Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Pneus para medidas 195/65R15

rated by 0 users
This post has 37 Replies | 6 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
banned

Cheguei há pouco tempo aqui ao forum, pois comprei um Prius 2G este mês.

A primeira coisa que fiz foi encomendar pneus novos. É sempre a primeira coisa que substituo nos carros que compro.

Sou muito cuidadoso com os pneus.

O carro vinha com pneus Michelin à frente com 5 anos e Bridgestone com 7 anos atrás...  ambos com rasto, mas para mim eram apenas lixo reciclável Smile

A compra foram uns Hankook K425, que nesta medida tem faixa de protecção de jantes que acaba por ser mais uma vantagem.

Já usei esta marca em vários carros/medidas e também o modelo K125, sempre com bons resultados.

Das marcas Premium, a Hankook é a minha preferida pela relação qualidade/preço. Não que as tenha experimentado todas, mas em relação a Michelin e a Pireli, por exemplo,  a qualidade é melhor...   o preço nem se fala.

Com a bridgestone e a Continental não tenho experiência suficiente sobre a qualidade, mas o preço é superior.

Goodyear está agora na moda (segundo as revistas), mas já tive e ...   nada demais!!! Mas mais caros.

Há uma ideia generalizada que os Michelin são os melhores em qualidade e duração...   Embora nos Land Rover tenha usado bastante os Michelin com bons resultados, nos automóveis a história é outra.

Embora isto possa não ser exactamente assim em todos os modelos de pneus da michelin, mas a estratégia da marca baseia-se em construir os pneus com uma camada macia com muita aderência (assim dá sempre bons resultados nos testes das revistas) sendo depois progressivamente mais duros o que reduz o desgaste e reduz também a aderência, mas como o condutor vai se habituando progressivamente acaba por só perceber a diferença quando monta uns novos (ou se despista).  Por vezes acontece as lonas interiores (duras) estalarem e quando damos por isso já andamos de tractor.  Big Smile  

Também já fiz a asneira de montar uns caros Pireli medida 225/55R16...   muito macios, boa aderência...  apesar do acabamento ter vários defeitos. Restos de borracha mal cortados, e até marcas de má junção de lonas.   Mas grave é a fragilidade dos pneus com algum desgaste. As lonas são muito finas...  Acabei com um corte no piso apesar de ainda ter 2,5 mm de rasto. 

Para mim:  Hankook, até ver

Uma correcção: disse que havia nesta medida Hankook com protecção de jante. Por distracção pensei que era a medida do Prius 2G.  Mas nesta medida julgo que não há...

Eu recomendava: Hankook Optimo K425 Kinergy Eco 195/65 R15 91 V        (atenção: índice de velocidade V)

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Não posso concordar com a descrição das diferentes camadas de borracha nos Michelin. Tenho vasta experiência e inclusive um histórico dos desgastes à décima de milimetro. As reviews também não o referem. Isso soa-me a mito urbano, atendendo à natureza típica da borracha que envelhece com os UV, ciclos e temperaturas. É a minha opinião, claro.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
banned

Telmo Salgado:

Não posso concordar com a descrição das diferentes camadas de borracha nos Michelin. Tenho vasta experiência e inclusive um histórico dos desgastes à décima de milimetro. As reviews também não o referem. Isso soa-me a mito urbano, atendendo à natureza típica da borracha que envelhece com os UV, ciclos e temperaturas. É a minha opinião, claro.

Pois é uma opinião que eu não discordo. Big Smile  Mas não é mito urbano.

Eu não me expliquei bem: o que quis dizer é que os pneus vão ficando progressivamente mais rijos.   E muito provavelmente deve-se ao envelhecimento da borracha.  Mas não deixa de ser uma coisa prevista e bem estudada pelo fabricante e que tem dado bons frutos.

Eu já fui um grande fã da michelin...  em todos os meus carros e até na bicicleta. E na verdade só tive problemas nos que andavam menos e que demoraram mais de 4 anos a gastar. Por exemplo os que vinham no meu Prius, tinham 5 anos, não mais de 25 mil kms e metiam medo. Sad 

Mas num carro para fazer 30 mil kms por ano, acho que metia michelin. Também depende dos percursos, do tipo de piso. 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

A minha última experiência com pneus bem datados da Michelin é num fumarento potente RWD clássico. Smile Pneus traseiros com 10 anos (!) e com 155cv de potência e amortecedores decrépitos, tenho aderência perfeitamente aceitável à chuva...e estiveram 4 anos parados no mesmo lugar - embora em garagem. E são Energy...ou seja, supostamente menos aptos a transferir potências elevadas...

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
banned

Telmo Salgado:

A minha última experiência com pneus bem datados da Michelin é num fumarento potente RWD clássico. Smile Pneus traseiros com 10 anos (!) e com 155cv de potência e amortecedores decrépitos, tenho aderência perfeitamente aceitável à chuva...e estiveram 4 anos parados no mesmo lugar - embora em garagem. E são Energy...ou seja, supostamente menos aptos a transferir potências elevadas...

Mas um classico desses meresse melhor Smile  Antes que aconteça algum azar...

Em tempos comprei um Porsche clássico que vinha com uns pneus com 18 anos...   quando cheguei a uma casa de pneus, disseram-me: "espero que tenham vindo a 40 kms hora, pois estes pneus estavam prestes a rebentar"    Zip it!      Por acaso tinha dado umas boas "aceleradelas" no percurso. Angel

Mas já nem me lembro que marca eram.    

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Tem o pneu possível, pois faço com ele uma condução criteriosa e sempre sem mais ninguém a bordo. Acredita que confio bastante nestes pneus, e talvez só quando for notificado numa ITV os troque...

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
050_C-HR_2016
Clube 1000 km
tcap-support
Pedro Tiago replied on 31 May 2016 10:41

Já tive muitos pares de Michelin (Pilot SX GT, Primacy 3, energy, etc) nunca me arrependi, sempre foram bons pneus!

Os únicos Michelin que troquei, pouco antes dos 5 anos após o fabrico, foram os que vieram com o meu Auris em 2ªmão, por não saber qual o tratamento a que tinham estado sujeitos e por apresentarem gretas como documentei no meu DB. Os defeitos que consigo admitir são o rápido desgaste, principalmente nos pilot, e alguma fragilidade na parede dos pneus, que por má utilização pode original rasgos (ex: forçar o pneu contra passeios aguçados no estacionamento)

Em relação aos hankook nunca experimentei, não posso pronunciar-me, as únicas marcas não-premium que experimentei por sugestão dos montadores de pneus foram Toyo e Falken, arrependi-me em ambos e não voltarei a facilitar.

Pneus Bridgestone também tive alguns, a gama potenza era muito boa (os RE720  tinham uma relação qualidade/preço fantástica). A gama turanza vale o preço.

Os Goodyear são os pneus que tenho montado nos carros lá de casa ultimamente, e não, não é por ser moda (outra vez este termo Ick!) se há uns anos os primeiros modelos dos Eagle f1 eram muito bons à chuva, mas bastava uma travagem mais forte para escamarem ou ficarem "quadrados" hoje em dia os Eagle F1 assymetric são muito bons pneus (uso no bmw 320d em 225/45/R17) em todas as condições, e há preços em campanha muito bons para estes pneus. Já para o híbrido, os efficent grip performance penso que serão das melhores soluções em toda a linha!

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
banned

Por curiosidade fui agora ver se havia algum teste desta medida da Proteste.

E há.:     aqui

Curiosamente os Hankook que falei, estão empatados com os Goodyear nos "melhores do teste", com a vantagem dos Goodyear serem mais baratos.

Lembro que tive um carro com Goodyear sem nada a apontar, mas na época ficavam a milhas dos michelin....   Foi um bocado desilusão porque era a minha marca preferida de infância, eram os pneus da Formula 1 nos anos 70/80. Posteriormente ainda tive outros noutro carro/medida, sem queixas...

Pelo que parece agora estão em alta, daí a "moda" perfeitamente justificada. Mas estes "Performance" nunca usei...

A Marca Hankook é considerada "marca premium", por algumas entidades....   não sei quais são os critérios dessa classificação.  Mas eu estou satisfeito com todos os que usei...

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
050_C-HR_2016
Clube 1000 km
tcap-support

Já há uns anos que deixei de assinar a Proteste pela falta de rigor nos testes deles, não sei se é por serem demasiado generalistas, mas às vezes os testes são uma verdadeira banhada, com conclusões discutiveis.

Um site que costumo consultar para testes sobre pneus, cadeiras de criança, etc é o ADAC alemão. Não sei falar alemão, mas com um tradutor online para ingles percebe-se bem. Sobre esta medida de pneus têm este teste:
 https://www.adac.de/infotestrat/tests/reifen/sommerreifen/2014_Sommerreifen_Test_195_65_R15.aspx

Curioso é o facto das fotos dos pneus serem iguais em ambos os sites Confused

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
banned

Pedro Tiago:

Já há uns anos que deixei de assinar a Proteste pela falta de rigor nos testes deles, não sei se é por serem demasiado generalistas, mas às vezes os testes são uma verdadeira banhada, com conclusões discutiveis.

Curioso é o facto das fotos dos pneus serem iguais em ambos os sites Confused

Concordo que os testes da Proteste tem muitas falhas. Sou sócio da Deco há muitos anos e por várias vezes já reclamei de alguns testes.

Pelo que parece, a Proteste trabalha em colaboração com outras entidades similares e partilham os testes entre si...   Penso que a ADAC é uma dessas entidades. Mas não tenho a certeza.

Nos testes de pneus que apresentam tem coisas estranhas. Há modelos de pneus muito bons numa medida e passam a ser maus com uma pequena diferença da  medida....     

Page 2 of 4 (38 items) < Previous 1 2 3 4 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com