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DB AurisHSD BlueJean - Duarte Semedo

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Disso e o adaptativo, já que temos TSS fazia sentido existir.

No 3G a velocidade programada do CC adaptativo é mostrada num dos displays multifunções.

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Duarte Semedo replied on 28 Jan 2016 10:19

Segundo depósito, e ainda não foi desta que alcancei a marca dos 1000 km. E pelo que percebi não vai ser fácil, talvez mais para o varão, com tempo mais quente e estradas mais secas. A chuva faz aumentar o consumo em cerca de 20%.

Neste último depósito fiz 107 km depois de ter acendido a luz de reserva e dos quais 50 km foram feitos com o ponteiro na posição que fica quando desligo o carro Tongue Tied. Acreditei na média indicada pelo o CB + o respectivo desvio (sinceramente não compreendo porque a Toyota não reduz o erro do CB) e não me deixou ficar mal.

Percorri 974,6 km e levou 42,84L de gasolina. Dá média de 4,4L/100km.

Outro comentário, é bem mais simples entrar no modo full hybrid (estágio S4) do que era com o Prius 2G. O iddle check dá para ser feito a velocidades superiores, muito fixe. Yes  Para quem não está familiarizado com estes últimos termos recomendo a leitura do seguinte tópico: http://prius-pt.com/cafe/forums/p/2750/19647.aspx#19647.

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Grandes consumos, ainda ando muito longe disso.

Preciso de umas lições, para além de ter de controlar o pé, de vez em quando a coisa descamba.

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Finalmente, e percorridos mais de 3500 km, a bateria encheu na totalidade, aliás até ficou a transbordar. E foi porque fiz um caminho diferente do habitual, decidi fazer a estrada entre Malveira da Serra e a Lagoa Azul (zona da Penha Longa, Cascais). Esse caminho tem um descida com algum comprimento e com um declive muito pronunciado. Como ia no modo PWR, esqueci-me que neste modo ele tenta manter a carga da bateria com SoC de 60%, ou seja cheguei ao início da descida já com a bateria a 1/2 carga. Se fosse no modo normal muito provavelmente o SoC devia ir abaixo dos 55% e se calhar a bateria não tinha enchido totalmente. Como raramente faço aquela estrada esqueci-me que havia aquela descida.

 

Esta semana descobri que no mostrador central é possível ver em simultâneo o consumo instantâneo e 2 consumos médios. Não encontro nenhuma informação sobre isso no maunal. Os consumos médios são: desde último abastecimento e desde que fiz reset ao consumo. O consumo instantâneo quando apresentado em forma de barra tem 2 traços fixos, com as marcas dos 5 e 10L, e tem outro que descobri agora que é móvel para indicar a média desde que foi feito o reset à mesma. Como já não fazia reset à média há bastante tempo o traço já não se movia, e estava fixo na zona dos 4L. Perguntava-me várias vezes o que indicava aquele traço, e até estava convencido que era a média homolgada para o carro. Foi quando depois de abastecer resolvi fazer reset a essa média e comecei a ver o traço a mover-se... fez-se luz.

Por falar em médias, acho que já descobri um dos factores porque a média é superior à que fazia com o Prius, agora só preciso fazer uma viagem grande em auto-estrada para comprovar isso. A diferença está na diferente medida dos pneus. No percurso casa-trabalho o Auris indica que são 49,9 km percorridos, e se não me falha a memória, o Prius para o mesmo percurso indicava 50,4 km (se não me falha a memória). Ora isto é uma diferença de 1%. Isto quer dizer que para o mesmo percurso real, mesmo que o consumo de combustível seja igual, como o que se usa para calcular as médias é a distância indicada pelo carro temos consumos médios diferentes. Um exemplo, se o Prius e o Auris percorrem o mesmo percurso e os 2 gastarem 40L o consumo indicado pelo Auris é 1% maior. Considerando um percurso de 1000km no Prius, no Auris indica 990 km (acho a diferença muito grande), mas considerando estes valores, no Prius teira uma média de 4,0L/100km e no Auris a média seria 4,04L/100km.

No Prius por cada 100 km percorridos na auto-estrada (olhando para as tabeletas na berma da estrada) no odometro marcava 100,3 km. No Auris ainda não verifiquei qual é a diferença.

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Duarte Semedo:
Isto quer dizer que para o mesmo percurso real, mesmo que o consumo de combustível seja igual, como o que se usa para calcular as médias é a distância indicada pelo carro temos consumos médios diferentes. Um exemplo, se o Prius e o Auris percorrem o mesmo percurso e os 2 gastarem 40L o consumo indicado pelo Auris é 1% maior. Considerando um percurso de 1000km no Prius, no Auris indica 990 km

Andas a fumar muito diesel não andas? Tens de tomar a medicação a horas Duarte... Devil

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Admito que sou forçado a respirar muito diesel, mas não percebo qual é o vosso espanto, eu até tinha feito uns cálculos quando comecei a pensar trocar a medida dos pneus do Prius, e a diferença ainda era maior.

No Prius 2G ao trocar os pneus de origem (195/55R16) por uma medida mais economica (205/55R16) a diferença é de +1,77%. Comparando o perimetro dos pneus temos 195,1cm e 198,5cm respectivamente. Como o computador do carro para calcular a distância percorrida conta o número de voltas dos pneus (mais concretamente do eixo da transmissão)... é uma questão de fazer contas. O que quer dizer que para a mesma distância (real) percorrida o número de rotações vai ser inferior. Fazendo as contas, se com os 195 media 100km, com os 205 vai medir apenas 98,26 km!!!

Com os pneus originais para percorrer 100km dá 51.265,9 voltas, enquanto que com os de 205 só terá que dar 50.373,5 voltas. Dividindo um valor pelo outro dá chega-se aos 98,26 km. Outra consequência é que o erro da velocidade indicada no velocimetro diminui.

E já agora, porque motivo no 2G convinha fazer reset a um parametro (calibração?) quando se colocavam pneus novos? Teria a ver com diferença do perímetro entro o pneu gasto e o novo?! Confused

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Duarte Semedo:
E já agora, porque motivo no 2G convinha fazer reset a um parametro (calibração?) quando se colocavam pneus novos?

 

Tem a ver com o GPS, que além do sinal que recebe, também se guia pela velocidade que se vai, para não se "perder" quando se passa por túneis, por exemplo Wink

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O caminho de ida casa-trabalho é sempre o mesmo, e a distância indicada pelo CB do carro é sistemática 49,9km. Acredito que com o passar do tempo, à medida que o pneu vá tendo mais desgaste, este valor se altere. Estive a fazer uns cálculos, e para um desgaste de 4mm prevejo que o valor indicado pelo CB para o mesmo percurso passe a ser 50,5km.

Quando comprei o Prius não me lembrei deste pormenor, o valor que tenho na memória é mais recente, e estamos a falar de pneus com mais de 80.000 km percorridos, mas tendo em conta os cálculos que fiz, muito provavelmente quando os pneus tinham mais rasto a distância percorrida também devia andar nos 49,9 km. Wink

Fiz os cálculos do diâmetro dos pneus numa folha de Excel, mas há páginas na net para fazer o mesmo tipo de cálculos. Uma dessas páginas é: http://www.tyresizecalculator.com/tyre-wheel-calculators/tire-size-calculator-tire-dimensions. Nesta página até é possível comparar o tamanho de vários pneus. Para as diferenças entre o pneu novo e gasto, alterei o diâmetro do pneu no Excel. Perimetro = diâmetro x PI

225/45R17 => diâmetro 63,43cm

Considerando um desgaste de 4mm o diâmetro passa para 62,63cm (diferença de -1,26%)

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Admiro este pessoal dos numeros Smile Enobrece este Forum.

PS:pior que voces só os americanos da NASA Big Smile

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