Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB AurisHSD BlueJean - Duarte Semedo

rated by 0 users
This post has 103 Replies | 10 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 3 Oct 2017 21:21

A semana passada descobri uma coisa muito curiosa do GPS do carro, relativamente aos critérios de escolha do carro: Rápido, Curto, Ecológico.

Descobri que a opção "Rápido" não é o que eu pensava. Esta opção escolhe o percurso em que a velocidade média é maior... mas não quer isso dizer necessariamente que é o percurso que demora menos tempo! Fiquei estupefacto com esta constantação.

O cenário foi o seguinte, ia na zona de Loures a caminho da Póvoa de Santa Iria. TInha escolhido o percurso mais rápido. Nessa altura ia na CREL e não tinha nenhuma restrição para a escolha do percurso (como por exemplo evitar portagens). Reparei que o sistema indicava que faltavam 20km para chegar ao destino, e a hora prevista de chegada era 17h46.

Fiquei admirado com a distância que faltava, pois achava exagerada, então decidi alterar para o percurso mais curto. Passou a indicar que faltavam apenas 11km e a hora prevista era 17h41. Como?! Mais perto e menos 5 minutos? WTF?

Pensei, quando o sistema decidiu que o caminho mais longo era mais rápido as condições de trânsito deviam ser diferentes. Para tirar as dúvidas voltei a alterar para o percurso mais rápido. Voltou a indicar o percurso mais longo, e o tempo previsto de chegada continuava nas 17h46. Novamente escolhi o mais curto e a hora de chegada continuava a ser 5 minutos mais cedo (17h41).

A verdade é que apesar de no percurso mais rápido chegar mais tarde a velociade média é superior. Isto para mim não faz sentido. Para mim o percurso mais rápido devia ser aquele que demorasse menos tempo a fazer... os engenheiros da Toyota decidiram de outra maneira.

Ainda não tive oportunidade de voltar a repetir este teste, para confirmar a minha teoria.

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Incrível! Isso não faz sentido nenhum. Custa-me a acreditar que tenham feito isso, até porque é uma métrica mais complexa.

Outra coisa que me chateia é o "ecológico". Não há maneira de conseguir que aquilo tenha utilidade. Por um lado, faz menos cidade, mas de resto... Aliás, todos sabemos, é raro dar um percurso diferente do "rápido". Faria sentido, porque se andarmos numa AE a 90km/h, a velocidade é muito regular, o piso é bom, são várias coisas que ajudam no consumo. Mas o tempo que ele calcula, é o mesmo do "rápido".... ou seja, se quisermos fazer uma coisa assim, não temos estimativa de tempo. Se ao menos evitasse elevações, mas já verifiquei em casos óbvios que também não.

Portanto é inútil.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Duarte Semedo:
Ainda não tive oportunidade de voltar a repetir este teste, para confirmar a minha teoria.

Voltei a passar pelo mesmo percurso, e desta vez o percurso "Curto" coincidiu com o "Rápido". Não sei o que se passou da outra vez. Confused

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Já passaram 6 meses desde a última vez que actualizei este "diário de bordo"... mas o certo é que não há muito para dizer. Cool

Desde que comprei o carro, e sempre que o ligo, a primeira vez que rodo o volante oiço um barulho de uma mola. Isto acontence apenas uma vez após ligar o carro e virar o volante.

Queixei-me disto logo na primeira revisão, mas o mecânico disse que era normal, e nunca mais pensei nisso, no entanto continuo a ouvir a tal mola. Só recentemente descobri o que este barulho é, e sim, é normal não há nenhum defeito. Faz parte do sistema que tranca a direcção depois de se desligar o carro.

A tranca da direcção penso que seja eléctrica, em vez das tradicionais trancas mecânicas. Alguns segundos depois de se desligar o carro ouve-se o sistema a trancar a direcção, e quando se liga destranca a mesma. O tal barulho é a mola do tal sistema a "recolher". É um barulho muito subtil.

O carro passou ontem a marca dos 41.000 km.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 26 Apr 2018 22:02

Ontem o BlueJean fez algo que me deixou surpreendido... pela positiva.

Uma pequena introdução. O meu Auris tem o sistema TSS (Toyota Safety Sense), mas o mesmo não é tão completo como o do Prius, não tem CCA (Cruise Control Adaptativo) nem detecção de peões. Neste link encontram uma tabela comparativa do sistema TSS nos diferentes modelos da Toyota.

Ora bem, ontem ia numa estrada local, e estava uma carrinha estacionada em 2.ª fila que me obrigou a "ultrapassá-la". Seguia não a mais de 40 km/h quando ia começar a passar pela carrinha aparece um peão a atravessar a estrada à frente da carrinha...  o TSS entrou logo em stress mostrando "TRAVE" no ecran central!

O sistema não chegou a travar, e nem eu precisei quase de travar, o peão passou e eu apenas me desviei novamente a minha faixa.

O que me deixou surpreendido foi o sistema ter detectado um peão, quando era suposto não o fazer.

Há coisa de 2 semanas atrás, o mesmo sistema (de pré-colisão) actuou e dessa vez imobilizou-me o carro. Apesar de imobilizar o carro fê-lo de uma forma relativamente suave.

Seguia eu numa rotunda com 2 faixas, na faixa mais á esquerda, quando um pesado decidiu entrar na rotunda e logo à grande, directamente para a faixa da esquerda... eu ia sair na saída imediatamente a seguir à entrada de onde vinha o camião. Inicialmente, pensando eu que ele ficava na faixa da direita, dava para passá-lo e sair. Assim que me apercebi que isso não era possível fazer, comecei a travar, para ficar atrás do camião, e então depois sair. O sistema detectou que eu ia em rota de colisão e aplicou os travões com mais força, chegando a imobilizar o carro. Ia era levando em cima com o carro que vinha atrás de mim. Se o sistema não tivesse actuado não tinha batido, mas é demasiado "atencioso". Por opção tenho configurado para máxima sensibilidade, tenho que experimentar o outro nível. (só tens 2 níveis e não permite desactivar)

Em curvas com carros parados paralelalemente à estrada, por vezes o sistema detecta que vou bater. Nesses casos só dá a mensagem no ecran juntamente com um beep, mas assim que viro o volante deixa de se queixar. Smile

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Bom dia Duarte,

Vivi situação idêntica numa altura em que a Toyota me emprestou um Auris para ir à Serra da Estrela.

Tinha um carro estacionado na berma, indicador de mudança de direção ligado para a direita e também fui alertado através de aviso no ecrã mais sinal sonoro.

A cautela e a forma como a Toyota aborda a segurança é fenomenal.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

A semana passada o vidro da porta frente começou a ter dificuldade em fechar, quando chegava ao topo o vidro voltava a abrir.

Todos os vidros do BlueJean têm a função auto. E basta accionar o botão para fechar o vidro e ele fecha, mas isso não estava a acontecer. Pensei em 2 possibilidades ou tinha perdido a referência do fim de curso (necessário voltar a programar como descrito no manual), ou o vidro podia estar sujo e ao aumentar o atrito fazer actuar o sistema de anti-entalamento.

Olhando para o vidro não parecia sujo, mas o carro tinha estado estacionado algumas horas debaixo de uma árvore que deita uma nhanha que parece mel. Lavei o vidro e ... problema resolvido. Era mesmo a sujidade. O sistema de anti-entalamento é mesmo muito sensível, fiz o teste com o braço e aquilo não aleija nada, mal sente uma pequena resistência puxa o vidro ligeiramente para baixo.

Em menos de 2 semanas o carro fez, assim do nada, reset ao CB. Ligo o carro e reparo que os contadores do:Trips A & B, velocidade média, consumo médios e velocidade média foram "zerados". Já me aconteceu isto por 2 vezes num intervalo de 2 semanas. Vou ter que me queixar disto na próxima revisão dos 45.000km que irá ser feita em breve (~1 mês).

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Adiciona um comprimido de memofant em cada depósito.

Angel

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 20 Jun 2018 23:10

Coisa estranha de facto, queixa-te...porque isso pode estar associado a uma bateria auxiliar em baixo...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

No início desta semana fez a revisão dos 45.000 km no Prior Velho. Foi a primeira vez que fui àquela oficina e fiquei muito bem impressionado.

Queixei-me dos resets ao CB e de um barulho no plafonier (trepidação interior que pára se pressionar alguma força no mesmo) que tem vindo a piorar com o passar do tempo. Quando o carro fica parado ao sol o barulho é bem mais intenso. Para este último problema descobriram que o plafonier tem um defeito do fabrico e irá ser trocado, em garantia, na próxima semana.

Para o primeiro problema não encontraram nenhum erro. Tal como o Telmo, suspeitam da bateria auxiliar ou de algum mau contacto. Um pormenor que só na oficina me lembrei, é que nas 2 vezes que isso me aconteceu, foi após o carro ter estado ligado pelo menos 30 min e depois de uma pausa de 10 a 15 min. Por isso não me parece que seja problema de bateria fraca. Porque depois disso já tive o carro parado 4 dias seguidos e quando o liguei não fez reset.

Page 10 of 11 (104 items) « First ... < Previous 7 8 9 10 11 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com