%

Isto é muito engraçado, porque dá-nos uma ideia do tempo que demora uma coisa destas. Provavelmente, estamos a falar de construir mais um pavilhão numa fábrica, contratar pessoal, etc, etc. O pedido de aumento de produção feito pela Hyundai em Julho de 2017 é atendido pela LG Chem um ano e picos depois.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

E o Ioniq EV ficou ainda mais interessante!

Bateria de 38,3kWh Smile

Fonte: https://insideevs.com/upgraded-hyundai-ioniq-electric-phev-2019/

Mais uma vez, quanta maior inovação melhor, que será uma concorrência a ficar gradualmente superior com que a Toyota se irá debater, só será bom para nós!

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Page 41 of 41 (410 items) « First ... < Previous 37 38 39 40 41 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com