Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB Auris TS 04/15 Hibrido - Normando Ferreira

rated by 0 users
This post has 67 Replies | 4 Followers

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
023_Auris_Touring_Sport_2013
Normando Ferreira Posted: 26 Dec 2015 15:48

Boa tarde.

Inicio aqui o DB da nossa recente aquisição: uma carrinha Auris Hibrida.

Tínhamos uma carrinha a diesel, que embora economica, começou a ficar ultrapassada e em comparação com a outra viatura que temos (Polo com kit gpl) os preços aos 100km já eram algo superior, mesmo sendo o Polo de 2002.

Após muitas horas de Net em sites de venda de usados, lá decidimos pela Auris. 

Ainda só fizemos cerca de 1000km, mas a experiência de condução tem sido muito boa. 

A minha esposa é quem a conduz mais e se estava relutante e até com pena da outra carrinha, agora está completamente rendida!

Não deixámos ir à reserva, mas quando atestámos tínhamos média de 5,1l. Não me parece má, esperamos melhorar.

Contudo, a nossa ideia será colocar o kit gpl e tornar a Auris hiper economica! Eheh!

Este post também servirá de seguimento à "discussão" iniciada na apresentação!

Já agora, existem por aqui Auris a GPL?

Cumprimentos!

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

OK! Agora podemos continuar a discussão. Auris a GPL não existem por cá. Apenas o meu Prius e um Yaris a GPL. 

Existia outro membro com um Prius a GPL, mas a participação dele foi um bocado escassa, embora ainda o possas encontrar noutro fórum de automóveis, se lhe quiseres também fazer perguntas (até porque ele já vai com muitos mais kms a GPL que eu). 

Em relação ao kit GPL, qual é a marca e para que preços vai? 

Já agora, tens ideia dos kms que vais fazer por ano? 

Top 150 Contributor
Pequeno citadino

A nossa outra carrinha tinha 160milkm com quase 8anos.

Embora a média seja cerca de 20000mil/ano, atualmente será um pouco menos!

Quanto a preços e marca, como disse só falei por alto, a saber se já tinha instalado, se era possível e por volta de que preço. O preço anda à volta dos 1500e, não falei em mais pormenores.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Deverás demorar cerca de 2~2,5 anos a recuperar o investimento então  Wink

Seria interessante saber a marca do kit.

Como já tens GPL no outro carro, creio que já deves conhecer o forum do pessoal com carros a GPL. Aí também podes obter boas informações sobre instaladores, kits, etc Wink

Top 150 Contributor
Pequeno citadino

Por acaso, coloquei o Polo a GPL, por influência (boa) do pessoal com quem partilhei o carro para o trabalho...ao principio eu e outro eramos os unicos sem Gpl, depois ficou só ele. Daí que nunca tive muitas duvidas, porque eles tiram mas! Este caso, é diferente tenho mais uma ou duas variáveis ao barulho: as ditas valvulas macias, o motor eletrico e a garantia...

Mas tambem pelo que ja li, em Espanha existem muitos hibrido com Gpl a servir de taxi...parece me que dessem raia, deixava de haver!

Top 150 Contributor
Pequeno citadino

Boa tarde,

Ontem num percurso de 25 km, entre Setúbal e o Montijo, a carrinha brindou-me com o um consumo médio de 3,6l/100km.

Foi até à data o mais baixo que fiz, embora saiba que num trajeto relativamente pequeno.

Do Montijo de volta a Coruche, com o cruise control (CC) nos 90km (à exceção do bocado da A33, que íamos com o CC a cerca de 100km), a média final ficou no 4,6l/100km.

A minha esposa disse que uma vez num percurso de cerca de 10 a 15km, incluindo dentro da vila que viu no CB 3,5l de média final do percurso.

O consumo médio total já está nos 5,0l/100, o que a avaliar pela capacidade do depósito, permitiria efetuar 900km.

Ainda há que melhorar...

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
José Rosado replied on 28 Dec 2015 16:35

Normando Ferreira:
Ontem num percurso de 25 km, entre Setúbal e o Montijo, a carrinha brindou-me com o um consumo médio de 3,6l/100km.

Muito bom valor, para primeiros kms Big Smile

Normando Ferreira:
Foi até à data o mais baixo que fiz, embora saiba que num trajeto relativamente pequeno.

Percursos mais longos permitem muitas vezes auferir de melhores médias do que percursos curtos, pois o motor tem oportunidade de circular mais tempo já dentro da temperatura optima para maior eficiência Wink

Top 150 Contributor
Pequeno citadino

José,

Pois realmente também achei um bom valor.

Até porque a primeira vez e única que atestei, pelos KM efetuados e pela autonomia apresentada, ficava muito aquém dos 900km "prometidos"!

Agora, já estou bem mais perto, se bem que optei precisamente por ir pela EN do que pela AE, a pensar no consumo Wink

Hoje também visitei um instalador GPL, sim ainda não desisti da ideia, valores à volta dos 1500, para sistema da Landirenzo, ou pouco mais caro se fosse BRC/ Prins caso fosse mais indicado(???) e que também o cliente ficaria mais descansado (???).

Falou em lubrificar com gasolina ou "flaslube"caso fosse indicado por fabricante (do sistema GPL????), disse que já tinha experiência em híbridos, mas não senti muita segurança.

Ainda me falou que na sua viatura efetua a afinação das válvulas cada 40mil KM e que só lubrifica com gasolina.

Desconhecia da necessidade da afinação das válvulas...O meu Pólo já leva 100 000km a GPL e nada de afinações, curioso que na altura ninguém mefalou nessa necessidade e a pessoa com quem falei hoje já trabalhava no local...Se calhar o meu Pólo não tem as válvula macias, uma vez que também não levou lubrificação.

Falta ainda falar pessoalmente com o instalador com quem previamente contactei antes de adquirir o carro. Só pela conversa de hoje, já estou mais inclinado para este, uma vez que tem experiência comprovada com carros idênticos (marca e modelo) e sem nada a apontar pelo proprietário.

Cumprimentos

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Não dispenses da lubrificação das válvulas com lubrificante próprio, nem que a instalação seja mais cara Zip it!. Pelo que tenho lido no forum do pessoal com carros a GPL, a lubrificação com injecção de gasolina não é garantia de nada, pois os valores de gasolina usados não garantem a formação necessária da camada que permite a lubrificação das válvulas.

Já em relação à questão de afinação das válvulas, tem a ver com a própria mecânica do carro e não com o facto de se colocar GPL. E isso já costuma ser feito na Toyota, se não me engano. Está referido na folha de revisão Wink

Top 150 Contributor
Pequeno citadino

Bom dia.

Sim pelo que li, embora ligeiramente mais caro na instalação e nos consumos (incluindo os gastos no liquido), parace-me que será a melhor opção instalar o KIT GPL com lubrificação autónoma.

Quanto à situação das vávulas, se assim for ianda fico mais descansado...é que já estava a fazer contas com as afinações!!! eheh!

Page 1 of 7 (68 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com